Sport x Náutico: quem será o Campeão Pernambucano?
Sport e Náutico se encontrarão neste domingo, 21, a partir das 16 horas na Ilha do Retiro para definirem quem ficará com o título de Campeão Pernambucano em 2019. A vitória por 1 a 0 conquistada nos Aflitos no último final de semana dá ao Leão a vantagem de jogar por um empate diante de sua torcida. Uma derrota por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis. Derrota do Sport por dois ou mais gols dá o título ao Náutico.
As principais casas de apostas ainda não disponibilizaram os odds para o duelo de amanhã, mas é possível imaginar o cenário mais provável para a decisão do Campeonato Pernambucano com base no que vem a seguir e projetar algum lucro.
Sport x Náutico: a grande final*
No último dia 14, no Estádio dos Aflitos lotado com a torcida do Timbu, o Sport comandado pelo técnico Guto Ferreira conseguiu uma importante vantagem sobre o grande rival: vitória por 1 a 0 (gol de Ezequiel no segundo tempo) que permite ao Leão jogar pelo empate na grande decisão, diante de sua torcida. Mais do que isso, o triunfo acabou com a série de 18 jogos sem derrotas do Náutico.
A estratégia usada pelo Leão para chegar ao triunfo não teve grandes novidades: ciente da fragilidade da zaga do Náutico, com Diego Silva e Camutanga, Guto Ferreira colocou seu time em cima da defesa dos donos da casa, pressionando na tentativa de provocar erros e abrir o placar. Mas, embora a estratégia tenha mantido o ataque do Náutico inoperante, o gol do Sport só veio no segundo tempo – quando o Timbu tentou equilibrar as ações em campo –, após lance de Sander em impedimento que não foi apontado pela arbitragem. No rebote da jogada, Ezequiel marcou.
Muita reclamação, claro; alguma confusão, mas a verdade é que o gol, para a arbitragem, valeu e agora cabe ao Náutico reverter a vantagem do adversário na Ilha do Retiro.
Por que o Náutico é o azarão?
O placar adverso é, por si só, um grande obstáculo para as ambições do Náutico. Sair em desvantagem em um clássico – qualquer clássico –, é sempre complicado. Fora de casa, então, complicação em dobro. Para piorar, a derrota no duelo de ida acabou com a invencibilidade de 18 jogos do Timbu – e se você acha que isso não significa muita coisa, vamos lembrar que há 51 anos (desde 1968) o Sport não sabe o que é perder para o Náutico em uma final. Amanhã esta escrita pode acabar ou aumentar.
Por que o Sport é favorito?
Dono da melhor campanha do Campeonato Pernambucano, o Sport chega para o jogo com a vantagem de jogar pelo empate e com o artilheiro da competição em suas fileiras: Hernane Brocador. Guto Ferreira também aproveitou a semana para incutir na cabeça de seus jogadores que o time não joga pelo empate: precisa vencer para ter tranquilidade e conquistar o título. Se vier o empate, foi por circunstâncias do jogo e não por conta da postura do Sport (esta, pelo menos, é a teoria do discurso pregado por Ferreira em coletiva na última sexta-feira).
Jogando em casa, empurrado por sua torcida, o Sport é, sim, favorito à conquista do título de Campeão Pernambucano.
Melhor palpite para Sport x Náutico
O cenário para a decisão deste domingo (16 horas, na Ilha do Retiro com transmissão da TV Globo, Premiere e SporTV2) é todo favorável ao Sport: joga em casa precisando apenas de um empate. Mas vale lembrar, entretanto, que este mesmo Náutico venceu o Ceará fora de casa pela Copa do Nordeste e com os 2 a 0 em cima do Vozão se garantiu na semifinal da competição – um cenário bem parecido com o de amanhã.
Nosso palpite é de que o Náutico não perde. O jogo em si cheira a empate, mas se quiser aumentar sua segurança e minimizar os riscos, opte pela hipótese dupla de empate ou vitória do Náutico.
*odds em breve no Bodog.