Começa a EFL Championship, a Segundona mais rica do planeta!
Middlesbrough, Aston Villa e Fulham são os favoritos ao acesso a Premier League.
A segunda divisão do Campeonato Inglês tem clube campeão europeu, conta com a agremiações que já reinaram na Inglaterra, na FA Cup e na Copa da Liga, dispõe de nomes como Aston Villa, Nottingham Forest, Leeds United, Norwich City e Sheffield Wednesday, e, tão importante quanto, muitos milhões de libras esterlinas circulam por ela, fazendo da EFL Championship uma das ligas mais importantes da Europa.
Histórico
A primeira edição da segunda divisão aconteceu na temporada 1892/93. O Small Health, atual Birmingham City, conquistou o título contra onze rivais.
Em 1992/93, com a criação da Premier League, a second division passou a ser denominada First Division. Sua profissionalização e adaptação ao mercado esportivo do século XXI, resultou na criação da EFL Championship em 2004/05. Assim como na elite, as instituições passaram a administrar seu próprio certame.
Ao longo de mais de um século de história, os grandes quadros do país já deram a volta olímpica na segundona sem nenhum demérito. Manchester City e Leicester são os maiores vencedores, com sete taças. Liverpool e Newcastle têm quatro, Aston Villa, Chelsea, Manchester United e Tottenham têm duas cada. O Arsenal nunca subiu no lugar mais alto deste pódio.
Regulamento
Os 24 concorrentes se enfrentam em turno e returno totalizando 46 partidas. Os dois primeiros colocados são declarados campeão e vice-campeão e sobem automaticamente para a primeira divisão de 2018/19. Os quatro participantes classificados entre o terceiro e sexto lugares, disputam a terceira e última vaga disponível na elite. O mata-mata tem ida e volta com cruzamento olímpico (3º x 6º e 4º x 5º) e a “final” acontece em campo neutro em duelo único. Os três piores colocados são rebaixados para a terceira divisão, chamada de League One.
Como foi em 2016/17?
Na temporada passada, o Newcastle conquistou o título ao somar 94 dos 138 pontos possíveis, um aproveitamento de 68% Os alvinegros ganharam por um ponto do Brighton & Hove Albion.
Reading, Sheffield Wednesday, Huddersfield Town e Fulham entraram nos playoffs e os Terriers adquiriram o direito de uma inédita participação na série A.
Blackburn Rovers, Wigan Athletic e Rotherham United desceram para a terceirona e foram substituídos por Sheffield United, Bolton Wanderers e Millwall.
Quem é quem em 2017/18?
Se depender do aporte financeiro, o Middlesbrough será o campeão. Ninguém duvida que a esquadra rebaixada ano passado regressará rapidamente à elite. O Boro contratou o técnico Garry Monk, que estava no Leeds United. Monk é um especialista em ser promovido desde a época de jogador. A diretoria investiu em três atacantes: o congolês Assombalonga, que custou £ 15 milhões para tirá-lo do Nottingham Forest, o dinamarquês Martin Braithwaite, que veio do Toulouse por £ 9 milhões, e Ashley Fletcher, que saiu do West Ham por £ 6,5 milhões. Outro reforço é o guarda-metas irlandês Darren Randolph, que veio do mesmo West Ham por £ 5 milhões.
O Aston Villa decepcionou sua torcida e terá de jogar a segundona outra vez. A base foi mantida e os de Birmingham aproveitaram para arrecadar algum dinheiro com as vendas do francês Jordan Veretout e do colombiano Carlos Moreno para a Fiorentina: £ 10 milhões. O zagueiro John Terry, ex-Chelsea, e o defensor egípcio Elmohamady, ex-Hull City, são as principais novidades no Villa Park.
É a terceira temporada seguida do Fulham na EFL Championship. Uma vez mais, os londrinos foram discretos nas contratações. O técnico sérvio Slavisa Jokanovic segue comandando a equipe. Os Cottagers enxugaram o elenco no mês de julho. Uma das poucas caras novas é a do brasileiro Lucas Piazon. O lateral-esquerdo vem por empréstimo do Chelsea.
