Tradicionais America e Americano estão de volta à primeira divisão do Rio de Janeiro
Para enfrentar os grandes, porém, ambos terão de passar pela Seletiva
O Campeonato Estadual da segunda divisão foi duro. A competição começou em maio e reuniu vinte equipes. Os dois melhores chegaram à final e garantiram seus acessos à elite de 2019. O torcedor carioca e fluminense comemora os retornos dos tradicionais America, da capital, e Americano, de Campos dos Goytacazes. Por conta do regulamento porém, ambos terão de passar por uma fase preliminar com seis times. Apenas os dois primeiros colocados terão direito a desafiar os quatro grandes Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama. Confira abaixo as últimas notícias.
As campanhas
America e Americano se classificaram para as semifinais do primeiro turno (Taça Santos Dumont). No mata-mata, o alvinegro bateu Friburguense e Tigres para ficar com o título. O America perdeu para a representação de Duque de Caxias e foi eliminado.
No returno (Taça Corcovado), o clube de Campos novamente se classificou, mas o Diabo não passou da primeira fase. Na semifinal, o Americano foi superado pelo Audax.
As semifinais gerais reuniram os campeões dos dois turnos (Americano e Audax) e os dois participantes de melhor campanha na soma geral de pontos da primeira fase (America e Sampaio Corrêa).
O Americano desclassificou o Audax com duas vitórias por 2 a 0 e 1 a 0. Já o America foi melhor que o Sampaio Corrêa com triunfos por 3 a 0 e 2 a 1.
Finalistas, America e Americano decidem o Campeonato Estadual de 2018. O alvinegro campista jamais conquistou a segundona. Já o rubro venceu o torneio em 2009 e em 2015.
America FC
Campeão Mundial de 1962 ao vencer a International Soccer League, o America também se orgulha de ter levantado a Taça dos Campeões de 1982 e sete Campeonatos Estaduais, além de diversas taças de menor importância.
Nos últimos anos, o rubro atravessa um longo período de vacas magras e o quadro se transformou numa gangorra entre a primeira e a segunda divisões.
Americano FC
Campeão Brasileiro da Série C de 1987, o Americano se orgulha de ter conquistado seis vezes o Campeonato Estadual do antigo estado do Rio de Janeiro (1954, 1964, 1965, 1968, 1969 e 1975). O Mosqueteiro também venceu a Taça Guanabara de 2002 e a Taça Rio do mesmo ano.
Infelizmente, a instituição atravessou momentos difíceis e, desde 2006, não entra no Campeonato Brasileiro. Seu último ano na primeira divisão do estado foi 2012.
Caíram três
Se America e Americano comemoram seus acessos e Audax e Sampaio Corrêa lamentam suas falhas na reta final da Série B-1, o que dizer então de Barcelona, Santa Cruz e Carapebus? O trio amarga o descenso para a Série B-2 do ano que vem.
Bonsucesso, Friburguense, Tigres, Serra Macaense, São Gonçalo EC, CA Barra da Tijuca, Duque de Caxias, AD Itaboraí, Artsul, Gonçalense, Angra dos Reis, Olaria e Serrano permaneceram na divisão de prata do Rio de Janeiro.
Ainda não sabemos quem subirá do terceiro nível. Campos AA, Maricá e Nova Cidade já estão garantidos nas semifinais do torneio.
Americano tenta dobradinha com a Copa Rio
A Copa Rio decide seus finalistas neste meio de semana. O Americano venceu o jogo de ida contra o Audax por 1 a 0 e tenta alcançar a final.
O AD Itaboraí eliminou o Friburguense na disputa de pênaltis e já está na grande decisão.
Seletiva 2019
A primeira fase do Campeonato Estadual de 2019 começará em dezembro deste ano. Ela reunirá Goytacaz, Macaé, Nova Iguaçu e Resende FC, além de America e Americano. Após turno único entre todos, apenas os dois melhores carimbam seus passaportes para a fase principal.
Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, Bangu, Boavista, Cabofriense, Madureira, Portuguesa e Volta Redonda já confirmaram suas participações.