Bahia x São Paulo: quem chegará às quartas de final da Copa do Brasil?
Bahia e São Paulo se enfrentam pela terceira vez em 10 dias valendo uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Após dois duelos no Morumbi, no dia 18 (empate em 0 a 0 pelo Campeonato Brasileiro) e no dia 22 (vitória do Bahia por 1 a 0 pela Copa do Brasil), os times se encontram no estádio da Fonte Nova, nesta quarta-feira, dia 29, na partida de volta do mata-mata nacional. A vitória conquistada fora de casa há uma semana dá ao tricolor baiano a vantagem de jogar pelo empate em seus domínios. Para o São Paulo, não basta vencer: tem que fazer uma diferença de dois gols (2 a 0, 3 a 1, etc) para avançar. Vitória por 1 a 0 (ou por um gol de diferença) leva a decisão para os pênaltis. Esta necessidade de vencer – passando por uma fase que não é das melhores –, ajuda a justificar os odds do Bodog que apontam favoritismo para a equipe comandada por Roger Machado que está pagando 2,40 por 1,00 contra 3,15 por 1,00 para a possibilidade de vitória do São Paulo ou para o empate – resultado que serve aos donos da casa.
Bahia (2,40) x (3,15) São Paulo
Será o terceiro encontro entre os times em 10 dias. No confronto direto, o Bahia está em vantagem com um empate pelo Brasileirão e uma vitória pela Copa do Brasil. O São Paulo, após uma boa largada no BR-19, começou a patinar e vem colecionando tropeços – o último, 1 a 0 contra o Corinthians, em Itaquera, pela 6ª rodada do campeonato de pontos corridos. Desempenho diferente do Bahia que conseguiu uma importante vitória por 3 a 2 contra o Fluminense no último domingo e, somando todas as competições que disputa, está invicto a três jogos com duas vitórias e um empate. O duelo de amanhã, 29, a partir das 21:30, na Fonte Nova, decide quem avançará para as quartas de final do mata-mata.
Por que o Bahia é o favorito?
Pegando um recorte dos últimos três jogos – somando todas as competições – o momento do Bahia é melhor: são duas vitórias (São Paulo e Fluminense) e um empate (São Paulo). Para ajudar ainda mais, sob o comando de Roger Machado, o Bahia não sabe o que é perder como mandante: foram seis vitórias em seis jogos. A “Lei do EX” também ronda o encontro: Gilberto (ex-São Paulo) acabou com seu jejum de gols e marcou dois na vitória do Bahia sobre o Fluminense pela 6ª rodada do BR-19.
O consolo para o São Paulo – e sua grande esperança – é a “fragilidade” da defesa baiana: em sete jogos (seis pelo Brasileirão e um pela Copa do Brasil) o time marcou 10 gols e sofreu oito. Desses, quatro foram em casa: dois contra o Corinthians e dois no último domingo contra o Flu. Precisando marcar gols, o ataque paulista pode encontrar espaços na defesa dos donos da casa, que gostam de jogar em cima do adversário, e conseguir o improvável: virar o placar e conquistar a vaga.
Por que o São Paulo é o azarão?
Usando o mesmo padrão do Bahia, no recorte dos últimos três jogos o São Paulo não faz boa campanha. Com um empate (Bahia, BR-19) e duas derrotas (Bahia, Copa do Brasil, e Corinthians, Brasileiro), o time vem perdendo o bom desempenho que marcou seu início de jornada na competição por pontos corridos. Mantendo ainda o mesmo padrão adotado para o Bahia, nos últimos sete jogos que disputou (somando todas as competições), o tricolor paulista marcou seis gols e sofreu quatro – o que mostra uma fragilidade defensiva equivalente à do Bahia.
O modo como perdeu para o Corinthians no domingo passado serviu para acender as luzes de alerta no Morumbi: a derrota em si não foi o maior problema e sim a apatia do time que sofreu o gol aos seis minutos do primeiro tempo e pouco fez para mudar esta situação. Alexandre Pato, contratado como grande jóia do ataque tricolor, voltou a ser o jogador que sempre surge em nossa memória coletiva quando seu nome é mencionado: omisso, desligado e pouco eficiente. Longe da melhor forma, Hernanes também não consegue ser em campo o líder que se imaginava quando o trouxeram de volta da China. A falta de vibração do time obrigou Cuca a fazer reuniões individuais com alguns titulares na última segunda-feira para tentar mudar este cenário antes do jogo decisivo na Fonte Nova.
Com tantos problemas é de se entender os odds do Bodog que dão ao time de Cuca chances de vitória em 3,15 por 1,00. Mas não vamos nos enganar: pagando 2,40 por 1,00 o favoritismo do Bahia não é tão gigantesco (mas jogando por dois resultados, suas chances de classificação são maiores).
Melhor palpite para Bahia x São Paulo
A chamada que Cuca deu em parte do elenco do São Paulo deve surtir algum efeito em campo. O tricolor paulista não deverá entrar em campo tão conformado como fez contra o Corinthians. O problema é que o Bahia, embora tenha um elenco inferior, é muito forte jogando em seu estádio e vem de uma sequência de seis vitórias em seis jogos sob o comando de Roger Machado.
O Bahia é favorito para ficar com a vaga, mas sem precisar vencer, deverá jogar a responsabilidade em cima do São Paulo que entra pressionado pelos recentes maus-resultados. Por conta disso, vale a pena investir na hipótese-dupla de empate ou vitória do Bahia a 1,364 por 1,00, segundo o Bodog. Um possibilidade de aumentar os lucros é acreditar que os dois times marcarão gols a 2,05 por 1,00 ou apostar em um total de 2 gols marcados no jogo a 3,25 por 1,00 (um empate em 1 a 1, por exemplo, daria um retorno de R$ 325,00 em uma aposta de R$ 100,00).
Jogos das oitavas de final da Copa do Brasil (volta)*
Quarta-feira, 29 de maio de 2019
- 19:15 – Paysandu (3,80) x (2,00) Internacional; empate: 3,30
- 21:30 – Bahia (2,40) x (3,15) São Paulo; empate: 3,15
- 21:30 – Grêmio (1,222) x (12,00)Juventude; empate: 5,50
Quinta-feira, 30 de maio de 2019
- 20:00 – Palmeiras (1,167) x (14,00) Sampaio Corrêa; empate: 6,50
*com odds do Bodog.