Tite convoca os 23 jogadores que tentarão o sonhado hexacampeonato na Copa do Mundo da Rússia
A ausência de Daniel Alves é um grande desfalque para a seleção brasileira
O Brasil está convocado. Com a exceção de Daniel Alves, que lesionou gravemente o joelho direito, os demais craques estão na lista dos 23 atletas que o professor Tite divulgou na tarde de ontem numa coletiva de imprensa na sede da Confederação Brasileira de Futebol. Confira abaixo as últimas notícias.
Os convocados
- Goleiros: Alisson (Roma), Cássio (Corinthians) e Ederson (Manchester City).
- Zagueiros: Danilo (Manchester City), Pedro Geromel (Grêmio), Filipe Luís (Atlético de Madrid), Marcelo (Real Madrid), Marquinhos (Paris Saint-Germain), Miranda (Internazionale), Fágner (Corinthians), Thiago Silva (Paris Saint-Germain).
- Meias: Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Manchester City), Fred (Shakhtar Donetsk), Paulinho (Barcelona), Philippe Coutinho (Barcelona), Renato Augusto (Beijing Guo’an) e Willian (Chelsea).
- Atacantes: Douglas Costa (Juventus), Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), Neymar (Paris Saint-Germain) e Taison (Shakhtar Donetsk).
Ausência de Daniel Alves
“Espero que vocês estejam em paz, pois eu estou bem”. Foi neste tom, numa rede social, que Daniel Alves agradeceu o carinho dos fãs e lamentou seu corte da Copa do Mundo.
O lateral do PSG sentiu fortes dores no joelho direito na final da Coupe de France, disputada contra o Les Herbiers, da terceira divisão. O craque precisou ser substituído durante a partida. Como conseguia caminhar normalmente, a lesão não parecia ser algo grave. Infelizmente, os exames mostraram o contrário.
Daniel Alves sofreu uma desinserção no ligamento cruzado anterior do joelho direito. Traduzindo: o ligamento se soltou do osso. Não houve rompimento, mas é preciso recoloca-lo no lugar. Para tal, o atleta terá que passar por uma cirurgia e sua recuperação deverá durar em torno de seis meses.
A lista reserva
O grande público só tomou conhecimento da lista de 23 atletas que Tite espera contar durante o Mundial da Rússia. Há uma segunda relação de nomes, mais completa, que abrange 35 jogadores. Por opção dela, a CBF optou por não a divulgar, porém, ela foi entregue à FIFA, conforme o regulamento da competição. Até 04 de junho, a comissão técnica pode fazer alterações nos 23 que se concentrarão em Socchi. Ou seja, se algum atleta se machucar nos treinos ou no amistoso contra a Croácia, poderá ser cortado e substituído.
O planejamento
Já em clima de Copa do Mundo, o Brasil aguarda o fim da temporada europeia dos clubes para começar a preparação em busca do hexacampeonato. Os jogadores se apresentam daqui a duas semanas e viajam para Londres para o primeiro período de treinamentos. Antes da viagem ao país de Vladimir Putin, os brasileiros encaram a Croácia, no dia 03 de junho, em Liverpool, e a Áustria, uma semana depois, em Viena.
A chegada à Rússia está prevista para 11 de junho, seis dias antes da estreia contra a Suíça, em Rostov-on-Don.
Durante todo este tempo, será permitida a presença de parentes nas proximidades da concentração. Os familiares não poderão entrar no hotel, mas poderão acolher nossos craques nas horas de folga.
Agenda da seleção brasileira
- Convocação de 35 atletas para a Copa do Mundo, em 14 de maio.
- Apresentação dos atletas, em 27 de maio.
- Concentração em Londres, em 28 de maio.
- Croácia x Brasil, em Liverpool, em 03 de junho.
- Lista final para a Copa do Mundo, com 23 atletas, em 04 de junho.
- Áustria x Brasil, em Viena, em 10 de junho.
- Chegada à Rússia, em 11 de junho.
- Brasil x Suíça, em 17 de junho, em Rostov-on-Don, na Arena Rostov.
- Brasil x Costa Rica, em 22 de junho, em São Petersburgo, no estádio Krestovsky.
- Sérvia x Brasil, em 27 de junho, na Arena Aberta, em Moscou.