Brasileirão: Santos 4 x 0 Flamengo em uma imagem
Muitos tentaram, mas apenas o Santos conseguiu carimbar a faixa de campeão brasileiro do Flamengo. E que carimbo! 4 a 0 na Vila Belmiro – fora o baile – na última rodada do Campeonato Brasileiro 2019. O jogo, no final, ficou abaixo daquilo que se esperava do encontro entre os times que propõem um futebol ofensivo e fogem do irritante “jogar para não perder” enraizado nas comissões técnicas Brasil afora. Muito por conta da falta de vontade do conjunto carioca que segue com a cabeça no Mundial de Clubes e no Liverpool.
Cobiçados por vários clubes, os técnicos Jorge Sampaoli (na mira do Palmeiras) e Jorge Jesus (especulado no Real Madrid) chegaram ao Brasil e mostraram que é possível praticar um futebol compatível com o talento dos jogadores que atuam por aqui. Prova disso é que Flamengo e Santos terminaram o Brasileirão como campeão e vice.
Com menos recursos humanos e dinheiro em caixa, Sampaoli fez mágica – e pontuação de campeão – com o Santos. Jesus, por outro lado, com muito mais qualidade e opções nas mãos fez o natural e colocou o Flamengo para jogar aquilo que pode (muito diferente do que fez Abel Braga enquanto esteve na Gávea). Colheu, como resultado, 90 pontos – recorde na era dos pontos corridos e um ponto completamente fora da curva para um campeão brasileiro.
No último domingo, entretanto, sem mais nada em jogo, a preguiça tomou conta dos rubro-negros e o Santos – que extrai o máximo de seu elenco –, não teve dúvidas: enfiou 4 gols na sacola flamenguista, carimbou a faixa do campeão e deixou no ar uma lição importante para o elenco rival: se jogarem assim no Mundial de Clubes, não chegarão nem à grande final.