O tradicional Leeds United completa catorze temporadas fora da elite inglesa e chegou a descer até ao terceiro nível. Para a campanha que está prestes a se iniciar, nenhum centavo foi poupado pelo novo dono da agremiação, o italiano Andrea Radrizzani. Até o momento foram £ 15 milhões em novas peças para o plantel e o treinador espanhol Thomas Christiansen, que dirigia o APOEL. O cartola sonha em fechar com Chris Wood, do Besiktas, cuja multa rescisória é da ordem de £ 20 milhões.
O Sheffield United montou uma seleção dos melhores da última edição da terceira divisão. Foram £ 4 milhões em reforços pouco conhecidos do grande público.
O Derby County apostou suas fichas no zagueiro de £ 2 milhões Andre Wisdom, dispensado pelo Liverpool. Os Rams faturaram uma grana com a venda do meio-campo Will Hughes para o Watford por £ 8 milhões.
Os verde e amarelos do Norwich City têm atletas talentosos, mantiveram a base e seu principal reforço é no banco de reservas. O “professor” Daniel Farke, que trabalhava no Borussia Dortmund II assinou contrato.
O Reading, que fez um bom papel em 2016/17, trouxe dois grandes nomes: o meio-campo holandês Pelle Clement, ex-Ajax, e o lateral-direito islandês Jon Böovsrsson, que vestia a camisa do Wolverthampton Wanderers.
O Sunderland, recém-chegado da Premier League, vendeu o goleiro Jermain Defor ao Bournemouth por excelentes £ 30 milhões. Economizou e aplicou apenas £ 1,5 milhões em reforços.
O Wolverthampton Wanderers recebeu £ 3 milhões do Reading pela multa do islandês Jon Böovsrsson. Somou esta grana às suas economias e pôde fechar com o português Rúben Neves, a principal estrela da companhia, que estava no Porto. Ao todo foram £ 16 milhões em nove contratações.
Palpite
Middlesbrough e Aston Villa sobem com certeza. A briga é pela terceira vaga que sairá dos playoffs. Uns dez times podem alcançar estas quatro posições. Especialistas britânicos falam muito no Fulham, que por pouco não subiu em maio passado.
Para o rebaixamento, parece certo que Burton Albion, Barnsley e Millwall desçam a ladeira. Porém, Bolton Wanderers, Ipswich Town e Queens Park Rangers precisam ficar espertos.
1ª rodada da EFL Championship 2017/18
Sexta-feira, 04 de agosto:
- 15h45: Nottingham Forest x Millwall – palpite: empate.
- 15h45: Sunderland x Derby County – palpite: empate.
Sábado, 05 de agosto:
- 11h00: Bristol City x Barnsley – palpite: Bristol City.
- 11h00: Burton Albion x Cardiff City – palpite: Cardiff City.
- 11h00: Fulham x Norwich City – palpite: Fulham.
- 11h00: Ipswich Town x Birmingham City – palpite: Birmingham City.
- 11h00: Preston North End x Sheffield Wednesday – palpite: Sheffield Wednesday.
- 11h00: Queens Park Rangers x Reading – palpite: empate.
- 11h00: Sheffield United x Brentford – palpite: empate.
- 11h00: Wolverthampton Wanderers x Middlesbrough – palpite: Middlesbrough.
- 13h30: Aston Villa x Hull City – palpite: Aston Villa.
Domingo, 06 de agosto:
- 12h30: Bolton Wanderers x Leeds United – palpite: Leeds United.
Favoritos ao título da EFL Championship 2017/18
- Middlesbrough
- Aston Villa
- Fulham
- Norwich City
- Sheffield Wednesday
- Wolverthampton Wanderers
- Derby Country
- Leeds United
- Sunderland
- Hull City
- Birmingham City
- Reading
- Brentford
- Cardiff City
- Sheffield United
- Bristol City
- Nottingham Forest
- Preston North End
- Queens Park Rangers
- Ipswich Town
- Bolton Wanderers
- Millwall
- Barnsley
- Burton Albion