Jogando “em casa”, o Paraná deve por um ponto final na sequência de vitórias do Internacional na Série B
Como a Série A está nesta semana mais morta que a criatividade do meio-campo do Corinthians, meu editor decretou: tu vai cobrir o Internacional na Série B e explicar porque ele vai ganhar do Paraná na terça-feira. O que prova que ele não lê meus textos. Se lesse, saberia que minha esposa é gremista e defender o Inter está fora de questão se eu pretendo voltar a dormir na minha cama ainda neste século – sim, ela não me perdoou pelo prognóstico de Cruzeiro x Grêmio pela semifinal da Copa do Brasil. Esperto que sou, passei a bucha colorada para o colo de meu nêmesis, Miguel Gonzalez e defenderei, alegremente, as cores do Paraná (mesmo porque, nem em sonho eu imagino ser possível o Inter sair da Arena da Baixada com a vitória e depois de ganhar a final do “Porradabol” do Ganhador com o Cruzeiro, como podemos ver aqui e aqui, pretendo continuar no topo da onda).
Em casa, mando eu!
Dono da melhor campanha como mandante no Campeonato Brasileiro da Série B, o Paraná conquistou 28 dos 30 pontos possíveis em seus domínios (9 vitórias e 1 empate), nos últimos 10 jogos que disputou em casa – sendo 7 vitórias seguidas até aqui. Números que impressionam até mesmo meu adversário, Miguel, e que podem fazer toda a diferença no embate de hoje – ainda bem para mim, porque quando atua como visitante, o desempenho paranaense cai consideravelmente – nos últimos 15 jogos (somando todas as competições) como visitante, o time somou 3 vitórias, 5 empates e 7 derrotas.
Para deixar tudo ainda mais interessante, o Paraná é o time que menos sofreu gols como mandante nesta Série B. Legal, né?
Por outro lado, “casa” é como a torcida do Paraná chama o estádio Durival Britto e não a Arena da Baixada (palco do duelo de hoje). Não entendo porque a diretoria do clube mandou o jogo para a casa do Atlético-PR, mas juro que se eu perder o “Porradabol” por causa disso, culparei a cartolagem até o fim dos meus dias (não que isso vá tirar-lhes o sono…).
Em busca da Série A
Embora o duelo de hoje não seja de suma importância para o projeto do Paraná de voltar à Série A – atualmente ocupa a 3ª posição com 46 pontos (8 atrás do líder, Internacional) conquistados em 13 vitórias, 7 empates e 7 derrotas – conseguir os 3 pontos pode lhe colocar numa posição mais confortável em relação aos seus perseguidores mais imediatos (Oeste, Juventude, Ceará e Vila Nova). Além do mais, vencer o líder é sempre bom para aumentar o moral da tropa.
A partida também serve para mostrar a força do elenco paranaense. Sem poder contar com o lateral-direito Cristovam, um dos líderes de desarmes na Série B (suspenso), e nem com o volante Leandro Vilela (lesionou-se na última rodada), o técnico Matheus Carvalho faz algum suspense sobre a escalação da equipe e quebra a cabeça para não ver a força doméstica de seu time cair diante do líder.
Nosso prognóstico
O duelo de hoje coloca frente a frente o melhor mandante contra o melhor visitante da Série B (pois é, depois de um início vacilante, o Internacional se encontrou no campeonato e melhorou em muito os seus números). Como se isso não fosse o bastante para fazer deste um jogo equilibrado, o colorado tem o melhor ataque (43 gols) e a melhor defesa (19 gols sofridos), ao passo que o Paraná vem logo atrás, com 39 gols marcados e 20 sofridos.
Com números assim, jogando em casa com o apoio da torcida e tendo o retrospecto de melhor mandante, é claro que o Paraná coloca um fim à série de 4 vitórias seguidas do Internacional, fatura os 3 pontos e dá mais um importante passo rumo à Série A.
28ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2017 – Série B
Terça-feira, 03 de outubro:
- 19h15: Ceará x Vila Nova
- 20h30: Paraná x Internacional
- 21h30: Brasil de Pelotas x Juventude
Sexta-feira, 06 de outubro:
- 19h15: Boa x Paysandu
- 20h30: CRB x ABC
- 21h30: Goiás x Náutico
Sábado, 07 de outubro:
- 16h30: Criciúma x Londrina
- 16h30: Oeste x Guarani
- 19h00: Luverdense x Figueirense
- 19h00: Santa Cruz x América-MG
Classificação da Série B de 2017
- Internacional, 54 – Campeão + Série A.
- América-MG, 48 – Série A.
- Paraná – 46, Série A.
- Vila Nova, 46 – Série A.
- Ceará, 45
- Juventude, 45
- Oeste, 44
- Criciúma, 39
- Londrina, 37
- Boa, 37
- Brasil de Pelotas, 34
- Guarani, 34
- Paysandu, 33
- CRB, 32
- Figueirense, 32
- Goiás, 31
- Luverdense, 31 – Série C.
- Santa Cruz, 29 – Série C.
- Náutico, 23 – Série C.
- ABC, 18 – Série C.