Por que José Aldo é azarão nas casas de apostas contra Henry Cejudo no UFC 250
Já falamos sobre José Aldo x Henry Cejudo aqui, mas agora o duelo é oficial. Segundo o presidente do UFC Dana White, em entrevista à ESPN, o duelo foi confirmado como luta principal do UFC 250, dia 19 de maio, em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera. E assim o brasileiro recebe a chance de disputar o cinturão da divisão peso galo mesmo depois da derrota para Marlon Moraes, em dezembro do ano passado. Em meio a muita polêmica e falta de coerência do Ultimate, o brasileiro terá a chance de se tornar apenas o terceiro lutador do país na história da organização a conquistar títulos em duas categorias diferentes – Vitor Belfort e Amanda Nunes foram os outros dois.
Segundo o Bodog, Henry Cejudo, atual campeão da categoria, é o grande favorito para o combate. Ele oferece um lucro de 48% se você apostar nele hoje e ele sair do cage vitorioso. Já Aldo, aparece nas cotações com uma oferta de rendimento de 165% em caso de vitória. O favoritismo de Cejudo se justifica não só por ser o atual campeão, mas por ter batido de forma espetacular Marlon Moraes na temporada passada. O americano vive grande fase e melhora a cada apresentação. São cinco vitórias consecutivas e a confiança nas alturas. Aldo acabou de debutar. no novo peso e apesar da boa apresentação na. estreia, ainda não pode ser tratado como favorito.
A maior polêmica em relação a chance de Aldo é o fato do brasileiro ter perdido em sua estreia na categoria até 61kg. Ele foi superado em luta apertadíssima contra Marlon Moraes no UFC 245 e embora tenha saído do cage como derrotado, o presidente do UFC Dana White e grande parte do público o trataram como vencedor moral, uma vez que fez sua estreia na categoria numa luta dura contra o primeiro colocado do ranking oficial.
Todo mundo já está careca de saber que o UFC é uma empresa, e o entretenimento muitas vezes fala mais alto do que a meritocracia esportiva. E já aconteceu no passado de lutadores disputarem o cinturão depois de uma derrota. Frankie Edgar e Chael Sonnen são bons exemplos disso no passado. Não é novidade. Mas nem por isso é a decisão mais aceitável. Principalmente levando em consideração que no dia 8 de março, Yoel Romero, assim como José Aldo, terá sua chance pelo título depois de duas derrotas consecutivas.
Fato é que Aldo e Romero são as lutas mais interessantes aos bolsos do UFC e aos olhos dos campeões Henry Cejudo e Yoel Romero. E bem ou Aldo são confrontos competitivos aos donos do cinturão. Vale lembrar que José Aldo fará sua a quinta disputa de cinturão no Brasil – a primeira fora do Rio. O “Rei do Rio”, já bateu Chad Mendes (duas vezes), Chang Sung Jung e perdeu para Max Holloway em sua última apresentacão em casa. O duelo com Cejudo será a primeira vez que ele. vai entrar no cage como desafiante em. eventos no país, o que talvez pode tirar o peso das costas do brasileiro.
O UFC 250 deve ser o único evento numerado no país em 2020. Ter um nome do nível de Aldo também pesa na escolha do nome dos protagonistas do show.