Após queda na Libertadores, Grêmio encara o Botafogo de olho no G-6 do Brasileirão
Ainda juntando os cacos e assimilando o golpe que foi a eliminação na Libertadores após os 5 a 0 que levou do Flamengo no Maracanã, o Grêmio tem pela frente outro carioca, desta vez em sua Arena, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em jogo não só a paz com a torcida – que já começa a comprar a ideia de que o ciclo de Renato Gaúcho à frente do Imortal chegou ao fim – como também a possibilidade de entrar no G-6 e garantir uma das vagas na Copa Libertadores de 2020 (o tricolor é o sétimo colocado com 41 pontos, um ponto a menos que o Internacional, sexto colocado com 42, e três abaixo do Corinthians atuamente em quinto lugar com 44). Para isso, além de torcer por tropeços do Colorado e do Timão, o Grêmio precisará fazer a sua lição de casa e superar o instável e imprevisível Botafogo.
Grêmio (1,37) x (7,75) Botafogo
Grêmio e Botafogo se enfrentam em duelo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro na tarde deste domingo, dia 27, a partir das 16 horas, na Arena do Grêmio em Porto Alegre. Os donos da casa vem de uma série de duas derrotas seguidas pela Série A – três se colocarmos na conta, a goleada sofrida na última quarta-feira pela volta da semifinal da Libertadores contra o Flamengo. O Botafogo, por sua vez, venceu o CSA por 2 a 1 na última rodada e acabou com a série de jogos sem vitórias – derrotas para Palmeiras (1 a 0) e Vasco (2 a 1).
Antes de a bola rolar, Grêmio é favorito jogando em casa
O Grêmio apostou todas as suas fichas nas competições do tipo mata-mata em 2019 e as semifinais foram o limite para a equipe comandada por Renato Gaúcho. Primeiro, pela Copa do Brasil, o Imortal fez 2 a 0 no Athletico-PR, em casa. Mas, vacilou e levou o troco na Arena da Baixada e, na decisão por pênaltis, o Furacão avançou e, depois, terminou campeão em cima do Internacional. Pela Libertadores, após uma pequena guerra de fanfarronice com o técnico português Jorge Jesus sobre qual time jogava o melhor futebol do Brasil, Grêmio e Flamengo empataram em 1 a 1 no jogo de ida da semifinal da competição, em Porto Alegre – com o tricolor sendo muito inferior ao rubro-negro. Na volta, o passeio que o mundo viu e a imagem de um Renato Gaúcho atônito na beira do campo dizem bem o que foi o jogo da última quarta-feira.
Sem chances de título nesta temporada, o objetivo do Grêmio é garantir vaga na Libertadores de 2020 – se possível , direto na fase de grupos. Para isso precisa tirar uma diferença que hoje é de cinco pontos para o São Paulo, quarto colocado. Não é impossível.
Para isso, o time precisa recuperar a confiança e não pode sequer pensar em perder pontos para o Botafogo que briga para se manter longe do Z-4 e mais nada. No papel, o Grêmio tem mais time e joga em casa. Na prática, entretanto, se apresentará diante de uma torcida menos paciente com erros e com o desempenho de atletas como o goleiro Paulo Victor – que vem de atuações questionáveis há algum tempo – André (que deverá ceder lugar a Diego Tardelli) e Michel (que entrou para compensar as ausências de Jean Pyerre e Luan mas não agrada).
É um jogo tenso e se o gol custar a sair, os ventos da vitória podem soprar para os lados do time visitante.
Instável, Botafogo é o azarão
Ocupando a 13ª posição do Campeonato Brasileiro com 33 pontos obtidos em 10 vitórias, três empates e 14 derrotas, o Botafogo não é exatamente um “bicho-papão” dentro da competição. Longe disso. Com um elenco modesto, o clube até figurou durante um tempo na metade superior da tabela, mas a realidade se estabeleceu e, com méritos, o time vai se mantendo longe do Z-4 e de um passeio pela Série B em 2020. Mas, se para o Grêmio buscar uma diferença de cinco pontos para entrar no G-4 é possível, o mesmo vale para o Fogão que tem apenas cinco pontos de vantagem sobre o Cruzeiro, 17º colocado e primeiro time na fila de embarque para a segunda divisão (33 a 28). A vitória sobre o CSA na rodada passada foi crucial para dar um respiro à equipe carioca, mas Alberto Valentim e seus comandados sabem que perder pontos em Porto Alegre, embora seja um resultado normal, poderá ser fatal.
O inevitável nervosismo do Grêmio – que tem mais a provar neste momento – joga a favor do Botafogo. Mas isso não basta para vencer uma partida de futebol.
Melhor palpite para Grêmio x Botafogo
Na frieza dos números, não existem motivos para duvidar do favoritismo apontado pelo SpinSports que indica um retorno de 1,37 para a vitória do Grêmio contra 7,75 para o Botafogo com o empate fechando em 4,65. Não deverá ser um duelo fácil, mas ao final dos 90 minutos, o Imortal deverá ir dormir com mais três pontos no bolso e, dependendo da combinação de resultados, dentro do G-6 ou, quem sabe, do G-4.
28ª rodada do Campeonato Brasileiro
Veja os prognósticos do Ganhador para os demais jogos do final de semana pelo Brasileirão e aumente suas chances de lucro com a rodada.