WNBA 2017: Chicago e Atlanta disputam a última vaga do playoff
Versão feminina da NBA termina sua temporada regular neste final de semana
O Minnesota Lynx confirmou seu favoritismo e status de grande time da WNBA. A equipe das estrelas Maya Moore e Sylvia Fowles dominou a maior parte da liga de maneira impressionante, mas viu seu ritmo diminuído nas últimas semanas e agora precisa de uma vitória no sábado para confirmar a liderança na Conferência Oeste. A partida não deve apresentar maiores dificuldades. O time enfrenta no domingo o Washington Mystics, terceiro colocado no Leste, que tem simplesmente dez vitórias a menos que o Lynx até aqui.
Playoffs estão praticamente definidos
A edição 2017 da WNBA vai encerrar sua temporada regular neste final de semana, e os jogos servirão mais como amistosos de luxo do que qualquer outra coisa.
Das oito vagas disponíveis para o mata-mata que começa no dia 7 de setembro, nada menos que sete já foram ocupadas e têm suas ordens praticamente definidas.
No Oeste, o Lynx e o Los Angeles Sparks brigam pela liderança, mas a briga está praticamente definida em favor do Minnesota. O time chega a este momento do campeonato com a campanha de 25 jogos e 7 derrotas, enquanto o Sparks soma até aqui 24-8.
Os times que vêm a seguir na conferência são Phoenix Mercury (16-16) e Dallas Wings (15-17). Estes são os quatro classificados já garantidos no Oeste, pois as outras duas equipes da conferência, o Seattle Storm e o San Antonio Stars, ficaram pelo caminho com campanhas muito negativas. O San Antonio, para se ter ideia, chega a esta rodada de encerramento com simplesmente 7 vitórias e 25 (!) derrotas.
No Leste, a situação está um pouco mais nivelada, mas por baixo. E o curioso é que a briga pela primeira colocação segue ativa, assim como no Oeste.
A disputa toda para saber que equipe termina com a melhor campanha no Leste envolve o Connecticut Sun e o New York Liberty, times que tem, até o momento, retrospectos de 21-11 e 20-12.
O Connecticut enfrenta o Los Angeles Sparks neste sábado, enquanto o New York recebe o Dallas Wings. As duas partidas ocorrem nas quadras dos líderes. Se ambos confirmarem suas vitórias, o Connecticut mantém a liderança – algo que vem sendo realmente merecido pelo time da brilhante ala-pivô Jonquel Jones.
O que esperar de Chicago x Atlanta?
Cada equipe da WNBA cumpre 34 partidas em sua temporada regular, e esta reta final tem quatro equipes definidas no playoff do Oeste (Minnesota, Los Angeles, Phoenix e Dallas) e três no Leste (Connecticut, New York e Washington). A dúvida que fica é sobre a franquia que vai terminar de compor esta lista de classificado. Será o Chicago Sky ou o Atlanta Dream?
As campanhas de ambos são praticamente iguais até aqui, o que indica uma definição emocionante. O Atlanta leva a desvantagem do jogo a mais, por isso carrega um retrospecto de 12 vitórias e 20 derrotas. O Chicago tem as mesmas 12 vitórias, mas com 19 resultados negativos.
O Atlanta vai à quadra nesta sexta contra o Los Angeles Sparks. E no domingo, enfrenta o Phoenix Mercury, time forte que garantiu vaga no Oeste atrás apenas das duas equipes que brigam pela liderança. A lógica aponta que o Atlanta perca até mesmo os dois jogos – e aí entra a chance do Chicago, que faz seu único jogo restante neste sábado contra o Seattle Storm, penúltimo do Leste e que não deve oferecer maiores resistências.
E como segue o playoff daqui para a frente? Os dois times líderes de cada conferência garantem passagem para a semifinal. Antes desta semi propriamente dita há dois confrontos prévios, com o time de quinta melhor campanha enfrentando o oitavo, e o sexto pegando o sétimo. Os dois classificados destes jogos únicos se classificam para enfrentar, respectivamente, as equipes que terminarem na terceira e quarta colocações. Deste segundo confronto decisivo saem os semifinalistas que encaram os times que terminarem com as campanhas um e dois.
No ano passado, o Phoenix Mercury surpreendeu ao terminar a temporada regular em oitavo e chegar à semi, mas foi varrido facilmente pelo Lynx na série vencida por 3 a 0. Tal falta de surpresas deve se repetir na edição deste ano, dominada pelas equipes de sempre e que devem eventualmente se cruzar em uma nova final. Lynx e Sparks fizeram a decisão de 2016 – e só uma grande surpresa impedirá um tira-teima entre as duas.
WNBA – Classificação da Conferência Leste
- Connecticut Sun, 21 vitórias e 11 derrotas
- New York Liberty, 20-12
- Washington Mystics, 17-15
- Chicago Sky, 12-19
- Atlanta Dream, 12-20
- Indiana Fever, 9-24
WNBA – Classificação da Conferência Oeste
- Minnesota Lynx, 25 vitórias e 7 derrotas
- Los Angeles Sparks, 24-8
- Phoenix Mercury, 16-16
- Dallas Wings, 15-17
- Seattle Storm, 14-18
- San Antonio Stars, 7-25