Pela 19ª rodada do Brasileirão 2017, Grêmio reencontra Atlético-MG, com quem decidiu a Copa do Brasil
Clubes vivem situações completamente diferentes nove meses após decisão
Antes de começar o Campeonato Brasileiro 2017, a expectativa que se tinha era que Grêmio e Atlético-MG fariam um confronto valendo as primeiras posições da tabela. No entanto, ao chegarmos nesta 19ª rodada, apenas os gaúchos vão correspondendo, enquanto os mineiros seguem patinando. Fases tão distintas que até fazem com que esqueçamos que há nove meses os dois decidiam em situação de igualdade a Copa do Brasil.
Grêmio mantém o alto nível
O futebol que o Grêmio tem jogado neste Brasileirão é de time campeão. O feito pode até não acontecer porque a campanha do Corinthians é espetacular, mas a regularidade do tricolor é excelente.
Mesmo poupando jogadores em certos momentos, dividindo as atenções com Libertadores e Copa do Brasil, os gaúchos seguem firme em tudo que disputam. Prova disso é que estão há sete partidas sem perder, com um pé nas quartas de final do torneio continental e classificados para a semifinal da competição nacional.
Além disso, ao longo de todo o ano só foi surpreendido na sua Arena para o Corinthians e para o Avaí. No Brasileiro, apenas o Santos conseguiu arrancar um empate.
Galo segue em baixa
Com um time cheio de estrelas como Elias, Robinho, Fred e Cazares, o Atlético-MG deveria estar brigando no alto da tabela, mas o futebol tem deixado a desejar. É bem verdade que as lesões têm atrapalhado ao longo do ano e no momento dois estão fora de combate, porém ainda assim era para render bem mais.
Se formos considerar Copa do Brasil e Libertadores também, os mineiros chegam de seis derrotas nos últimos dez jogos. Número extremamente elevado para quem tem investido pesado para ser campeão.
Curiosamente, o único fator que tem ajudado o clube atualmente é o desempenho como visitante. Nas últimas cinco partidas fora de casa pelo Brasileirão, o Galo conquistou 13 pontos. Isso representa 56% dos pontos que o time obteve em todo campeonato. Algo que pode até ajudar em Porto Alegre, mas ainda assim o Atlético-MG corre por fora neste domingo.
Retrospecto de Grêmio x Atlético-MG
No total, as duas equipes já se encontraram 65 vezes em jogos oficiais e o equilíbrio é grande. Os gaúchos aparecem na frente com 24 vitórias, porém os mineiros têm 21 triunfos, além de 20 duelos que terminaram empatados.
O confronto só fica desigual quando considerados apenas as partidas do Rio Grande do Sul, pois nesta situação o Grêmio tem boa vantagem, com 16 vitórias, nove empates e apenas cinco derrotas.
Prováveis escalações
As duas equipes devem repetir a base da última partida. Apenas os gaúchos que devem contar com o retorno de Luan, que foi poupado na última rodada.
Grêmio: Marcelo Grohe, Edilson, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Ramiro, Arthur, Pedro Rocha e Fernandinho; Luan.
Atlético-MG: Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel e Fabio Santos; Rafael Carioca, Elias, Blanco, Lopes e Cazares; Rafael Moura.
Palpite
Em um ano bem melhor e mostrando ter um padrão tático, o que seu adversário não tem, o Grêmio entra como favorito. Pelas características dos dois times e a situação na tabela, a expectativa é por um duelo com muitos gols.
Jogos da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017
Sábado, 05 de agosto
- 19:00 – Corinthians x Sport Recife. Palpite: Corinthians vence por 2 a 1
- 19:00 – Fluminense x Atlético-GO. Palpite: Fluminense vence por 3 a 0
Domingo, 6 de agosto
- 11:00 – Flamengo x Vitória. Palpite: Flamengo vence por 2 a 1
- 16:00 – Bahia x São Paulo. Palpite: 1×1
- 16:00 – Coritiba x Chapecoense. Palpite: Coritiba vence por 2 a 1
- 16:00 – Cruzeiro x Botafogo. Palpite: Cruzeiro vence por 1 a 0
- 16:00 – Grêmio x Atlético-MG. Palpite Grêmio vence por 2 a 1
- 16:00 – Palmeiras x Atlético-PR. Palpite: Palmeiras vence por 2 a 0
- 19:00 – Avaí x Santos. Palpite: Santos vence por 2 a 1
- 19:00 – Ponte Preta x Vasco. Palpite: Ponte Preta vence por 1 a 0
Classificação do Campeonato Brasileiro 2017
- Corinthians, 44 – Libertadores
- Grêmio, 36 – Libertadores
- Santos, 34 – Libertadores
- Palmeiras, 32 – Libertadores
- Flamengo, 29 – Pré-Libertadores
- Sport, 28 – Pré-Libertadores
- Cruzeiro, 26 – Copa Sul-Americana
- Botafogo, 24 – Copa Sul-Americana
- Vasco da Gama, 23 – Copa Sul-Americana
- Atlético-PR, 23 – Copa Sul-Americana
- Atlético-MG, 23 – Copa Sul-Americana
- Coritiba, 22 – Copa Sul-Americana
- Chapecoense, 22
- Fluminense, 22
- Ponte Preta, 21
- Bahia, 20
- São Paulo, 19 – Série B
- Avaí, 17 – Série B
- Vitória, 16 – Série B
- Atlético-GO, 12 – Série B