16ª rodada da Série B 2017: América-MG é o novo líder, e Guto Ferreira balança no Inter
Juventude é arrasado pelo Oeste no interior de SP e cai para a terceira posição; apenas quatro pontos separam os quatro primeiros
A 16ª rodada da Série B 2017 teve dois times e um treinador como protagonistas. Entre as equipes, o destaque positivo foi o América-MG; o negativo, o Juventude. E o que dizer da agonia do Internacional e do seu questionado técnico Guto Ferreira?
AMÉRICA-MG, O ORGULHO DE BH
Em um ano de modestas apresentações até aqui tanto de Atlético quanto de Cruzeiro, é o América que está levando o nome das Minas Gerais ao topo. O “Coelho”, como é chamado, não tomou conhecimento do Figueirense na sexta com um primeiro tempo arrasador, logo vencendo por 3×0 e só controlando a partida até o 4×2 final. O América dá sinais firmes de que vai disputar a Série A no ano que vem. A equipe conta com a defesa mais sólida do campeonato até aqui, com somente 10 gols sofridos.
O técnico Enderson Moreira sabe que o desempenho dos zagueiros é o que mais importa em uma competição tão longa como esta Série B. Ele garante que tal cuidado não vá ser deixado de lado principalmente nos confrontos diretos – e o próximo embate que espera o América é bastante complicado já nesta sexta-feira, quando visita o Juventude na Serra Gaúcha às 19h15.
JUVENTUDE DÁ VEXAME E DESPENCA
Muitos apostavam que o time da Serra Gaúcha aproveitaria o final de semana para se recuperar e sair da sequência de três jogos sem vitórias – mas que nada! O Juventude foi atropelado pelo Oeste em Barueri, no Estado de São Paulo, e agora está há quatro partidas sem vencer.
O massacre foi incontestável. Aos 8 minutos do segundo tempo já estava 3×0 para o Oeste, que conservou o placar até o fim e subiu para a décima posição na tabela. O Juve, que liderou a competição no começo, agora é o terceiro colocado, apenas um ponto à frente do Vila Nova – que, com 26, fecha o grupo dos quatro times que hoje subiriam à Série A.
UM INTER CADA VEZ MAIS PERDIDO
“Perder” é um verbo que o torcedor colorado infelizmente tem falado mais do que gostaria. E neste fim de semana a palavra tão indesejada voltou a ganhar as atenções com a derrota do Inter para o Vila Nova por 2×1 em um Serra Dourada sem público.
O Inter agora é o sexto colocado, com 24 pontos – seis atrás do América-MG, hoje o líder. A equipe gaúcha tem bons nomes e uma folha salarial das mais gordas, estimada em R$ 7,5 milhões. Um time com D’Alessandro, William Pottker e Nico López deveria estar mais à frente e sem sofrer tanto diante de equipes mais modestas, isso é verdade.
É verdade também o que fala o questionadíssimo técnico Guto Ferreira. Na Série B do ano passado, o seu Bahia só somou no segundo turno os pontos que precisava para voltar à Primeira Divisão. É verdade também que o Atlético-MG, em 2006, tinha campanha ainda pior que a atual do Inter e terminou como campeão.
Mas tanto Bahia quanto Atlético-MG contam com rivalidades mais brandas que a do futebol gaúcho e o seu Gre-Nal. O Grêmio está com chances de título no Brasileirão, na Copa do Brasil e na Libertadores. E o Internacional está à beira do vexame na Série B. É diferença demais para aturar com tranquilidade. Está aí o grande objetivo do Inter no momento: encontrar paz. Para só depois realmente reagir.
CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B APÓS A 16ª RODADA:
- América-MG, 30 pontos
- Guarani, 28
- Juventude, 27
- Vila Nova, 26
- CRB, 25
- Internacional, 24
- Londrina, 24
- Santa Cruz, 23
- Criciúma, 23
- Oeste, 23
- Ceará, 22
- Paraná Clube, 21
- Boa Esporte, 21
- Goiás, 20
- Brasil de Pelotas, 20
- Paysandu, 20
- Luverdense, 17
- Figueirense, 16
- ABC, 12
- Náutico, 8
RESULTADOS DA 16ª RODADA:
- América-MG 4×2 Figueirense
- Santa Cruz 1×1 Boa Esporte
- Luverdense 1×1 Paraná
- Ceará 0x1 Goiás
- Criciúma 2×1 ABC
- Vila Nova 2×1 Internacional
- Londrina 0x0 Náutico
- Oeste 3×0 Juventude
- Brasil de Pelotas 2×1 Paysandu
- CRB 1×1 Guarani
JOGOS DA 17ª RODADA:
TERÇA-FEIRA, 25 DE JULHO
- 19h15 – ABC x Brasil de Pelotas
- 21h30 – Internacional x Oeste
SEXTA-FEIRA, 28 DE JULHO
- 19h15 – Juventude x América-MG
- 21h30 – Paysandu x Ceará
SÁBADO, 29 DE JULHO
- 16h30 – Figueirense x Vila Nova
- 16h30 – Goiás x CRB
- 16h30 – Guarani x Londrina
- 16h30 – Paraná x Santa Cruz
- 19h00 – Náutico x Criciúma
- 19h00 – Boa Esporte x Luverdense