Anderson Silva tem retorno ao octógono confirmado para o UFC 237
O Ultimate confirmou oficialmente diversas lutas para o UFC 237, que acontece no dia 11 de maio, no Rio de Janeiro. Além de Rose Namajunas x Jessica Andrade pelo cinturão peso palha feminino como luta principal do show, a organização também divulgou o retorno de José Aldo, que enfrenta Alexander Volkanovski na penúltima luta de seu contrato, e a volta de Anderson Silva, que encara Jared Cannonier pelos médios. E é o próximo desafio de Spider no octógono que será o assunto do momento.
Depois de travar duelo emocionante contra Israel Adesanya, em fevereiro, Anderson volta algumas casas na busca pelo cinturão. Se diante de “Stylebender” o brasileiro tinha a chance de disputar o cinturão da categoria em caso de vitória, contra Cannonier o ex-campeão busca retornar ao top 10 da divisão no ranking oficial. Hoje, Spider figura na décima quinta colocação, enquanto Cannonier é o nono colocado.
Aos 43, Anderson Silva fará sua terceira apresentação no Rio de Janeiro atuando pelo UFC. Nas outras duas vezes, em 2011 e 2012, duas vitórias por nocaute, contra Yushin Okami e Stephan Bonnar, respectivamente. A luta com Bonnar, inclusive, representa a última vez que o brasileiro nocauteou um rival no octógono. Passaram-se quase sete anos de lá para cá.
A luta em casa talvez possa ser uma motivação para Spider. Não tem jeito, na luta contra Adesanya ficou comprovado que Anderson precisa de estímulo para lutar. Tenho certeza de que parte da sua performance no octógono foi motivada pelo rival perigoso e carregado de comparações. Cannonier não é o cara que parece tirar Spider da sua zona de conforto. Não tem nome, não é perigoso tecnicamente, não é provocador… Mas, talvez a chance de lutar dentro de casa possa inflamar o ego do ex-campeão e fazer com que ele queira dar show aos fãs.
É bom lembrar que nas últimas duas vezes que Anderson esteve escalado para lutar no Brasil os duelos acabaram cancelados. Primeiro no UFC 198, quando enfrentaria Uriah Hall, Spider teve de deixar a luta por conta de problemas de saúde. No ano seguinte, enfrentaria Kelvin Gastelum no UFC 212, mas dessa vez o americano caiu no doping e saiu da disputa.
Pra quem não conhece, Jared Cannonier é um cara que estreou no UFC como peso-pesado, sendo nocauteado por Shawn Jordan, em janeiro de 2015, depois estreou nos meio-pesados em 2016 e lutou pela primeira vez como peso-médio em novembro do ano passado, quando nocauteou David Branch e ainda faturou um prêmio de “performance da noite”. Ele tem um cartel de 11 vitórias e quatro derrotas na carreira, sendo seis triunfos por nocaute, três por finalização e dois na decisão dos juízes.
No UFC, Cannonnier tem um cartel irregular de quatro derrotas em oito lutas. Ele perdeu três das últimas cinco lutas que disputou e já foi dominado em luta de três rounds por Glover Teixeira. Tá longe de ser um grande lutador, mas ganhou um pouco de “hype” depois da estreia arrasadora nos médios. É claro que oferece perigo ao Spider, mas se o brasileiro lutar sério como fez contra Adesanya, eu acho até que ele pode nocautear o Cannonier. A questão é sempre a mesma. Qual será o Anderson Silva que veremos em ação?
Só pra dar mais alguns dados a vocês, o Anderson leva vantagem contra o Cannonier tanto na altura quanto na envergadura. Ele é oito centímetros mais alto e tem dois centímetros a mais de alcance que o americano.
Confira as lutas anunciadas até agora para o UFC 237
- Rose Namajunas x Jéssica Bate-Estaca
- José Aldo x Alexander Volkanovski
- Anderson Silva x Jared Cannonier
- Rogério Minotouro x Ryan Spann
- Bethe Correia x Irene Aldana
- Wu Yanan x Luana Dread
- Jessica-Rose Clark x Talita Bernardo
- Thiago Pitbull x Laureano Staropoli