Humor: pelo direito de disputar a Libertadores em 2020
A 35ª rodada do Campeonato Brasileiro chegou à sua metade e muita coisa já está definida para os clubes da Série A. A derrota por 1 a 0 na noite de ontem para o Botafogo, por exemplo, rendeu 3,15 por um segundo nossa dica de aposta, e rebaixou a Chapecoense para a Série B pela primeira vez em sua história. Fará companhia ao também catarinense Avaí que levou mais uma chapuletada – 3 a 0 – do Corinthians no Itaquerão (resultado de rendeu 1,25 por um nos números do Bodog). O confronto direto entre Cruzeiro e CSA nesta quinta-feira pode confirmar o rebaixamento do time alagoano.
Mas o nosso ponto hoje não é o Z-4 e sim o G-6. Ou melhor: o G-8, porque Flamengo e Athletico-PR, respectivamente, campeão brasileiro e campeão da Copa do Brasil, já estão classificados para a Libertadores do ano que vem. Como as duas equipes estão dentro do G-6, a faixa de classificação para o torneio continental avançou até o G-8. Com Santos, Palmeiras e Grêmio já classificados e o São Paulo indo à campo hoje, dia 28, para enfrentar o Vasco, podendo chegar a 57 pontos (e precisar de apenas mais dois para garantir o 8º lugar sem depender de outros resultados), restam quatro candidatos e apenas duas vagas para fechar o grupo de seis classificados para a Libertadores 2020 pelo Brasileirão.
Internacional e Corinthians precisam “salvar” a temporada
2019 não foi um bom ano nem para o Corinthians e muito menos para o Internacional. O Alvinegro ainda levou para casa o Campeonato Paulista – o terceiro seguido sob o comando de Fábio Carille. Isso deu algum fôlego para o time e seus muitos problemas, mas a realidade é que o clube, mais uma vez, contratou mal e pagou o preço por isso. A queda brusca de rendimento mandou o Timão para fora do G-4 e Fábio Carille para fora do Parque São Jorge. Claro que com Carille se estranhando até com a própria sombra no clube e nas coletivas, a queda era questão de tempo – ou alguém aí foi pego de surpresa?
Sob o comando de Dyego Coelho o time deu uma leve melhorada e a vitória por 3 a 0 em cima do Avaí na noite passada colocou o Timão no 7º lugar com 53 pontos, apenas um atrás do São Paulo que joga hoje, dia 28. Ocupando a sexta colocação, o Tricolor é dono da última vaga à fase de grupos da Libertadores do ano que vem. Conseguir evitar a complicada pré-Libertadores seria ótimo para o alvinegro paulista e um prêmio acima do merecido pelo que o time apresentou nesta temporada. Mas para isso acontecer, precisa torcer por novos tropeços do arquirival.
Assim como aconteceu no Corinthians, o Internacional foi perdendo fôlego no Brasileiro e as eliminações na Libertadores e na Copa do Brasil deram um ponto final à Era Odair Hellmann no clube. Com Zé Ricardo no comando até o final da temporada, vida do Colorado não mudou quase nada: segue instável e perdendo pontos que não pode – como ontem, na derrota por 2 a 1 para o Goiás, no Beira-Rio no confronto direto por uma vaga na próxima Libertadores. Feliz o torcedor do Goiás que acreditou no time, faturou 7,50 por um segundo o Bodog, e viu o Esmeraldino chegar aos 49 pontos – dois à menos que o Inter que fecha o G-8 com 51 pontos.
Goiás e Bahia estão além das expectativas
Se Corinthians e Internacional jogam para salvar uma temporada e não foi grandes coisas, Goiás e Bahia entregaram mais do que era esperado e ainda podem entrar no grupo de classificados para a Libertadores do ano que vem.
O Goiás fez bem a sua parte: venceu o Internacional – adversário direto por uma vaga no G-8 – por 2 a 1 no Beira-Rio e entrou de vez na briga. Faltando ainda 9 pontos em disputa, o Esmeraldino pode chegar aos 58 enquanto que o Inter pode fechar o Brasileirão com 60.
O Bahia, por outro lado, segue valente, mas o empate em 1 a 1 com o Atlético-MG complicou as coisas. 10º colocado com 45 pontos, o time de Roger Machado chegará, no máximo, aos 54 – pontuação do São Paulo, atual 6º colocado que tem um jogo a menos. O consolo é que o empate confirmou nossa dica de aposta e triplicou o investimento inicial pagando 3,25 por um segundo os números do Parimatch .
Menos que não cheguem à Libertadores e tenham que disputar a Copa Sul-Americana, tanto Goiás como Bahia foram muito além do esperado para as duas equipes – vale lembrar que o Esmeraldino voltou da Série B este ano. A temporada, portanto, pode ser considerada bem-sucedida. Coisa que Inter e Corinthians não podem dizer com tanta certeza.
Aproveite para conferir aqui os prognósticos do Ganhador para o segundo dia de jogos da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.