Pensando apenas na Libertadores, reservas do Grêmio encaram o Avaí pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Pela segunda vez nesta edição do Campeonato Brasileiro da Série A, o Avaí tem em seu caminho – pela força das circunstâncias – o time reserva do Grêmio que, mais do que nunca, só tem olhos para a Copa Libertadores da América depois da goleada por 3 a 0 pra cima do Barcelona de Guayaquil na última quarta-feira (resultado que praticamente garante o tricolor na final da competição). Será que os reservas de Renato Gaúcho conseguirão devolver, amanhã, os 2 a 0 sofridos em Porto Alegre no primeiro turno?
Fora do Z-4?
Fazendo o último jogo do domingo, na Ressacada, o Avaí pode dar o pontapé inicial dentro do Z-4 por conta da combinação de resultados das outras equipes que, assim como o time catarinense, lutam para fugir da Série B. Mas, mais do que se preocupar com o desempenho dos outros times, o time de Claudinei Oliveira precisa se preocupar com seus péssimos números como mandante: pontuando em 11 dos 15 jogos que fez em seu estádio, o Avaí tem o quarto pior desempenho como mandante somando 8 empates e apenas 3 vitórias em seus domínios.
Muito disso se deve ao baixo aproveitamento ofensivo do time que, com míseros 20 gols marcados, tem o pior ataque do Brasileirão. E como tudo que está ruim sempre pode piorar, apenas 9 deles foram marcados na Ressacada.
A grande aposta do Avaí é na manutenção e continuidade do trabalho. Sem caixa para fazer grandes investimentos, o time é o único dos que brigam na parte de baixo da tabela que não trocou de técnico durante o Brasileiro. O técnico Claudinei Oliveira também acredita na manutenção de um time e de um padrão e por isso “inventa” pouco com a equipe que nos últimos 5 jogos conquistou apenas 4 pontos em 15 possíveis.
Brasileirão? Que Brasileirão?
Sem interesse nenhum no Campeonato Brasileiro há algumas boas rodadas, o Grêmio segue cumprindo tabela esperando, agora, apenas pelo rival na grande final da Copa Libertadores – sim, porque depois dos 3 a 0 em cima do Barcelona, em Guayaquil, na última quarta-feira, Renato Gaúcho precisa ser um gênio às avessas para perder a vaga jogando em casa no próximo dia 1º.
Disposto a correr “risco zero” com seu time titular, o treinador tricolor deve poupar todo mundo que jogou no meio de semana – diferente até do que havia feito na rodada anterior (derrota por 3 a 1 para o Palmeiras) quando colocou Michel e Luan em campo para que os dois, precisando ganhar condicionamento e ritmo de jogo, estivessem em melhor forma para o duelo no Equador. Desta vez, nem mesmo eles devem ir à Santa Catarina.
Somando 50 pontos em 15 vitórias, 5 empates e 10 derrotas, o Grêmio pode se dar ao luxo de “descartar” mais uma rodada no Brasileirão e ainda assim se manter vivo na disputa por uma vaga à fase de grupos da Libertadores do ano que vem (seu “Plano B” caso o título continental não venha este ano). Com 7 pontos conquistados nos últimos 15 disputados, o tricolor gaúcho joga para o gasto nesta reta final de Campeonato Brasileiro e preserva a sua magia para os jogos que realmente lhe interessam – como vimos esta semana no Equador.
Histórico
Avaí e Grêmio já se encontraram 12 vezes no Campeonato Brasileiro, com 8 vitórias gaúchas, 3 catarinenses e apenas um empate. Pelo primeiro turno desta edição do Brasileirão, o Avaí venceu os reservas tricolores por 2 a 0 na Arena do Grêmio.
Nosso palpite
Esse é barbada: o Grêmio não está nem aí para o Campeonato Brasileiro. Segue jogando porque precisa e – se duvidar – nem mesmo Renato Gaúcho irá para Santa Catarina. Apesar de todas as suas limitações ofensivas e de elenco, o Avaí deve conquistar os 3 pontos em casa (pra variar) e seguir fora do Z-4 por mais uma rodada.
Jogos e palpites para a 31ª rodada do Campeonato Brasileiro
Sábado, 28 de outubro de 2017
- 17:00 – São Paulo x Santos – palpite: empate
- 19:00 – Flamengo x Vasco – palpite: Vasco
- 21:00 – Atlético-PR x Chapecoense – palpite: Atlético-PR
Domingo, 29 de outubro de 2017
- 17:00 – Fluminense x Bahia – palpite: Bahia
- 17:00 – Atlético-MG x Botafogo – palpite: empate
- 17:00 – Ponte Preta x Corinthians – palpite: Corinthians
- 18:00 – Sport x Coritiba – palpite: Sport
- 18:00 – Vitória x Atlético-GO – palpite: Vitória
- 19:00 – Avaí x Grêmio – palpite: Avaí
Segunda-feira, 30 de outubro de 2017
- 20:00 – Palmeiras x Cruzeiro – palpite: Cruzeiro
Caneladas ao vivo
E neste domingo a partir das 17 horas, estarei ao vivo no Twitter do Ganhador comentando o jogo entre Ponte Preta e Corinthians. A Macaca precisa dos pontos para fugir do Z-4 e o Timão tem que vencer para manter Santos e Palmeiras no retrovisor. O domingão promete!