Robinho acerta transferência para o Sivasspor
Reforço de fazer inveja a Besiktas, a Fenerbahçe, a Galatasaray e a Basaksehir!
Robinho estava na mira do São Paulo, mas o Tricolor desistiu do negócio por dois motivos: seu longo laço de identificação com o Santos e o fato dele ter sido condenado em primeira instância por abuso sexual na Itália. Após mais de 50 dias de férias, o Rei das Pedaladas definiu seu futuro: o modesto Sivasspor. Sem dúvida é uma notícia e tanto para esta modesta agremiação turca!
A negociação
Com Robinho, Fred e outros craques, esperava-se muito do Atlético-MG em 2017. Apesar de conquistar o Estadual de Minas Gerais, troféus mais importantes, compatíveis ao investimento no plantel da temporada passada não vieram. Quando o Campeonato Brasileiro acabou, pairou o suspense sobre os jogadores do Galo. Ídolos, como Fred e Marcos Rocha acabaram negociados.
Sobre Robinho, pouco se falou. Parece que tanto os mineiros, como os representantes do atleta, aceitaram passivamente o fim do vínculo. A não renovação do contrato parecia boa para ambos.
O São Paulo, que busca um grande atacante, chegou a se interessar pelo artilheiro. Os cartolas ponderaram, porém, que além de um investimento ousado, o futebolista já tem uma forte identificação com o Santos. Qualquer erro que viesse a ser cometido, não teria perdão pela torcida. Fora isso, há um problema judicial na Itália, onde o ex-santista se defende de violência sexual. Ele foi condenado em primeira instância e está recorrendo da pena. Dependendo de onde esteja, poderá ser extraditado, caso a condenação se confirme.
No Sivasspor, o melhor da Copa América de 2007 poderá reencontrar a paz e o seu futebol. Sem pressão, se exibirá num time sem grandes pretensões, numa liga que não faz parte do primeiro escalão europeu.
O Sivasspor
O Sivasspor é um pequeno clube da Turquia. Sua sede é na cidade de Siva, que fica no centro do país. No município habitam 430 mil pessoas.
Atualmente em oitavo lugar da Süper Lig, os alvirrubros só foram campeões uma única vez. O título foi o da segunda divisão de 2004/05. Na elite, o máximo que conseguiu foi o vice-campeonato de 2008/09.
Robinho se junta a outro brazuca. Trata-se de Auremir, que começou a carreira no Náutico e que teve passagens por Paraná, Fortaleza, Sampaio Corrêa, Botafogo-PB, Vasco da Gama e Guarani.
Histórico de Robinho
Robinho foi descoberto jogando futsal em São Vicente e o Santos o trouxe para a Vila Belmiro, em 1995. No ano seguinte, ele passou num teste para o infantil do futebol de campo. Na base do Peixe ficou até 2002, quando se profissionalizou. Ele defendeu o Alvinegro Praiano até 2005, ano em que se transferiu para o Real Madrid.
Pelo clube espanhol o craque jogou até 2008, quando foi contratado pelo Manchester City. Em 2010, os ingleses o emprestaram ao Santos até o venderem para o Milan.
O atacante viveu na Itália até 2014, quando novamente foi emprestado ao Santos até 2015.
No mesmo ano, aceitou a proposta milionária do Cantão Evergrande, da China.
Em 2016, retornou da Ásia para o Atlético-MG e honrou as cores do Galo até o fim do seu contrato, em 31 de dezembro último.
Após mais de um mês de negociações sigilosas, o Sivasspor anunciou seu mais famoso reforço.
É bom lembrar que o talentoso tupiniquim também defendeu a seleção brasileira sub-23 e o escrete principal, pela qual marcou 30 gols em 102 partidas.
Os títulos de Robinho
- Campeonato Brasileiro: 2002 e 2004.
- Campeonato Espanhol: 2006/07 e 2007/08.
- Campeonato Italiano: 2010/11.
- Campeonato Chinês:
- Copa do Brasil:
- Campeonato Paulista: 2010 e 2015.
- Campeonato Mineiro:
- Supercopa Espanhola:
- Supercopa Italiana:
- Copa América:
- Copa das Confederações: 2005 e 2009.