Vitória recebe o Vasco pela 24ª rodada para confirmar boa base no Brasileirão
Separados por dois pontos na tabela, baianos e cariocas estão entre os times que brigam contra o rebaixamento
Após acumular uma série de vexames no Brasileirão, incluindo goleadas para Bahia (4×1), Atlético Paranaense (4×0), Grêmio (4×0) e Palmeiras (3×0) e cinco jogos sem vitórias, o Vitória é outro time neste início de setembro. A trupe dirigida por Paulo Cézar Carpegiani recebe neste domingo (9 de setembro), às 19 horas, o Vasco da Gama tentando aumentar para quatro a invencibilidade de jogos no campeonato e ainda se afastar de vez da zona do rebaixamento. O que a equipe rubro-negra precisa fazer para seguir nos trilhos?
Defesa: a chave da boa fase
A resposta é simples. Jogar o que vem jogando nas últimas três partidas. É desta maneira que o Vitória, 14º colocado com 26 pontos, pode ampliar sua sequência positiva na competição e afundar o rival na classificação geral. A chave para o Leão vencer o embate que ocorre no estádio Barradão é a defesa.
Dono do pior setor defensivo do Nacional com 40 gols, o time rubro-negro viu Carpegiani dar jeito na principal dor de cabeça baiana. E o experiente técnico resolveu apostar na garotada da base para diminuir os gols tomados. Desde que Lucas Ribeiro assumiu a condição de titular, o clube melhorou de produção. É só olharmos os três jogos de invencibilidade, quando o jovem revelado pelo clube rubro-negro esteve presente, hora firmando parceria com Ramon (1×0 sobre o Atlético-MG e América-MG) ou no recente 0x0 com o Fluminense, quando precisou ser deslocado para a lateral-esquerda.
Fato é que o Vitória não toma gols há três jogos e a confiança está de volta. O objetivo agora é ter mais volume de jogo para ajudar o setor ofensivo, que anotou apenas 22 gols em 23 rodadas até aqui. Para isso, a equipe terá o retorno de seu principal goleador na temporada. Após cumprir suspensão no duelo com o Tricolor Carioca, Neilton está de volta ao ataque baiano para aumentar sua marca de 19 gols em 2018.
Vasco: ladeira abaixo
Já pelos lados da Colina, a situação começa a ficar literalmente desesperadora. O Vasco da Gama vai perdendo rendimento na parte decisiva do Brasileirão. Isso porque os cruz-maltinos vêm de três derrotas consecutivas (para América-MG, Santos e Atlético-PR) e estão na porta do rebaixamento com 24 pontos, sendo um ponto a mais que o Sport, que abre o Z-4.
Se sofrer mais um revés no Barradão e o Leão de Pernambuco fazer valer seu mando de campo contra o Cruzeiro, que jogará cheio de reservas, como adiantamos aqui, por conta do jogo contra o Palmeiras pela Copa do Brasil, o time carioca estará na zona da degola. Isso sem contar nas possibilidades de triunfos do Ceará, 18º com 23 pontos e que pega o América-MG em Belo Horizonte, e da Chapecoense, 19ª com 23 pontos e que mede forças fora de casa com o Flamengo.
Como vemos, a missão de Alberto Valentim é bastante dura. Ela ainda se torna pior com o jejum da equipe fora de São Januário. O Vasco é uma das quatro equipes (ao lado de Atlético-PR, Chapecoense e Paraná) que ainda não venceu longe de seus domínios. Além disso, foram apenas seis gols convertidos em 10 jogos atuando fora da Colina.
Palpite
Ainda é preciso algumas rodadas para apostarmos cegamente no Vitória atuando em casa. Mas ainda assim, jogando contra um adversário que ainda não venceu como visitante e que vem de três derrotas consecutivas, o triunfo do mandante é considerado ideal. É bom ficarmos de olho em Neilton, autor de quatro dos cinco gols no Brasileirão no Barradão.
Jogos da 24ª rodada do Brasileirão da Série A
Sábado, 8 de setembro
- 16:00 – Sport x Cruzeiro – Palpite: empate
- 19:00 – São Paulo x Bahia – Palpite: São Paulo
- 21:00 – Flamengo x Chapecoense – Palpite: Flamengo
Domingo, 9 de setembro
- 16:00 – América-MG x Ceará – Palpite: América-MG
- 16:00 – Fluminense x Botafogo – Palpite: Botafogo
- 16:00 – Palmeiras x Corinthians – Palpite: Palmeiras
- 16:00 – Internacional x Grêmio – Palpite: empate
- 19:00 – Paraná x Santos – Palpite: Santos
- 19:00 – Vitória x Vasco – Palpite: Vitória
Segunda-feira, 10 de setembro
- 20:00 – Atlético Mineiro x Atlético Paranaense – Palpite: Atlético-MG
Classificação do Campeonato Brasileiro 2018
- Internacional, 46 – Libertadores
- São Paulo, 46 – Libertadores
- Palmeiras, 43 – Libertadores
- Flamengo, 41 – Libertadores
- Grêmio, 41 – Pré-Libertadores
- Atlético-MG, 38 – Pré-Libertadores
- Cruzeiro, 32 – Sul-Americana
- Corinthians, 30 – Sul-Americana
- América-MG, 29 – Sul-Americana
- Santos, 28 (um jogo a menos) – Sul-Americana
- Bahia, 28 – Sul-Americana
- Fluminense, 28 – Sul-Americana
- Atlético Paranaense, 27 (um jogo a menos)
- Vitória, 26
- Botafogo, 26
- Vasco, 24 (um jogo a menos)
- Sport, 23 – Zona de rebaixamento
- Ceará, 23 – Zona de rebaixamento
- Chapecoense, 22 (um jogo a menos) – Zona de rebaixamento
- Paraná, 16 – Zona de rebaixamento