Bahia aguenta pressão no Morumbi e abre vantagem sobre o São Paulo pela Copa do Brasil
São Paulo e Bahia se enfrentaram pela rodada de ida das oitavas de final da Copa do Brasil nesta quarta-feira, dia 22, no Morumbi e à exemplo do que já havia feito no último domingo pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time comandado por Roger Machado mais uma vez segurou os donos da casa e foi além: venceu por 1 a 0 e conquistou a vantagem de jogar pelo empate na volta, no próximo dia 29, no estádio da Fonte Nova. Um resultado final que derrubou os odds que apontavam o favoritismo do São Paulo e também nossa dica de aposta – que imaginava um jogo complicado para o time paulista, mas indicava que o pior cenário seria o empate e não a derrota. Agora, o São Paulo precisará vencer por dois gols de diferença se quiser seguir adiante no torneio mata-mata. Vitória por um gol leva a decisão para os pênaltis e o empate classifica o Bahia – um time naturalmente forte quando joga em casa.
Primeiro tempo
O São Paulo começou o jogo pressionando o Bahia e atuando em alta-velocidade, mas com muita dificuldade para finalizar no gol defendido por Douglas Friedrich. Walce, Luan e Tchê Tchê tentaram de fora da área, mas falharam miseravelmente. Aos 39 minutos, na melhor chance dos donos da casa, Toró cabeceou para boa defesa de Friedrich – uma verdadeira muralha na noite de ontem. O Bahia respondeu com o volante Douglas em finalização que assustou o goleiro Tiago Volpi.
E com isso, passaram-se 45 minutos sem que o São Paulo fizesse sua lição de casa.
Segundo tempo
Se no primeiro tempo o São Paulo conseguiu encurralar o Bahia – mas falhou na hora de abrir o placar – no segundo tempo o domínio dos donos da casa se liquefez. Mais organizado defensivamente, com o contra-ataque engatilhado e se aproveitando da queda de rendimento (e fôlego) da equipe do técnico Cuca, o time de Salvador era mais perigoso (sempre nos contra-golpes) e abriu o placar em batida colocada de Élber aos 27 minutos se aproveitando de uma bobagem defensiva de Léo e Walce. Atrás no placar e coma torcida insatisfeita – claro que sobraram vaias no Morumbi – o São Paulo partiu para o tudo ou nada e Alexandre Pato, aproveitando passe de Nenê, acertou a trave baiana e, nos acréscimos (49 minutos) bateu para excelente defesa de Douglas. E foi só.
Debaixo de vaias, o São Paulo foi para os vestiários e agora tem dois problemas imediatos pela frente: visita o Corinthians pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro no próximo domingo, dia 26, no Itaquerão (onde jamais venceu o Alvinegro) e encara o Bahia na Fonte Nova no próximo dia 29 precisando vencer a qualquer custo para avançar às quartas de final da Copa do Brasil.
JOGOS DAS OITAVAS DE FINAL DA COPA DO BRASIL
QUARTA-FEIRA, 22 DE MAIO DE 2019
- 19:15 – Sampaio Corrêa 0 x 1 Palmeiras
- 21:30 – São Paulo 0 x 1 Bahia
- 21:30 – Juventude 0 x 0 Grêmio
QUINTA-FEIRA, 23 DE MAIO DE 2019
- 20:00 – Internacional (1,20) x (11,00) Paysandu; empate: 5,75