São Paulo visita lanterna Atlético-GO pela 32ª rodada do Brasileirão para espantar de vez o fantasma do rebaixamento
Paulistas chegam de duas vitórias seguidas
O São Paulo conseguiu fugir da zona de rebaixamento e até abrir uma boa vantagem em relação ao Z-4. Ainda assim, o clube não pode bobear e precisa buscar no mínimo mais duas vitórias para resolver a sua situação. Uma destas pode ocorrer já neste sábado, contra o Atlético-GO, que está com um pé na segundona.
São Paulo perto de se salvar
Quando Rogério Ceni deixou o São Paulo, a torcida certamente ficou preocupada como nunca antes na história. Ocupando raramente as últimas posições da tabela, o tricolor se viu na zona de rebaixamento, com um péssimo futebol e grande dificuldade de conseguir pontuar. Até mesmo após a chegada de Dorival Júnior a situação demorou a se ajeitar.
Aliás, o melhor momento do clube até aqui é exatamente o atual, com nove pontos conquistados nos últimos quatro jogos. A sequência tirou o time do Z-4 e o levou para a 11ª posição, com 40 pontos. Se conseguir vencer, ficaria precisando de mais três ou no máximo quatro pontos para garantir a sua permanência na elite.
O cenário pode ficar ainda incrivelmente melhor se o Grêmio vencer a Libertadores. Isso porque o título dos gaúchos abriria uma vaga para a próxima edição do torneio continental, que iria para o 8º colocado, que por enquanto é o Vasco. Acontece que os cariocas têm somente quatro a mais do que o tricolor paulista, o que poderia transformar um ano perdido em um desfecho fantástico.
No entanto, indo um passo de cada vez, o São Paulo vai ter que superar neste sábado a sua dificuldade de vencer fora de casa. Foram somente duas em 15 partidas no Brasileirão.
Atlético-GO sem forças
Nas últimas posições desde o começo do campeonato, o Atlético-GO até que vem se segurando por muito tempo. No entanto, apesar de ainda não ter a queda decretada, a fuga parece impossível. A distância para o primeiro fora da zona de rebaixamento no momento é de oito pontos. Para chegar aos 46 necessários geralmente para escapar teria que ganhar seis e empatar um dos sete jogos restantes. Tarefa difícil de imaginar para alguém que só venceu sete até aqui.
Além disso, o grupo parece ter perdido as esperanças, após a nova sequência de cinco apresentações sem vitória. Com isso, um triunfo neste final de semana seria uma grande zebra.
Retrospecto de Atlético-GO x São Paulo
Os dois times se enfrentaram sete vezes no Brasileirão ao longo da história. Curiosamente, o retrospecto aponta equilíbrio, com duas vitórias para cada lado e três empates. Aliás, os paulistas jamais venceram o Atlético-GO fora de casa pela competição.
Pelo primeiro turno desta edição, os goianos visitaram o São Paulo e arrancaram um empate em 2 a 2 nos minutos finais.
Prováveis escalações
As duas equipes entram com a mesma formação da última rodada.
Atlético-GO: Marcão; Lemos, William Alves, Gilvan e Bruno Pacheco; Ronaldo, Paulinho, Diego Rosa, Jorginho e Morais; Walter
São Paulo: Sidão; Buffarini, Arboleda, Rodrigo Caio e Edimar; Jucilei, Petros, Hernanes, Guilherme e Cueva; Lucas Pratto.
Palpite
Sem mais esperanças de fugir do rebaixamento, o Atlético-GO vem caindo de rendimento e não deve ter condições de segurar o São Paulo, que está embalado. Sendo assim, pode confiar em um triunfo dos paulistas.
Jogos da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017
Sábado, 4 de novembro
- 17:00 – Santos x Atlético-MG. Palpite: Santos vence por 1 a 0
- 19:00 – Atlético-GO x São Paulo. Palpite: São Paulo vence por 2 a 0
- 19:00 – Botafogo x Fluminense. Palpite: Botafogo vence por 2 a 1
- 21:00 – Coritiba x Avaí. Palpite: Coritiba vence por 1 a 0
Domingo, 5 de novembro
- 17:00 – Corinthians x Palmeiras. 1 a 1
- 17:00 – Cruzeiro x Atlético-PR. Palpite: 0 a 0
- 17:00 – Grêmio x Flamengo. Palpite: 1 a 1
- 18:00 – Bahia x Ponte Preta. Palpite: Bahia vence por 2 a 0
- 19:00 – Chapecoense x Sport. Palpite: Chapecoense vence por 3 a 1
- 19:00 –Vasco x Vitória. Palpite: Vasco vence por 1 a 0
Classificação do Campeonato Brasileiro 2017
- Corinthians, 59 – Libertadores
- Palmeiras, 54 – Libertadores
- Santos, 53 – Libertadores
- Grêmio, 51 – Libertadores
- Cruzeiro, 48 – Libertadores
- Botafogo, 48 – Pré-Libertadores
- Flamengo, 47 – Pré-Libertadores
- Vasco, 44 – Copa Sul-Americana
- Atlético-PR, 42 – Copa Sul-Americana
- Atlético-MG, 42 – Copa Sul-Americana
- São Paulo, 40 – Copa Sul-Americana
- Chapecoense, 39 – Copa Sul-Americana
- Bahia, 39 – Copa Sul-Americana
- Fluminense, 39
- Sport Recife, 35
- Coritiba, 35
- Ponte Preta, 35 – Série B
- Avaí, 35 – Série B
- Vitória, 34 – Série B
- Atlético-GO, 27 – Série B