Atlético-MG e Botafogo fazem um confronto direto por um lugar na próxima Libertadores
Mineiros e cariocas vivem um bom momento neste segundo turno
O Campeonato Brasileiro chega na 31ª rodada neste final de semana e tem confronto direto por um lugar na próxima Copa Libertadores. Na décima posição, com 41 pontos, o Atlético-MG visita o Botafogo, que é o 6º colocado, com 47. O duelo ocorre neste domingo, às 17h, no Independência.
Atlético-MG embalado
Depois de uma derrota terrível por 3 a 2 para a modesta Chapecoense, o torcedor do Atlético-MG ficou preocupado de ver o ano acabar sem ao menos brigar por uma vaga no G-7. No entanto, a recuperação veio no momento certo, logo no clássico contra o Cruzeiro. A vitória por 3 a 1 e a forma que foi conquistada, de virada e com grande atuação de Robinho, renovou as esperanças de um 2017 positivo.
Agora a equipe precisa fazer as pazes com o Independência. Apesar do Galo ser historicamente forte no local, na temporada tem deixado a desejar. Pelo Brasileirão, são somente quatro vitórias e três empates nas 15 partidas no estádio. Sofrer oito derrotas com o mando de campo não combina com a grandeza do Atlético e precisará mudar isso se quiser realmente brigar pela classificação para a Copa Libertadores.
Por outro lado, dá para esperar sempre gols dos mineiros. Com exceção do duelo contra o Londrina, pela Primeira Liga, o time balançou as redes em todas as últimas 10 apresentações. Um primeiro passo para conquistar os três pontos domingo.
Botafogo tenta se segurar
Ir para a Libertadores pelo segundo ano seguido mesmo com um orçamento baixo seria fantástico para o Botafogo. A equipe basicamente rivaliza com dois rivais cariocas, o Atlético-PR e o próprio Atlético-MG. Com isso, seria fundamental voltar de Belo Horizonte com no mínimo um empate, pois frearia o adversário.
O feito não chega a ser impossível, pois o alvinegro carioca pontuou em 10 das 15 partidas fora de casa. O problema está só na defesa, que sofreu gols em todas os últimos sete jogos e é a mais vazada entre os que estão se classificando para a Libertadores. Conquistar um resultado positivo passa diretamente pelas mãos de Jair Ventura, que precisa encontrar uma solução para esta situação.
Retrospecto de Atlético-MG x Botafogo
O duelo entre os alvinegros tem sido extremamente equilibrado. Nos últimos dez encontros, os cariocas levaram a melhor em quatro oportunidades contra três dos cariocas, além de outros três empates.
No entanto, o Botafogo tem sofrido quando vai em Belo Horizonte enfrentar o galo. Os mineiros ganharam todos os últimos três duelos em casa, com direito a um 5 a 3 no ano passado.
Prováveis escalações
O Atlético-MG vai completo para a partida, enquanto o Botafogo não terá Rodrigo Lindoso e Marcos Vinícius, que estão suspensos.
Atlético-MG: Victor; Marcos Rocha, Felipe Santana, Gabriel e Fabio Santos; Adílson, Elias, Cazares, Valdívia e Robinho; Fred.
Botafogo: Gatito Fernández; Luís Ricardo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luís; Valencia, Paulo, Bruno Silva, Guilherme e Rodrigo Pimpão; Marlos Brenner.
Palpite
Jogando em casa e vindo embalado de uma vitória em um clássico, o Atlético-MG é o favorito para a partida e deve levar os três pontos.
Jogos da 31ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017
Sábado, 28 de outubro
- 17:00 – São Paulo x Santos. Palpite: São Paulo vence por 2 a 1
- 19:00 – Flamengo x Vasco. Palpite: 1 a 1
- 21:00 – Atlético-PR x Chapecoense. Palpite: Atlético-PR vence por 2 a 0
Domingo, 29 de outubro
- 17:00 – Atlético-MG x Botafogo. Palpite: Atlético-MG vence por 2 a 1
- 17:00 – Fluminense x Bahia. Palpite: Fluminense vence por 1 a 0
- 17:00 – Ponte Preta x Corinthians. Palpite: 1 a 1
- 18:00 – Sport Recife x Coritiba. Palpite: Sport Recife vence por 2 a 0
- 18:00 – Vitória x Atlético-GO. Palpite: Vitória vence por 3 a 1
- 19:00 –Avaí x Grêmio. Palpite: Avaí vence por 2 a 0
Segunda-feira, 30 de outubro
- 20:00 – Palmeiras x Cruzeiro. Palpite: Palmeiras vence por 2 a 0
Classificação do Campeonato Brasileiro 2017
- Corinthians, 59 – Libertadores
- Palmeiras, 53 – Libertadores
- Santos, 53 – Libertadores
- Grêmio, 50 – Libertadores
- Cruzeiro, 47 – Libertadores
- Botafogo, 47 – Pré-Libertadores
- Flamengo, 46 – Pré-Libertadores
- Vasco, 43 – Copa Sul-Americana
- Atlético-PR, 41 – Copa Sul-Americana
- Atlético-MG, 41 – Copa Sul-Americana
- Chapecoense, 38 – Copa Sul-Americana
- Bahia 38 – Copa Sul-Americana
- Fluminense, 38 – Copa Sul-Americana
- São Paulo, 37
- Sport Recife, 35
- Avaí, 34
- Vitória, 33 – Série B
- Ponte Preta, 32 – Série B
- Coritiba, 32 – Série B
- Atlético-GO, 26 – Série B