Mesmo com jejum de vitórias, Cruzeiro é favorito para jogo com o Paraná em Curitiba
Time da casa é o vice-lanterna do Campeonato Brasileiro com cinco pontos
Apontado como um dos principais times do nosso futebol, o Cruzeiro vai fechar o Campeonato Brasileiro, antes da parada para a Copa do Mundo, encarando o Paraná na Vila Capanema, em Curitiba, pela 12ª rodada. A bola rola na noite desta quarta-feira (13), às 19h30 (horário de Brasília). A Raposa ocupa a 9ª colocação da tabela, com 17 pontos, e mesmo longe de Minas Gerais, tem totais condições de voltar com a vitória na bagagem. Vice-lanterna da competição, o Tricolor da Vila tem apenas 5 pontos conseguidos com 2 vitórias e 3 empates.
Cruzeiro sonha alto
O técnico Mano Menezes sabe que caso não conquiste os três pontos logo mais, terá que trabalhar com o fato de ir para a intertemporada sem ter vencido os últimos três jogos do Nacional. O Cruzeiro vem de um revés para a Chapecoense, por 2 a 0, em Santa Catarina, e um empate em Minas, de 1 a 1, com o Vasco da Gama, que trocava de treinador na época do duelo. Mas, o torcedor não precisa se preocupar tanto, já que antes do jejum, o time tinha conquistado 7 vitórias e 1 empate.
Outro exemplo da qualidade da formação celeste é que ela se classificou em primeiro lugar no grupo da Libertadores da América, além de estar viva na Copa do Brasil. Todo mundo passa por este tipo de situação em competições de longa duração. Parar por um mês vai servir para a comissão técnica recuperar alguns atletas desgastados fisicamente. Derrotando os paranistas, e alguns concorrentes diretos perdendo, os cruzeirenses podem se aproximar ainda mais do sonhado G-4.
Vida difícil do Paraná na Série A
Depois de ficar 9 anos longe da elite do futebol brasileiro, o Paraná está com muita dificuldade para deixar o Z-4. Os sulistas até chegaram a engatar duas vitórias seguidas diante de seus torcedores, contra Fluminense (2 a 1) e Bahia (1 a 0), respectivamente, no entanto, a reação foi freada com a derrota de 2 a 0 para o Flamengo no Maracanã, no domingo passado.
O treinador é o Rogério Micale, medalhista de ouro com a Seleção Brasileira nas Olimpíadas do Rio, em 2016. Depois do fracasso no Atlético Mineiro em 2017, o time curitibano é o maior desafio que este profissional encarou em sua carreira a nível de clubes. É natural que ele tenha algum tipo de dificuldade. Ao poucos, Micale, contratado em fevereiro deste ano, vai repassando as suas ideias ao elenco. Não creio que o Paraná, mesmo dentro de casa, possa vencer o Cruzeiro. Ainda é cedo para isto.
Retrospecto de Paraná x Cruzeiro
A história mostra que no passado, em 23 encontros, estes dois clubes alternaram entre vitórias e derrotas. O Paraná teve 8 sucessos, contra 10 do Paraná, enquanto que empates foram 5. O duelo mais recente foi disputado em 2007, pelo Brasileirão. No primeiro turno, em Belo Horizonte, vitória emocionante dos visitantes por 4 a 3. No returno, em Curitiba, empate de 2 a 2.
Prováveis escalações
No Cruzeiro, o lateral-esquerdo Egídio não poderá estar em campo por conta de uma entorse sofrida no tornozelo esquerdo. O meia Thiago Neves seguia como dúvida no momento em que este texto era escrito. Ele se recupera de um edema na panturrilha direita. Já o outro lateral, Edilson vai cumprir suspensão automática em virtude do terceiro cartão amarelo. A princípio, o Paraná não vai ter grandes problemas de lesão para escalar a equipe.
Paraná: Thiago Rodrigues; Júnior, Cleber Reis (ou Neris), Rayan, Igor; Leandro Vilela (ou Jhonny Lucas), Torito, Caio Henrique (ou Carlos Eduardo); Silvinho, Carlos e Thiago Santos.
Cruzeiro: Fábio; Lucas Romero, Dedé, Léo e Marcelo Hermes; Henrique e Lucas Silva; Bruno Silva (ou Thiago Neves), Robinho e Rafael Sobis; Sassá.
Palpite
O meu palpite para este encontro vai ser a vitória do Cruzeiro, como eu disse anteriormente. Tirando o fato de os mineiros terem uma qualidade técnica bem superior que o adversário, a defesa, liderada por Dedé, só levou 6 gols em todo o campeonato até agora, estando entre as melhores. Os paranaenses, por sua vez, só têm 2 gols marcados dentro de casa. A Raposa, mesmo com 6 gols anotados no geral, tem condições de tirar um “coelho da cartola”, entendeu?
Jogos da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018
Terça-feira, 12 de junho
- 21:30 – São Paulo 3 x 0 Vitória
Quarta-feira, 13 de junho
- 16:00 – América Mineiro x Chapecoense – Palpite: América Mineiro vence por 2 a 0
- 19:00 – Fluminense x Santos – Palpite: Fluminense vence por 3 a 2
- 19:30 – Paraná x Cruzeiro – Palpite: Cruzeiro vence por 1 a 0
- 19:30 – Sport x Grêmio – Palpite: Grêmio vence por 1 a 0
- 21:00 – Botafogo x Atlético Paranaense – Palpite: Botafogo vence por 2 a 0
- 21:00 – Palmeiras x Flamengo – Palpite: Palmeiras vence por 2 a 1
- 21:45 – Atlético Mineiro x Ceará – Palpite: Atlético Mineiro vence por 3 a 1
- 21:45 – Bahia x Corinthians – Palpite: Corinthians vence por 1 a 0
- 21:45 – Internacional x Vasco – Palpite: Empate de 1 a 1
Classificação do Campeonato Brasileiro 2018
- 1º Flamengo, 26 – Libertadores
- 2º São Paulo, 23 – Libertadores
- 3º Atlético Mineiro, 20 – Libertadores
- 4º Grêmio, 19 – Libertadores
- 5º Internacional, 19 – Pré-Libertadores
- 6º Palmeiras, 18 – Pré-Libertadores
- 7º Sport, 18 – Sul-Americana
- 8º Cruzeiro, 17 – Sul-Americana
- 9º Corinthians, 16 – Sul-Americana
- 10º Vasco, 15 – Sul-Americana
- 11º Fluminense, 14 – Sul-Americana
- 12º Botafogo, 14 – Sul-Americana
- 13º América Mineiro, 13
- 14º Chapecoense, 13
- 15º Vitória, 12
- 16º Santos, 10
- 17º Atlético Paranaense, 9 –Série B
- 18º Bahia, 9 – Série B
- 19º Paraná, 9 – Série B
- 20ª Paraná, 5 – Série B