Brasil no Grand Prix de Vôlei: duas vitórias e uma derrota
Após a primeira semana, meninas brasileiras estão em quinto lugar.
O otimismo antes da estreia foi substituído por desconfiança após as três primeiras partidas da primeira fase do Grand Prix. O Brasil sofreu demais contra a frágil Bélgica, perdeu da Sérvia e só passou pela Turquia no tie-break, sendo que em dois amistosos realizados dias antes do Grand Prix, havia vencido ambos por 3 a 0. Vamos ver se o escrete cresce ao longo da competição.
Brasil varreu a Bélgica
Os três sets do Brasil x Bélgica se deram da seguinte forma: as brasileiras abriram boa vantagem no começo, permitiram a recuperação das adversárias mas acabaram chegando aos 25 pontos antes das europeias. O bloqueio foi o grande destaque, pois foi responsável por 15 dos 75 pontos. No primeiro set, a verde e amarela chegou a abrir 16 a 8 mas fechou em 25 a 22. No segundo, fez 16 a 12 e fechou em 25 a 23. No último, abrimos 16 a 7 e fechamos em 25 a 18. As belgas formam um dos conjuntos mais fracos da primeira divisão.
Show de Mihajlovic
O Brasil não deu nem para a saída contra a Sérvia, atual medalhista de prata das Olimpíadas. Os altos e baixos da estreia se repetiram no sábado. O adversário, porém, era muito mais poderoso. O saque e o bloqueio foram os grandes trunfos das eslavas. O técnico José Roberto Guimarães reclamou dos erros de contra-ataques. Segundo ele, “deram moral às rivais”. As parciais foram de 25/19, 25/20 e 25/19.
Brasil venceu a terceira seguida contra a Turquia
Na reta final de preparação para o Grand Prix, o Brasil venceu a Turquia duas vezes em Istambul: 3 a 0 e 3 a 0. Ontem, em Ancara, a estória foi outra. No primeiro set, as turcas abriram 7 a 3. A cada ponto, Uslupehlivan e suas companheiras comemoravam como se tivessem vencido a batalha. Tandara chamou para si a responsabilidade do jogo e o Brasil cresceu em todos os fundamentos. O placar chegou a esta empatado em 23 pontos e o Brasil acabou virando para 26 a 24. No segundo set, o roteiro se repetiu. As europeias lideravam e Rosamaria começou a buscar bolas para colocar o quadro tupiniquim no embate. No final, nossas atletas deslancharam e fecharam em 25 a 17 No terceiro set, Tandara e Rosamaria se destacaram e o Brasil, apesar de novamente sair atrás, não deu chances às adversárias e fechou facilmente por 25 a 17, num belo bloqueio duplo de Adenizia e Roberta.
Agenda
Semana que vem o Brasil se exibirá em Sendai contra a Sérvia, da qual perdeu no sábado, a Tailândia e o anfitrião Japão. Mesmo se voltar a ser derrotada pelas do leste europeu, nosso time é apontado como superior aos dois rivais asiáticos. O Brasil retornará do Extremo Oriente direto para casa, pois receberá em Cuiabá Bélgica, Holanda e Estados Unidos na última semana da fase de classificação.
Situação do Grand Prix
A fase de classificação terá a duração de três semanas e cada país fará nove duelos. Na segunda semana, além do quadrangular do Brasil, teremos China, Estados Unidos, Itália e Turquia duelando em Macau e Bélgica, Holanda, República Dominicana e Rússia se encarando em Ekaterimburgo.
Neste momento, teríamos, Sérvia, Estados Unidos, Holanda, República Dominicana, Brasil e China disputando a fase final. Três equipes não somaram nenhum ponto já devem se preocupar com a possibilidade de descenso. São elas, Bélgica, Rússia e Tailândia. Ao final da temporada, apenas uma cairá para o Grupo 2.
A Polônia lidera a segundona e estaria classificada para a fase final se o torneio terminasse hoje. Os outros que avançariam seriam Coréia do Sul e Bulgária, além da República Checa, que abrigará o Final Four. O Cazaquistão é o mais cotado para pegar o elevador para baixo.
No Grupo 3, a Hungria somou todos os 9 pontos possíveis, lidera e estaria garantida nas fase final, junto com França, Venezuela e Austrália, que organizará o mata-mata pelo título.
França tenta imitar o masculino
A seleção feminina da França é bem diferente da masculina, campeã da Liga Mundial no sábado. As françaises estão na terceira divisão e tiveram de jogar a primeira semana em Yaoundé, capital de Camarões. Nos primeiros três enfrentamentos, elas conseguiram três vitórias: 3 a 2 sobre a Venezuela, 3 a 0 sobre a Argélia e 3 a 1 sobre Camarões. Semana que vem, elas estarão em Port of Spain para encarar Austrália, Trinidad & Tobago e novamente Camarões.
Calendário de jogos do Grand Prix de Vôlei:
1ª rodada, sexta-feira, 7 de julho:
- Turquia 0x3 Sérvia
- Bélgica 0x3 Brasil
- Estados Unidos 3×2 Rússia
- China 3×1 Itália
- Holanda 3×0 República Dominicana
- Japão 3×2 Tailândia
- Coréia do Sul 3×1 Alemanha
- Bulgária 3×0 Cazaquistão
- Croácia 0x3 Polônia
- Argentina 0x3 Canadá
- República Checa 3×0 Colômbia
- Peru 3×1 Porto Rico
- Hungria 3×0 Trinidad & Tobago
- México 3×1 Austrália
- França 3×2 Venezuela
- Camarões 3×0 Argélia
2ª rodada, sábado, 8 de julho:
- Brasil 0x3 Sérvia
- Turquia 3×1 Bélgica
- Itália 0x3 Estados Unidos
- China 3×2 Rússia
- Holanda 3×0 Tailândia
- República Dominicana 3×1 Japão
- Alemanha 3×0 Cazaquistão
- Bulgária 3×2 Coréia do Sul
- Polônia 3×0 Canadá
- Argentina 2×3 Croácia
- Porto Rico 1×3 República Checa
- Peru 3×0 Colômbia
- Austrália 1×3 Hungria
- México 3×1 Trinidad & Tobago
- França 3×0 Argélia
- Camarões 0x3 Venezuela
3ª rodada, domingo, 9 de julho:
- Sérvia 3×0 Bélgica
- Turquia 2×3 Brasil
- Rússia 2×3 Itália
- China 3×0 Estados Unidos
- Holanda 2×3 Japão
- Tailândia 1×3 República Dominicana
- Cazaquistão 0x3 Coréia do Sul
- Bulgária 2×3 Alemanha
- Canadá 3×1 Croácia
- Argentina 0x3 Polônia
- Porto Rico 0x3 Colômbia
- Peru 1×3 República Checa
- Austrália 3×0 Trinidad & Tobago
- México 0x3 Hungria
- Argélia 0x3 Venezuela
- Camarões 1×3 França
Classificação:
- Sérvia – 9 – Fase Final.
- Estados Unidos – 8 – Fase Final.
- Holanda – 7 – Fase Final.
- República Dominicana – 6 – Fase Final.
- Brasil – 5 – Fase Final.
- China – 5 – Fase Final por ser a sede.
- Japão – 4
- Turquia – 4
- Rússia – 3
- Itália – 2
- Tailândia – 1
- Bélgica – 0 – 2a divisão 2018.