Palmeiras enfrenta o Bragantino para manter os 100% de aproveitamento
Braga vem de derrota, mas para se classificar, precisará vencer contra os grandes.
Com a vitória em casa sobre o Red Bull Brasil na última quinta-feira (25), o Palmeiras tornou-se o único time com 100% de aproveitamento no Paulistão 2018, e até o momento faz jús aos altos investimentos da sua patrocinadora. Para manter o embalo, o Verdão enfrenta o Bragantino neste domingo, às 17 horas (horário de Brasília), no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. O Massa Bruta vem de derrota para o São Bento, mas é o vice-líder do Grupo A, e há duas rodadas aprontou pra cima do Santos em plena Vila Belmiro.
Roger Machado deve promover novos testes no Palmeiras
Foi difícil, mas o Palmeiras chegou aos nove pontos no duelo contra o Red Bull Brasil pela terceira rodada. Na pior atuação do Porco neste Paulistão, os campineiros saíram na frente aos 23 minutos do primeiro tempo, em cabeçada de Deivid, e intensificaram sua estratégia de sair apenas em contra-ataques. O gol de empate aconteceu em um lance fortuito, aos 47. Após cobrança de falta de Lucas Lima, o volante Thiago Santos, em posição irregular, desviou para as redes.
O time da casa voltou mais incisivo para a etapa complementar, e obrigou o goleiro Júlio César a trabalhar. Borja, Dudu e Thiago Santos foram os responsáveis pelos lances mais perigosos, mas o Red Bull Brasil se segurava. Aos 29, Eder Luis sofreu pênalti de Antônio Carlos, e o RB teve uma oportunidade de ouro para retomar a dianteira. O goleiro Jaílson foi muito bem para defender a cobrança de Rodrigo Andrade, e com a moral elevada, o Alviverde foi buscar o gol da vitória, que saiu aos 42, novamente por intermédio do improvável herói Thiago Santos.
Depois de insistir na mesma formação nas duas primeiras partidas, como forma de aprimorar o entrosamento da equipe, o técnico Roger Moreira parece ter aberto a temporada de testes no plantel palmeirense. Foram três mudanças contra o RB, Mayke na vaga de Marcos Rocha, Thiago Santos no lugar de Felipe Melo e Keno em substituição a Willian, e esta tendência deve se manter na partida contra o Bragantino.
“Quando você tem jogadores de qualidade similar, aumenta a qualidade do treinamento, há uma disputa pela vaga. Agora sabemos que 30 jogadores com o mesmo nível, escalar onze, pode gerar naturais descontentamentos. Mas aí entra a capacidade do treinador de gerir essas questões, ser justo nas escalações, tentar manter geral motivado e interessado. Isso é importante para gente”, pontuou o comandante.
O que segue como um mistério é se Gustavo Scarpa finalmente fará sua estreia pelo clube do Parque Antártica. O meia vem participando dos treinamentos, mas ainda não adquiriu pleno condicionamento físico.
Braga é seguido de perto pelo Ituano, e precisa vencer para respirar
Depois de quebrar um jejum de sete anos sem vitórias sobre o Santos, a expectativa era de que o Bragantino embalasse no campeonato, mas o time do ABC tropeçou em casa logo na rodada seguinte, e perdeu sua invencibilidade no duelo contra o São Bento.
O Massa Bruta segue na zona de classificação para a segunda fase como segundo colocado no Grupo A, com a mesma pontuação do Corinthians, mas já vê sua posição ameaçada pelo Ituano, que entrará de vez na briga se conseguir somar três pontos contra o Santos.
Jogando em casa, e precisando vencer, o time dirigido por Marcelo Veiga deve dar muito trabalho ao Verdão.
Retrospecto de Bragantino x Palmeiras
Palmeiras e Bragantino não se enfrentam desde o Paulistão de 2015, quando o Alviverde venceu por 1×0, no Allianz Parque. Além desta partida, o Palmeiras venceu outras oito das últimas dez. A última vez que o Braga levou a melhor foi no longínquo ano de 1997, em confronto válido pelo Campeonato Brasileiro. Ao todo, foram 37 jogos, com 20 vitórias palmeirense, nove empates e oito êxitos do Massa Bruta.
Últimos jogos
- 07/03/2015 – Palmeiras 1×0 Bragantino
- 27/03/2014 – Palmeiras 2×0 Bragantino
- 19/10/2013 – Bragantino 0x2 Palmeiras
- 02/08/2013 – Palmeiras 2×1 Bragantino
- 20/01/2013 – Palmeiras 0x0 Bragantino
Prováveis escalações
Bragantino: Alex Alves; Ewerton, Lázaro, Guilherme Mattis, Fabiano; Adenilson, Evandro, Vitinho; Gerley, Léo Jaime, Matheus Peixoto. Técnico: Marcelo Veiga
Palmeiras: Jailson; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Thiago Martins e Victor Luis; Felipe Melo e Tchê Tchê; Dudu, Lucas Lima e Willian. Técnico: Roger Machado
Palpite
Será difícil segurar o Palmeiras neste Paulistão. O plantel que Roger Machado tem nas mãos é tão qualificado que o time vence até em seus dias de pouca inspiração, e há sempre um reserva de bom nível para substituir quem joga mal. A exemplo do que aconteceu na partida contra o Botafogo-SP, o calor de Bragança Paulista poderá atrapalhar, mas nada que impeça a vitória Alviverde. Meu palpite é que o placar da partida será 2×0 para os visitantes.
Jogos da 4ª rodada do Campeonato Paulista 2018
Sábado, 27 de janeiro
- 17:00 – Corinthians x São Paulo – Palpite: Corinthians
- 19:00 – Novorizontino x São Caetano – Palpite: Empate
Domingo, 28 de janeiro
- 17:00 – Bragantino x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
- 17:00 – São Bernardo x Ponte Preta – Palpite: Empate
- 19:30 – Santos x Ituano – Palpite: Santos
Segunda-Feira, 29 de janeiro
- 17:00 – Santo André x Mirassol – Palpite: Santo André
- 19:30 – Red Bull Brasil x Linense – Palpite: Red Bull Brasil
- 20:00 – Ferroviária x Botafogo-SP – Palpite: Ferroviária