Sem Rodriguinho, Corinthians recebe o embalado Cruzeiro no Itaquerão
Mineiros venceram os dois jogos após a pausa para a Copa do Mundo, enquanto o Timão vem de derrota no clássico contra o São Paulo
Nesta quarta-feira (25), às 21:45 (horário de Brasília), o Corinthians recebe o Cruzeiro em Itaquera para partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Timão vem de derrota no clássico contra o São Paulo, ocupa a oitava posição na tabela de classificação, e terá que se reinventar após a saída do meia Rodriguinho. O Cruzeiro, por sua vez, levou a melhor sobre o Atlético-PR, e agora que chegou ao G-4 precisa seguir pontuando, sob risco de ser superado por Atlético Mineiro, Grêmio e Palmeiras, que aparecem logo atrás.
Confira nossos prognósticos para este clássico envolvendo dois dos clubes mais vitoriosos do futebol brasileiro nos últimos anos.
Corinthians tenta dar a volta por cima sem Rodriguinho
Como se não bastasse a derrota no clássico contra o São Paulo, o quinto tropeço do time nas últimas seis rodadas, o Corinthians sofreu um baque com o anúncio da saída do meia Rodriguinho, que aceitou uma proposta do Pyramids, do Egito, e não defenderá mais a camisa do clube. O jogador era o grande destaque desta temporada, liderando as estatísticas do elenco tanto em número de gols marcados (11), quanto em assistências (sete). O técnico Osmar Loss ficará, ao mesmo tempo, sem seu articulador mais efetivo e seu melhor finalizador.
A perda de Rodriguinho foi a quarta desde que Loss assumiu, em maio. A espinha dorsal do time campeão paulista, que além do meia tinha o zagueiro Balbuena e o volante Maycon, ficou no passado. O lateral-esquerdo Sidcley também saiu, mas a diretoria foi rápida na reposição ao contratar Danilo Avelar. Para quarta-feira, a equipe não terá o zagueiro Pedro Henrique, com tendinite na coxa esquerda, e o volante Renê Júnior, que rompeu os ligamentos do joelho e não joga mais esse ano.
Diante deste cenário pouco animador, o Timão tenta retomar o protagonismo do campeonato, e para isso será fundamental vencer o Cruzeiro diante de sua torcida.
O comandante já sabe o que é preciso fazer para atingir o objetivo: “Tem que se adaptar, tem que se reinventar. Reinventar a equipe, as nossas ideias, sem ferir muito aquilo que colocamos como padrão.”, vaticinou.
Cruzeiro mostra evolução após intertemporada
O Cruzeiro tem demonstrado nas últimas partidas que soube aproveitar a paralização do campeonato durante a Copa do Mundo. Apesar de ter garantido a classificação, a equipe comandada por Mano Menezes não se saiu tão bem no empate em 1×1 com o Bahia pela Copa do Brasil, mas em seus compromissos pelo Brasileirão, contra o América-MG e o Atlético-PR, foi não apenas um time bem organizado taticamente, mas também forte na parte mental, e conseguiu somar os seis pontos depois de sair duas vezes atrás no placar. Com estes resultados, a Raposa disparou na tabela de classificação, e começa a despontar como postulante ao título.
“A parada para a Copa remetia a uma necessidade de descansar os jogadores e depois trabalhar mais duro, mais pesado. O trabalho mais pesado, necessário para o futuro, sempre produz benefícios e alguns momentos que tem de esperar para o jogador render bem.”, disse Mano após a vitória sobre o Furacão.
Sem nenhum jogador negociado no último mês, e com o plantel reforçado pela contratação do artilheiro Barcos, que deixou a sua marca na estreia, o time mineiro chega com força máxima para buscar mais três pontos e aprofundar a crise no Parque São Jorge.
Retrospecto de Corinthians x Cruzeiro
O Cruzeiro nunca venceu o Corinthians no Itaquerão. Os donos da casa levaram a melhor em três dos quatro jogos disputados na arena, e o outro terminou empatado. O time paulista também leva vantagem no histórico de confrontos, com 37 vitórias, contra 26 dos mineiros e 21 empates.
As duas equipes decidiram o Brasileirão de 1998, e a taça foi para o Parque São Jorge. No entanto, o Cruzeiro já despachou o Corinthians em três edições da Copa do Brasil (1996, 1998 e 2016), enquanto o Timão só superou a Raposa em duas (1991 e 2002).
Paulistas e mineiros disputaram dois amistosos durante a paralisação do campeonato para a Copa do Mundo. O primeiro foi no Mineirão, e o Corinthians venceu por 2×0. Em Itaquera, os times empataram em 2×2.
Últimos jogos:
- 11/07/2018 – Corinthians 2×2 Cruzeiro
- 04/07/2018 – Cruzeiro 0x2 Corinthians
- 01/10/2017 – Cruzeiro 1×1 Corinthians
- 14/07/2017 – Corinthians 1×0 Cruzeiro
- 11/12/2016 – Cruzeiro 3×2 Corinthians
- 19/10/2016 – Cruzeiro 4×2 Corinthians
- 28/09/2016 – Corinthians 2×1 Cruzeiro
Palpite
Vencer o Corinthians em seu caldeirão é sempre uma tarefa muito difícil, mas o Cruzeiro tem totais condições de aproveitar o momento turbulento vivido pelos paulistas para colocar mais três pontos na conta. A adaptação de Barcos não poderia ter sido melhor, e acredito que o Pirata voltará a balançar a rede na noite desta quarta-feira.
Meu palpite é que a Raposa vence pela contagem mínima.
Jogos da 15ª rodada
Quarta-feira, 25 de julho
- 19:30 – Fluminense x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
- 21:00 – Atlético-MG x Paraná – Palpite: empate
- 21:45 – Santos x Flamengo – Palpite: Flamengo
- 21:45 – Corinthians x Cruzeiro – Palpite: Cruzeiro
Quinta-feira, 26 de julho
- 19:30 – Vitória x Sport – Palpite: empate
- 19:30 – Botafogo x Chapecoense – Palpite: Botafogo
- 19:30 – Grêmio x São Paulo – Palpite: São Paulo
- 20:00 – América-MG x Internacional – Palpite: Internacional
Quarta-feira, 29 de agosto (jogos remanescentes da rodada)
- 19:30 – Atlético-PR x Vasco – Palpite: empate
- 19:30 – Ceará x Bahia – Palpite: Ceará
Classificação do Campeonato Brasileiro 2018
1º Flamengo, 30 – Libertadores
2º São Paulo, 29 – Libertadores
3º Internacional, 26 – Libertadores
4º Cruzeiro, 24 – Libertadores
5º Atlético-MG, 23 – Pré-Libertadores
6º Palmeiras, 23 – Pré-Libertadores
7º Grêmio, 23 – Copa Sul-Americana
8º Corinthians, 19 – Copa Sul-Americana
9º Vasco, 19 (um jogo a menos) – Copa Sul-Americana
10º Sport, 19 – Copa Sul-Americana
11º Fluminense, 18 – Copa Sul-Americana
12º Botafogo, 17 – Copa Sul-Americana
13º Bahia, 16
14º Chapecoense, 16
15º Santos, 15 (um jogo a menos), 15
16º Vitória, 15
17º América-MG, 14 – Zona de rebaixamento
18º Paraná, 13 – Zona de rebaixamento
19º Atlético-PR, 10 – Zona de rebaixamento
20º Ceará, 8 – Zona de rebaixamento