Como o Corinthians pode ser campeão brasileiro já nesta quarta?
Time joga em casa contra o Fluminense às 21h45 (de Brasília) precisando de uma vitória simples para fechar o Brasileirão com três rodadas de antecedência
O “campeão dos campeões”. Este trecho do hino do Corinthians ecoa mais forte do que nunca nesta semana em que a equipe pode – e deve – conquistar o seu sétimo título brasileiro. As chances são tão grandes que há a possibilidade de a taça vir até mesmo sentando no sofá, na quinta-feira (16), embora toda a torcida esteja realmente enlouquecida com a possibilidade de ver o Timão fechar o campeonato na Arena Corinthians, em Itaquera, às 21h45 (de Brasília) desta quarta (15) que tem tudo para entrar para a história do clube.
Se ganhar, é campeão. Mais claro, impossível!
O Corinthians soma 68 pontos até aqui, a exatas quatro rodadas para o fim da competição. O concorrente menos distante é o Grêmio, dez pontos atrás. É fácil entender como a conquista pode ser selada nesta quarta (15). Depois deste meio de semana, faltarão três rodadas – ou seja, nove pontos em jogo. O Corinthians define a situação se conservar a sua distância, e a forma mais efetiva de isso acontecer é ganhar do Fluminense em Itaquera.
Não precisa fazer conta nenhuma. É só vencer o Flu. E não é difícil imaginar que tal postura domine as ações do Corinthians nesta quarta-feira (15). Mais na base da raça que do bom futebol, a equipe fez o que precisava para vencer – também em Itaquera – o Palmeiras por 3×2 e o Avaí por 1×0, gol de peito do folclórico turco-britânico Kazim, um dos xodós da nação corintiana.
Vale a pena inclusive repassar quais foram os adversários do Corinthians em cada uma das suas taças do Brasileirão.
A primeira veio em 1990, em uma épica final contra o São Paulo de Raí e Telê – 1×0, gol de Tupãzinho. O Corinthians depois conquistou o Brasileiro em 1998 e 1999, contra Cruzeiro e Atlético-MG, respectivamente.
Depois, as conquistas viriam já no formato de pontos corridos. Em 2005, o adversário foi o Goiás. Em 2011, no Pacaembu lotado e emocionado no dia da morte de Sócrates, o rival acabou sendo o Palmeiras. Em 2015, um adversário do Rio, como provavelmente vai ser nesta quarta (15). Há dois anos, foi o Vasco. Agora pode ser o Fluminense.
O cálculo do título
O Corinthians tem a possibilidade de ser campeão nesta quarta (15) mesmo com derrota para o Fluminense por uma simples razão: o Alvinegro precisaria torcer pelo Sport contra o Palmeiras às 20h (de Brasília) da quinta-feira (16), no Allianz Parque. Seria engraçado de ver a mobilização corintiana “secando” o Palmeiras, podendo assegurar o título com esta torcida contrária.
A possibilidade que o Corinthians teria de entrar em campo já campeão passaria pela derrota do Grêmio para o São Paulo em Porto Alegre. Os dois tricolores se enfrentam às 19h30 (de Brasília), e o resultado já será conhecido quando Corinthians e Fluminense derem o pontapé inicial, às 21h45.
Mas tal possibilidade de título não é colocada em prática. Em caso de derrota de Grêmio e Corinthians, a pontuação seria obviamente mantida, com o Corinthians parando com os mesmos 68, contra a possibilidade de o Palmeiras, hoje com 57, alcançar 60 e ficar a oito pontos de distância do Corinthians com mais nove em jogo.
O Timão, claro, pode ser campeão até mesmo se perder ou empatar com o Fluminense.
E as duas possibilidades passam pelo que Grêmio e Palmeiras vão fazer.
Se empatar com o Flu, o Corinthians precisa que Grêmio e Palmeiras percam ou empatem suas partidas.
Em caso de derrota para o tricolor carioca, o Corinthians precisa torcer pela derrota do Grêmio e no máximo um empate do Palmeiras contra o Sport. Que ironia: ser campeão pelos pés dos rivais São Paulo (contra o Grêmio) e Palmeiras (contra o Sport).
Os matemáticos calculam que a conquista do Corinthians já está 99% assegurada. E este 1% tem tudo para chegar ainda neste meio de semana – quarta ou quinta, pouco importa. O importante para o corintiano é aproveitar este Carnaval fora de hora.
Jogos da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2017
Quarta-feira, 15 de novembro
- 17:00 – Ponte Preta x Atlético-PR – Palpite: Ponte Preta
- 19:30 – Cruzeiro x Avaí – Palpite: Cruzeiro
- 19:30 – Grêmio x São Paulo – Palpite: Empate
- 21:45 – Corinthians x Fluminense – Palpite: Corinthians
- 21:45 – Vasco x Atlético-MG – Palpite: Empate
Quinta-feira, 16 de novembro
- 20:00 – Botafogo x Atlético-GO – Palpite: Botafogo
- 20:00 – Chapecoense x Vitória – Palpite: Chapecoense
- 20:00 – Palmeiras x Sport – Palpite: Palmeiras
- 21:00 – Bahia x Santos – Palpite: Santos
- 21:00 – Coritiba x Flamengo – Palpite: Flamengo