Quase lá! Vitória sobre a República Checa praticamente garante a Alemanha na Copa do Mundo; confira o prognóstico
Com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias da Europa, atual campeã mundial pode ratificar a vaga na Rússia na rodada seguinte dependendo de uma combinação de resultados
Apenas uma catástrofe tiraria a Alemanha da próxima Copa do Mundo, que será sediada pela Rússia em 2018. Líder absoluta do Grupo C das Eliminatórias da Europa, com 18 pontos e 100% de aproveitamento, a seleção alemã irá encarar a República Tcheca, em Praga, nesta sexta-feira (01), às 15h45 (horário de Brasília).
GRUPO C: REPÚBLICA CHECA X ALEMANHA
A conta é simples. São 12 pontos em disputa – contando com a 7ª rodada – até o fim da fase de grupos da competição. A diferença dos germânicos para a vice-líder, Irlanda do Norte, é de cinco pontos (18-13). Em caso de triunfo dos comandados de Joachim Löw sobre os checos combinado a um revés dos norte-irlandeses diante de São Marinho, essa vantagem passaria para oito pontos. Sendo assim, já na rodada seguinte, os tetracampeões poderiam carimbar a vaga para o Mundial.
No entanto, estamos falando de hipóteses. Afinal, contar com uma vitória dos são-marinhenses é esperar por um milagre, pois estamos nos referindo ao grande saco de pancadas das Eliminatórias com nenhum ponto ganho e saldo negativo de 29 gols. Logo, a projeção mais plausível é de que a confirmação da qualificação alemã se dê na penúltima rodada – os líderes de cada chave garantem a qualificação de forma direta. Os oito melhores segundos colocados disputarão um playoff que definirá mais quatro seleções do Velho Continente na Copa de 2018.
KHEDIRA É ÚNICA DÚVIDA DE LÖW
Além da ausência do goleiro Manuel Neuer, que ficou fora da lista de convocados por encontrar-se na fase final de recuperação de uma fratura no pé, o técnico da Alemanha deve perder também o meio-campo Sami Khedira (Juventus), que se queixa de dores no joelho e passará por exames mais detalhados para saber se há alguma lesão.
Depois de conquistar a Copa das Confederações, recentemente, com uma equipe B, os germânicos voltam a contar com força máxima. Destaques para as presenças dos defensores Mats Hummels (Bayern de Munique), Joshua Kimmich (Bayern de Munique) e Antonio Rüdiger (Chelsea); dos meias Emre Can (Liverpool), Julian Draxler (Paris Saint-Germain), Toni Kroos (Real Madrid) e Mesut Özil (Arsenal); além dos atacantes Mario Gomez (Wolfsburg) e Thomas Müller (Bayern de Munique). No gol, Bernd Leno (Bayer Leverkusen) e Marc-André ter Stegen (Barcelona) brigam pela vaga de Neuer.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
O treinador da República Checa, Karel Jarolim, surpreendeu ao não convocar o atacante Patrik Schick, que foi disputado pelos grandes clubes da Itália, quando acabou trocando a Sampdoria pela Roma por 38 milhões de euros. Com um grupo jovem, apenas o zagueiro Gebre Selassie (Werder Bremen) tem mais de 30 anos.
República Checa: Vaclik; Gebre Selassie, Novak, Kaderabek, Kalas; Dockal, Krejci, Darida, Zmrhal, Soucek; Krmencik – Técnico: Karel Jarolim.
Alemanha: Ter Stegen; Hector, Hummels, Rudiger, Kimmich; Can, Rudy, Draxler, Kroos, Ozil; Muller – Técnico: Joachim Löw.
PALPITE
Mesmo em casa, a realidade é que a República Checa praticamente jogou a toalha com relação à classificação para o Mundial. Além de contar com a metade dos pontos dos alemães, a Irlanda do Norte alcançará os 16 pontos contra São Marinho. A convocação de atletas mais jovens meio que indica um caminho de renovação com vistas à Copa de 2022. Como se deslocar pela Europa é relativamente simples, a seleção germânica contará com bom número de torcedores. Além disso, há um abismo técnico entre os times. Sem qualquer dúvida, a Alemanha manterá os 100% de aproveitamento no Grupo C.
JOGOS DA 7ª RODADA DAS ELIMINATÓRIAS EUROPEIAS
Quinta-feira, 31 de agosto
- 15:45 – França x Holanda – Palpite: França
- 15:45 – Bulgária x Suécia – Palpite: Suécia
- 15:45 – Luxemburgo x Bielorrússia – Palpite: Bielorrússia
- 15:45 – Bélgica x Gibraltar – Palpite: Bélgica
- 15:45 – Chipre x Bósnia – Palpite: empate
- 15:45 – Grécia x Estônia – Palpite: Grécia
- 15:45 – Hungria x Letônia – Palpite: Hungria
- 15:45 – Portugal x Ilhas Faroe – Palpite: Portugal
- 15:45 – Suíça x Andorra – Palpite: Suíça
Sexta-feira, 01 de setembro
- 13:00 – Cazaquistão x Montenegro – Palpite: Montenegro
- 15:45 – República Checa x Alemanha – Palpite: Alemanha
- 15:45 – Noruega x Azerbaijão – Palpite: Noruega
- 15:45 – São Marinho x Irlanda do Norte – Palpite: Irlanda do Norte
- 15:45 – Malta x Inglaterra – Palpite: Inglaterra
- 15:45 – Lituânia x Escócia – Palpite: Escócia
- 15:45 – Eslováquia x Eslovênia – Palpite: Eslováquia
- 15:45 – Dinamarca x Polônia – Palpite: empate
- 15:45 – Romênia x Armênia – Palpite: Romênia
Sábado, 02 de setembro
- 13:00 – Finlândia x Islândia – Palpite: Islândia
- 13:00 – Geórgia x Irlanda – Palpite: Irlanda
- 13:00 – Sérvia x Moldávia – Palpite: Sérvia
- 13:00 – Albânia x Liechtenstein – Palpite: Albânia
- 15:45 – Croácia x Kosovo – Palpite: Croácia
- 15:45 – Ucrânia x Turquia – Palpite: Ucrânia
- 15:45 – País de Gales x Áustria – Palpite: País de Gales
- 15:45 – Espanha x Itália – Palpite: empate
- 15:45 – Israel x Macedônia – Palpite: empate