Pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians recebe o Atlético-MG mirando o G-6
Com desfalques e na ressaca da eliminação na Copa Libertadores, o Corinthians fecha o primeiro dia da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro recebendo o Atlético-MG e precisando dos 3 pontos para chegar perto do G-6. Só falta combinar com o Galo que tentará fazer as pazes com a vitória no Itaquerão.
Com campanhas irregulares e pouquíssimas (para não dizer “nenhuma”) chances de título, Corinthians e Atlético-MG fazem na noite deste sábado, a partir das 21 horas no Itaquerão, um confronto direto na luta por uma vaga no G-6 e – quem sabe? – o direito de sonhar com o G-4. Separados por 5 pontos na tabela de classificação – o Galo é o 6º colocado com 34 pontos e o Timão ocupa a 8ª posição, com 29 – o duelo de hoje é, de certa forma, decisivo para mineiros e paulistas.
O triunfo – como não poderia deixar de ser – manterá os visitantes por mais uma rodada dentro do G-6. Para os donos da casa, significará um alento após a eliminação na Libertadores diante do Colo-Colo – com direito a baile de Valdívia – e poderá dar um norte para orientar o Timão que ainda pode chegar à final da Copa do Brasil – basta superar o Flamengo.
Desfalcado e com ressaca
Como se já não bastassem as limitações de seu elenco que perdeu nomes importantes como Jô, Maycon, Rodriguinho, Sidcley, Balbuena e Guilherme Arana – além, é claro, do técnico Fábio Carille –, o Corinthians chegará para o duelo contra o Atlético-MG na ressaca da eliminação da Libertadores, precisando dar uma resposta em campo à sua torcida – que pressiona pedindo a saída do técnico Osmar Loss – e com desfalques importantes.
A campanha do Corinthians não empolga. Foram 8 vitórias, 5 empates e 8 derrotas com 23 gols marcados e 17 sofridos. A festejada “solidez defensiva” que marcou o alvinegro sob o comando de Mano Menezes, Tite e, principalmente, Fábio Carille, não existe mais.
Precisando fazer gols, o Timão irá à campo sem Clayson, Fagner e Douglas, todos suspensos. O lateral-direito se apresentaria à Seleção Brasileira em seguida, mas uma lesão na coxa o mandou direto para o departamento médico e para fora da lista de Tite. O jovem Mantuan deverá ter uma nova sequência de jogos como titular. O caso de Clayson é outro: o atacante pegou um gancho de dois jogos por ter atirado água em uma torcedora rival no jogo contra a Chapecoense (derrota do Timão por 2 a 1). Renê Júnior, recuperando-se de cirurgia no joelho esquerdo só volta a jogar em 2019 enquanto que o recém-chegado Díaz segue aprimorando o condicionamento físico e não tem data para estrear com a camisa corintiana. Pedro Henrique substituído ainda no primeiro tempo do jogo contra o Colo-Colo, é dúvida e será avaliado antes do início do jogo.
Possível escalação do Corinthians
Com tantos problemas, Osmar Loss deverá repetir o esquema usando Roger como referência no ataque numa tentativa de, pelo menos, segurar um pouco a bola no campo ofensivo – o que funcionou em momentos muito pontuais durante o jogo da última quarta-feira. Sendo assim, o mais provável é que o Corinthians vá à campo com:
Cássio; Mantuan, Henrique, Léo Santos (Pedro Henrique) e Danilo Avelar; Ralf e Ángelo Araos (Gabriel); Pedrinho, Jadson e Romero; Roger.
O Galo vai mudar para tentar vencer
Com uma campanha um pouco melhor que a do Corinthians – mas também longe de ser brilhante –, o Atlético-MG acumulou até aqui 10 vitórias, 4 empates e 7 derrotas. O aproveitamento de 54% dos pontos mantém o time de Thiago Larghi no G-6, mas a derrota na 21ª rodada para o Vitória, colocou Cruzeiro e Corinthians de volta na luta por uma vaga no grupo que se classifica para a Libertadores 2019. Daí o duelo de hoje ser tratado como “confronto direto”.
