Veja aqui a lista de países classificados para a Copa do Mundo na Rússia 2018: Argentina está entre eles, mas a Holanda não.
Confira quem está dentro, quem está fora e quem briga pelas nove vagas restantes na Copa do Mundo da Rússia
As Eliminatórias da América do Sul, da Ásia, da CONCACAF e da Oceania chegaram ao fim. Em novembro, durante a última data FIFA do ano, os zonais da África, da Europa e a Repescagem definem os últimos participantes da Copa do Mundo do ano que vem. Confira abaixo quais são os países já classificados e vá se preparando para torcer pelo Brasil!
Holanda está fora; Itália vive drama
Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Islândia, Polônia, Portugal e Sérvia se juntaram à Bélgica para conhecer a linda Rússia, escrete anfitrião já garantido desde a escolha como sede.
Vale o comentário dos cem por cento de aproveitamento conquistado pelos germânicos, atuais detentores do troféu. Registro também a boa vitória lusitana sobre os suíços por 2 a 0, num verdadeiro confronto direto que calhou de acontecer ontem.
Croácia, Dinamarca, Grécia, Irlanda, Irlanda do Norte, Itália, Suécia e Suíça se enfrentam em um mata-mata por mais quatro vagas na fase final.
Bósnia & Herzegovina, Bulgária, Escócia, Eslováquia, Eslovênia, Holanda, Montenegro, País de Gales, Turquia e Ucrânia se tornaram os mais novos eliminados do Velho Continente.
O sorteio do playoff será no dia 17.
Messi leva a Argentina à Copa do Mundo
Com os brasileiros já bebendo vodka e com bolivianos e venezuelanos já parcelando seus novos aparelhos de televisão para assistir à Copa, as duas últimas jornadas definiram o destino das outras sete esquadras.
Na quinta-feira, o único que definiu seu futuro foi o Equador, que ficou sem chances de avançar.
Ontem, o Uruguai goleou a Bolívia para confirmar sua vice-liderança e a Argentina passeou no Equador para acabar com as dúvidas que pairavam sobre a Albiceleste.
Os paraguaios foram eliminados com um vexame histórico contra a Venezuela no Defensores del Chaco.
Como ninguém foi melhor do que ninguém em Lima, a Colômbia confirmou sua presença na Terra de Vladimir Putin e o Peru terá uma última chance encarando a Nova Zelândia.
Restam três vagas na África
A Nigéria se tornou a primeira representante do continente na Rússia, ao derrotar Zâmbia por 1 a 0 e confirmar a primeira posição do grupo B com uma rodada de antecedência. As Super Águias também despacharam Argélia, Camarões e Suazilândia ao longo da campanha. Será a segunda Copa seguida das Super Águas.
O Egito também só precisou de cinco pelejas para confirmar o primeiro lugar do grupo E. Sua última vítima foi o Congo, em Alexandria, por 2 a 1. Os Faraós eliminaram Chade, Gana e Uganda. Será a primeira vez da nação árabe na festa do mundo do velho esporte bretão desde 1990.
Tunísia e República Democrática do Congo decidem o classificado do quadrangular A na última jornada. Os tunisianos têm a faca e o queijo na mão. Guiné e Líbia estão fora.
A chave C tem Gabão e Mali eliminados. O Marrocos tem nove pontos, contra oito da Costa do Marfim. Na última data FIFA eles se encaram em Abidjan. Será que os marroquinos resistem aos Elefantes?
No grupo D, como a partida entre África do Sul e Senegal foi anulada por suposta manipulação de resultados, ainda há três jogos por acontecer e as quatro nações ainda podem sonhar em comer caviar fresquinho à beira do Rio Volga: a vantagem é senegalesa, que se derrotar os sul-africanos, garantem suas presenças. Burquina Faso e Cabo Verde torcem pelos de Johanesburgo.
Emoção até o apito final na CONCACAF
A última data FIFA foi emocionante. O México chegou classificado e fez dois amistosos de luxo. Costa Rica se garantiu na penúltima rodada.
Ontem, Estados Unidos, Honduras e Panamá entraram em campo para definir quem seguiria adiante, quem iria encarar a Austrália e quem seria barrado na festa. Com viradas no segundo tempo, Honduras quebrou a invencibilidade do México e Panamá surpreendeu a Costa Rica. No Caribe, os Estados Unidos sofreram um inesperado revés diante do lanterna Trinidad & Tobago.
Assim, o Panamá se credenciou pela primeira vez a participar do Mundial, Honduras foi para a Repescagem e os Estados Unidos assistem mesmo pela televisão.
Ásia tenta quinta vaga com a Austrália
Desde a última data FIFA que as vagas automáticas da Confederação Asiática de Futebol já eram conhecidas.
Os eternos rivais políticos e econômicos do Oriente Médio vão à Rússia. Será o segundo certame consecutivo dos iranianos, enquanto que os sauditas retornam à festa pela primeira vez desde 2006.
No extremo oriente os dois quadros mais tradicionais do continente também asseguraram suas presenças. A Coreia do Sul participa de todas as fases finais desde 1986. O Japão só acordou para o futebol mais tarde e é presença certa desde 1998.
A Austrália é a representante da AFC (Asian Football Confederation) na Repescagem. A seleção da Oceania eliminou a Síria no playoff: 1 a 1 na Malásia e 1 a 1 em casa. O embate foi para a prorrogação, onde os Cangurus venceram por 1 a 0.
Repescagem definida
Honduras e Austrália duelam por uma vaga. O duelo de ida deve ser marcado para San Pedro Sula e o de volta está confirmado para Sydney.
A outra eliminatória será entre Nova Zelândia e Peru. O primeiro capítulo da batalha acontece em Wellington e o segundo em Lima.
Os dois sobreviventes poderão fazer compras no famoso GUM, enquanto que os perdedores darão adeus à Rússia.
Lista dos países classificados para a Copa do Mundo 2018
- África: Egito e Nigéria.
- América do Sul: Argentina, Brasil, Colômbia e Uruguai.
- CONCACAF: Costa Rica, México e Panamá.
- Europa: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Islândia, Polônia, Portugal, Rússia e Sérvia.
- Ásia: Arábia Saudita, Coreia do Sul, Irã e Japão.
Quem ainda sonha?
- África do Sul, Austrália, Burquina Faso, Cabo Verde, R. D. Congo, Costa do Marfim, Croácia, Dinamarca, Grécia, Honduras, Irlanda, Irlanda do Norte, Itália, Marrocos, Nova Zelândia, Peru, Senegal, Suécia, Suíça e Tunísia.
Os 25 favoritos à volta olímpica
- Alemanha
- França
- Brasil
- Espanha
- Argentina
- Bélgica
- Inglaterra
- Itália
- Portugal
- Colômbia
- Uruguai
- Rússia
- Croácia
- Polônia
- México
- Suíça
- Sérvia
- Suécia
- Dinamarca
- Japão
- Nigéria
- Costa do Marfim
- Islândia
- Costa Rica
- Irlanda