Grêmio x Vitória: Mesmo no frio de Porto Alegre, jogo da 18ª rodada do Brasileirão promete ser quente
Jogo acontece no domingo, às 19 horas, na Arena do Grêmio
Em situações completamente diferentes na tabela, Grêmio e Vitória se enfrentam neste domingo, dia 12 de agosto, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018. O Grêmio joga para se manter no G-4, mas tende a utilizar time reserva. Já o Vitória está a apenas 1 ponto do Z-4 e busca conquistar sua segunda vitória fora de casa antes do primeiro turno terminar. O confronto acontece em pleno inverno gaúcho. No momento em que este artigo é redigido, faz 9°C em Porto Alegre. Será que a temperatura — que não alcança os dois dígitos nos termômetros — irá espantar os baianos?
Grêmio joga o Brasileirão, mas de olho na Copa do Brasil
É indiscutível que o Grêmio seja atualmente um dos melhores times do país. Sob a batuta de Renato Portaluppi, o Tricolor Gaúcho conquistou a Copa do Brasil em 2016 e a Copa Libertadores da América em 2017. Hoje ocupa a 4ª colocação no Campeonato Brasileiro 2018. Porém, isso não significa vencer todos os jogos contra equipes enfraquecidas. Pelo contrário. Uma das grandes qualidades do treinador é saber quando preservar seu time titular e empregar os reservas, que nem de longe é tão competitivo. E é provável que faça isso no duelo contra o Vitória.
Atualmente, o Grêmio prioriza a Copa do Brasil, onde enfrenta o Flamengo nas quartas de final. O jogo de ida aconteceu em Porto Alegre e resultou em um amargo empate por 1 a 1. Agora, o Tricolor precisa ganhar fora de casa para avançar no mata-mata, e o confronto decisivo acontece três dias após o jogo contra o Vitória. Em outras palavras, o time irá a campo na 18ª rodada do Brasileirão com a cabeça já no próximo jogo contra o Flamengo.
O Grêmio perdeu apenas três jogos no Brasileirão até agora, um deles justamente com time misto. Apesar disso, o aproveitamento dos reservas na competição é de 44,4%, não muito inferior à média geral do time, de 58,8%. Foram três jogos: derrota por 2 a 1 diante do Botafogo fora de casa na 3ª rodada, empate por 1 a 1 com a Chapecoense fora de casa na 16ª rodada e vitória por 2 a 0 em casa contra o Flamengo na 17ª rodada.
De modo geral, a maior força do Tricolor está em sua defesa. É de longe a melhor da competição, com apenas 8 gols sofridos em 17 jogos — média de menos de meio gol por jogo. Essa média dobra em jogos com time misto, porém a vitória da última rodada demonstra uma boa melhora, tanto no setor defensivo quanto no ofensivo.
Vitória goleado nos últimos três jogos fora de casa
O Vitória está em uma posição bem desconfortável. Com apenas 19 pontos conquistados, obteve 5 vitórias, 4 empates e 8 derrotas, o que o deixa na 14ª posição na tabela. Se à primeira vista já parece ruim, saiba que a realidade é ainda pior se considerarmos os jogos a serem disputados pelos adversários diretos. Com 18 pontos e ocupando a 16ª posição, o Bahia tem um jogo a menos. O mesmo vale para o Atlético-PR, vice-lanterna da competição com 14 pontos. O caso do Vasco é ainda mais extremo. Empatado em pontos com o Vitória e atualmente em 13º lugar na tabela, o Gigante da Colina tem dois jogos a menos. Caso vença os dois pode até encostar no G-6. Está difícil para o Vitória se manter fora da zona de rebaixamento.
O calcanhar de Aquiles do Leão da Barra é sua defesa, de longe a pior do campeonato. Em 17 partidas disputadas, já foram 32 gols sofridos. São 7 gols a mais do que o Vasco e o Atlético-MG, que dividem o segundo lugar em defesa mais falha, com 25 gols sofridos cada. Quando joga em casa, o Vitória tem conseguido se garantir, tendo sofrido apenas 1 gol nos últimos três jogos no Barradão. Quando joga como visitante, no entanto, a diferença é brutal. Em seu último compromisso fora de casa, sofreu uma goleada por 4 a 0 diante do Atlético-PR. Antes disso, perdeu por 4 a 1 no clássico contra o Bahia. E na 11ª rodada a derrota diante do São Paulo foi por 3 a 0.
A sequência de vexames do Vitória fora de seus domínios culminou na demissão do técnico Vágner Mancini. Quem assumiu o comando interino foi João Burse, treinador do time Sub-23. Burse estreou com um empate em casa contra o Cruzeiro, e tem agora seu primeiro compromisso como visitante.
Neste domingo, o Vitória encara o Grêmio e a massa de ar polar que se instaurou no Rio Grande do Sul. Brincadeiras à parte, o frio não deve ser um fator determinante para o duelo. Em 2016, o confronto entre os dois times aconteceu na mesma época do ano e o Leão voltou a Salvador levando na bagagem a vitória por 2 a 1. Mesmo assim, fique atento aos primeiros minutos de jogo, quando os jogadores ainda não estão completamente aquecidos e os pés gelados reclamam dentro das chuteiras, mais propensos a cometerem erros.
Palpite
Apesar do provável uso de time reserva, o Grêmio deve fazer valer o mando de campo, anotar pelo menos dois gols no Vitória e dormir à frente do Internacional na tabela do Brasileirão — o arquirrival hoje está na 3ª colocação, com dois pontos a mais do que o Tricolor, e só joga na segunda-feira. Isso daria algum alento à torcida após a recente derrota na Libertadores.
Jogos da 18ª rodada do Brasileirão 2018
Sábado, 11 de agosto
- 16:00 – Ceará x Atlético-PR
- 19:00 – Bahia x América-MG
Domingo, 12 de agosto
- 11:00 – Atlético-MG x Santos
- 11:00 – Paraná x Botafogo
- 16:00 – Chapecoense x Corinthians
- 16:00 – Flamengo x Cruzeiro
- 16:00 – Sport x São Paulo
- 16:00 – Palmeiras x Vasco
- 19:00 – Grêmio x Vitória
Segunda-feira, 13 de agosto
- 20:00 – Fluminense x Internacional
Classificação atual do Brasileirão 2018
- São Paulo – 35 pontos – Libertadores
- Flamengo – 34 pontos – Libertadores
- Internacional – 32 pontos – Libertadores
- Grêmio – 30 pontos – Libertadores
- Atlético-MG – 27 pontos – Pré-Libertadores
- Palmeiras – 27 pontos – Pré-Libertadores
- Corinthians – 26 pontos – Sul-Americana
- Cruzeiro – 25 pontos – Sul-Americana
- Fluminense – 22 pontos – Sul-Americana
- América-MG – 21 pontos – Sul-Americana
- Botafogo – 21 pontos – Sul-Americana
- Sport – 20 pontos – Sul-Americana
- Vasco – 19 pontos
- Vitória – 19 pontos
- Santos – 18 pontos
- Bahia – 18 pontos
- Chapecoense – 18 pontos – Rebaixamento
- Ceará – 15 pontos – Rebaixamento
- Atlético-PR – 14 pontos – Rebaixamento
- Paraná – 13 pontos – Rebaixamento