Ceará x Corinthians: prognóstico para o duelo de alvinegros na terceira fase da Copa do Brasil
O Ceará recebe o Corinthians no Castelão nesta quarta-feira, dia 13, à partir das 21:30 pela terceira fase da Copa do Brasil. A volta será disputada no próximo dia 3 de abril no Itaquerão. Os times se encontram após disputarem clássicos pelos estaduais com resultados rigorosamente iguais: o Vozão ficou no 0 a 0 contra o Fortaleza enquanto que o Timão repetiu o mesmo placar contra o Santos pelo Paulistão. Para este duelo, o Bodog disponibiliza odds que dão ao Ceará um ligeiro favoritismo diante do Timão: a vitória do Vozão fecha em 2,60/1,00 (o que significa um retorno de R$ 260,00 em uma aposta de R$ 100,00) contra 3,00/1,00 em caso de triunfo paulista com o empate fechando como um resultado mais provável que a vitória dos comandados por Fábio Carille com odds em 2,90/1,00.
Apesar do que diz a matemática, a diferença de 0,40 entre as chances de vitória de cada time é facilmente tirada com a bola rolando e não será surpresa se o Corinthians – mesmo sem seu principal jogador neste início de temporada – voltar para São Paulo com a vitória e a vantagem do empate no duelo decisivo no próximo dia 3 de abril.
(2,60) Ceará x Corinthians (3,00)
Se não vem encantando com um futebol vistoso, o Ceará consegue manter uma certa regularidade: em cinco rodadas da Copa do Nordeste o Vozão não sabe o que é perder e pelo Campeonato Cearense são seis rodadas de invencibilidade na segunda fase com apenas quatro gols sofridos – dois em cada competição – e um ataque que marcou 11 vezes no estadual e outras 9 no regional. Nada que impressione, mas números consistentes sem dúvida nenhuma.
O Corinthians por sua vez faz uma temporada de altos e baixos. Pelo Campeonato Paulista está invicto a quatro rodadas com duas vitórias e dois empates. Pela Copa Sul-Americana a equipe registrou dois empates e classificou-se nos pênaltis contra o Racing na Argentina. Pela Copa do Brasil, empate na estreia contra a Ferroviária e vitória – depois de algum sufoco – contra o Avenida no Itaquerão. Pouco a pouco, o time vai ganhando consistência, mas o miolo de zaga com Henrique e Manoel segue cometendo muitas falhas e é o ponto fraco do alvinegro que nos últimos dois jogos vem sofrendo para marcar gols por conta da ausência de Gustagol – que não irá à campo no jogo de hoje. Com dores do ombro, Pedrinho também é dúvida e poderá ceder lugar a Vágner Love – o que pode ajudar a produção ofensiva da equipe e principalmente ao argentino Boselli que chegou com status de grande contratação mas ainda não desencantou com a camisa do Timão. Terá uma nova chance hoje.
O momento do Ceará
Invicto na segunda fase do Campeonato Cearense mas sem vencer a três rodadas – foram três empates em sequência –, e sustentando também uma invencibilidade na Copa do Nordeste, o Ceará vai para o jogo de hoje, dia 13, com a tranquilidade de quem já está classificado para as semifinais no estadual. Por outro lado, apesar de não sofrer com derrotas, carrega nas costas o peso de não jogar um futebol convincente principalmente na parte ofensiva. O clássico do final de semana contra o Fortaleza – adversário do Vozão no próximo dia 17, desta vez pela Lampions League –, foi um verdadeiro festival de chances de gol perdidas. Para as duas equipes. A baixa qualidade nas finalizações que o Ceará vem apresentando pode ser o grande problema do time para o jogo de logo mais. A seu favor, porém, há a pesada defesa corintiana com Henrique e Manoel que não foram vazados no último final de semana no clássico contra o Santos mas que nem de longe inspiram confiança na torcida ou impõem respeito aos adversários.
O momento do Corinthians
O Corinthians vai para o jogo carregando consigo uma invencibilidade que não se via desde a saída de Fábio Carille do comando da equipe ainda no primeiro semestre de 2018. Sem perder a quatro jogos pelo Paulistão – mas sem vitórias nas duas últimas rodadas, além da invencibilidade na Copa Sul-Americana e nesta Copa do Brasil –, o Timão mostrou algumas melhoras em sua forma de jogar no último domingo contra o Santos travando o bom futebol da melhor equipe do Paulistão 2019. Sofre ainda com problemas defensivos por conta da zaga pesada formada por Henrique e Manoel e quando não leva sustos (ou gols) em falhas dos beques, Cássio dá sua contribuição – como no segundo tempo do clássico no final de semana quando, ao tentar afastar com os pés a bola da pequena área, chutou em cima de Cueva que, afobado, mandou para fora a melhor chance de gol do Peixe em todo o jogo. A criação também tem sido um problema. Embora Jadson não venha fazendo tanta falta, a insistência em “isolar” Pedrinho na beirada do campo – onde seu futebol não rende absolutamente nada quando comparado com seu rendimento como meia que se aproxima dos atacantes – prejudica a parte ofensiva do alvinegro que, mais uma vez não contará com o atacante Gustavo, o Gustagol, que se recupera de lesão. Boselli que ainda não se encontrou e nem mostrou a que veio deverá ser o titular enquanto que Vágner Love, que ainda não parece pronto para aguentar uma partida de 90 minutos, poderá ser o substituto de Pedrinho que sente dores no ombro após uma queda de mal-jeito durante o clássico no último domingo.
Entre “azarões” e “favoritos”
O Ceará entra em campo como favorito à uma vitória por jogar em casa, diante de sua torcida. Em termos de desempenho, os dois alvinegros fazem uma temporada muito parecida – mas o time do técnico Lisca sofreu muito mais que o de Fábio Carille para chegar a esta fase da Copa do Brasil. O Corinthians vai para o jogo com um problema certo – Gustagol não joga – e uma dúvida: Pedrinho será avaliado momentos antes do início do jogo e pode dar lugar a Vágner Love. Com Sornoza ainda se ambientando à função de principal armador da equipe, Boselli sofre no comando de ataque e (ainda) não diz a que veio. Mais “fixo” que Gustavo, o argentino depende de um meio-campo que crie lances para que ele possa finalizar – coisa que não vem acontecendo. Por conta destas dificuldades, o Corinthians é apontado como “azarão”, mas a realidade é que deveremos ter um jogo muito equilibrado (e talvez chato, com muito perde-e-ganha no meio-campo) hoje no Castelão.
Melhor palpite para Ceará x Corinthians
Analisando friamente os números – e levando em consideração que o elenco do Corinthians chega mais desgastado por conta da viagem até Fortaleza – é fácil acreditar na vitória do Ceará para o jogo de hoje e se você não quiser correr riscos, encare a aposta segura de empate ou vitória do Ceará com odds em 1,444 (segundo o Bodog). Mas se quiser arriscar e seguir o faro deste palpiteiro que acredita que o jogo de logo mais é o cenário ideal para desencantar alguém como Boselli e para Vágner Love voltar a brilhar, invista na possibilidade de vitória do Timão (3,00) com um placar acima de dois gols (1,952)
Jogos da terceira fase da Copa do Brasil
Quarta-feira, 13 de março de 2019
- 19:15 – (2,37) Botafogo-PB x Londrina (2,80); empate: 3,00
- 21:30 – (2,60) Ceará x Corinthians (3,00); empate: 2,90
Quinta-feira, 14 de março de 2019
- 21:30 – Vasco x Avaí (odds em breve)