Para reencontrar o caminho das vitórias, Larghi promoverá mudanças no time que entra em campo esta noite no Itaquerão.
Com a semana livre de compromissos, o professor sinalizou que contará com Adílson e Luan de volta ao time de titulares no encerramento dos trabalhos táticos ontem, dia 31. Na última atividade com bola da equipe, os titulares Leonardo Silva, Adilson e Yimmi Chará foram poupados e fizeram trabalhos apenas na academia da Cidade do Galo. Nenhum dos três, entretanto, é dúvida para o jogo. Ricardo Oliveira, atacante que costuma dar trabalho ao Timão, também está confirmado.
No papel, o Atlético-MG chega mais forte para o jogo de hoje. Mas, no papel também era favorito para superar o Vitória e deu no que deu.
Possível escalação do Atlético-MG
Ansioso para ver Adilson e José Welison atuando juntos – o que, segundo Thiago Larghi, “tem tudo para dar certo” – o Galo deverá ir à campo com a seguinte equipe:
Victor; Emerson, Léo Silva, Maidana e Fábio Santos; Adilson e Zé Welison; Cazares, Luan e Chará; Ricardo Oliveira.
Palpite para Corinthians x Atlético-MG
Mesmo em uma fase de “baixa”, o Corinthians segue como um adversário indigesto, ainda mais jogando em casa. Conquistou 19 de 30 pontos possíveis nos últimos 10 jogos como mandante. O Galo, por sua vez, como visitante conquistou 11 de 30 pontos possíveis nos últimos 10 jogos fora de casa.
Sua grande chance é conseguir sair na frente do Corinthians. Em 21 jogos do Brasileirão 2018, os donos da casa sofreram o primeiro gol em 8 jogos e conseguiram apenas uma virada no placar. Mas, como pau que bate em Chico também bate em Francisco, o Atlético-MG saiu em desvantagem em 11 dos 21 jogos até aqui e conseguiu a virada em apenas 3 deles.
É seguro acreditar que por conta de todas as circunstâncias que cercam este momento do Timão, os donos da casa tem maiores possibilidades de conquistarem os 3 pontos – jogam pela manutenção do técnico, para dar uma resposta à torcida e para ganharem confiança para as semifinais da Copa do Brasil. Mas não será surpresa se o Atlético-MG arrancar um valioso empate no Itaquerão.
JOGOS E PALPITES PARA A 22ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE A 2018
SÁBADO, 1º DE SETEMBRO
- 16:00 – Vitória x América-MG – Palpite: América-MG
- 16:00 – Grêmio x Botafogo – Palpite: Grêmio
- 19:00 – Vasco x Santos – Palpite: Empate
- 21:00 – Corinthians x Atlético-MG – Palpite: Corinthians
DOMINGO, 2 DE SETEMBRO
- 11:00 – Flamengo x Ceará – Palpite: Flamengo
- 16:00 – Atlético-PR x Bahia – Palpite: empate
- 16:00 – Sport x Paraná – Palpite: Sport
- 16:00 – São Paulo x Fluminense – Palpite: São Paulo
- 19:00 – Cruzeiro x Internacional – Palpite: Inter
- 19:00 – Chapecoense x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2018
- São Paulo, 45 – Libertadores
- Internacional, 42 – Libertadores
- Flamengo, 41 – Libertadores
- Palmeiras, 37 – Libertadores
- Grêmio, 37 – Pré-Libertadores
- Atlético-MG, 34 – Pré-Libertadores
- Cruzeiro, 30 – Copa Sul-Americana
- Corinthians, 29 – Copa Sul-Americana
- América-MG, 26 – Copa Sul-Americana
- Fluminense, 26 – Copa Sul-Americana
- Bahia, 25 – Copa Sul-Americana
- Botafogo, 25 – Copa Sul-Americana
- Atlético-PR, 24
- Santos, 24
- Vasco, 24
- Vitória, 22
- Chapecoense, 21 – Série B
- Sport, 20 – Série B
- Ceará, 17 – Série B
- Paraná Clube, 15 – Série B