Flamengo se divide em três competições e tenta driblar desgaste contra a Chapecoense
Cariocas defendem a liderança do Campeonato Brasileiro
O Campeonato Brasileiro chega a 5ª rodada neste final de semana e o líder Flamengo terá um grande teste pela frente. Além de encarar a Chapecoense, na Arena Condá, o clube precisará superar o desgaste da maratona de jogos, que inclui as disputas da Copa do Brasil e da Libertadores. Isso pode ter um peso considerável no rendimento domingo, principalmente por causa da possibilidade de poupar alguns jogadores.
Flamengo terá que rodar o elenco
A classificação do Flamengo sobre a Ponte Preta, pela Copa do Brasil, aconteceu sem grandes sustos, mas a partida exigiu bastante o físico da equipe, que já vinha de uma sequência pesada de viagens e jogos seguidos. Além disso, na quarta-feira o clube terá pela frente o Emelec e o duelo é considerado decisivo para o Rubro-Negro, que garante a classificação para as oitavas de final em caso de vitória.
Sabendo disso e vendo que alguns jogadores estão desgastados, o técnico Maurício Barbieri deverá promover algumas mudanças. Na lateral, Pará deve ganhar uma chance no lugar de Rodinei, que é uma troca que costuma acontecer normalmente.
No meio de campo Cuellar ou Paquetá devem sair para a entrada de Arão. O mesmo vale para Vinicius Júnior, que deixou o campo com dores no duelo contra a Ponte Preta. Para o seu lugar, a tendência é a entrada de Jean Lucas, empurrando Éverton Ribeiro para a ponta.
Cansado e com algumas mudanças seria uma surpresa ver o Rubro-Negro voltar de Santa Catarina com uma vitória. Porém, diante da boa fase, com nove jogos sem perder e seis sofrer gols, e tendo um elenco bem forte, a expectativa é que o clube consegue segurar um empate, que deve ser o suficiente para a manutenção do primeiro lugar. Com um pontinho conquistado, o Flamengo só perderia a ponta caso o Palmeiras ganhe por quatro ou mais gols de diferença.
Chapecoense busca primeira vitória
Com três empates e uma derrota nas quatro primeiras rodadas, a Chapecoense aparece na zona de rebaixamento do Brasileirão. A situação não chega a surpreender, pois os catarinenses estão apresentando um futebol limitado desde o começo da temporada.
A fase é tão complicada que nem mesmo a Arena Condá está salvando. Nos dois compromissos em casa pelo campeonato a equipe teve que se contentar com empates em 1 a 1. O pior de tudo é que isso aconteceu contra adversários que não são tão fortes, como o Vasco – que vem levando muitas goleadas – e o Paraná – lanterna da competição.
Sendo assim, a Chapecoense tem que ir com tudo para cima do Flamengo neste domingo, principalmente porque o adversário vem bem modificado. Um resultado positivo contra um dos candidatos ao título e atual líder daria bastante moral ao time, que no momento é tratado como um dos possíveis rebaixados desta edição.
Retrospecto do confronto
As duas equipes já se encontraram dez vezes e o Flamengo tem ampla vantagem. Foram sete triunfos dos cariocas contra apenas um dos catarinenses e dois empates. O detalhe é que a Chapecoense não ganha o confronto desde o primeiro duelo entre os dois times, pelo Brasileirão de 2014.
No ano passado, o Rubro-Negro levou a melhor nos dois jogos pelo Campeonato nacional e ainda eliminou o adversário na Copa Sul-Americana, ao empatar fora de casa em 0 a 0 e golear no Rio de janeiro por 4 a 0.
Jogos da 5ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018
Sábado, 12 de maio
- 19:00 – Grêmio x Internacional. Palpite: Grêmio vence por 3 a 1
Domingo, 13 de maio
- 11:00 – Cruzeiro x Sport Recife. Palpite: Cruzeiro vence por 2 a 0
- 16:00 – Atlético-PR x Atlético-MG. Palpite: Atlético-PR vence por 2 a 1
- 16:00 – Bahia x São Paulo. Palpite: Bahia vence por 2 a 1
- 16:00 – Chapecoense x Flamengo. Palpite: 1 a 1
- 16:00 – Corinthians x Palmeiras. Palpite: Corinthians vence por 1 a 0
- 19:00 – Vasco x Vitória. Palpite: Vasco vence por 2 a 1
- 19:00 – Santos x Paraná. Palpite: Santos vence por 3 a 0
Segunda-feira, 14 de maio
- 20:00 – Botafogo x Fluminense. Palpite: 1 a 1
- 20:00 – Ceará x América-MG. Palpite: Ceará vence por 1 a 0
Classificação do Campeonato Brasileiro 2018
- Flamengo, 10
- Palmeiras, 8
- Vasco, 7
- Grêmio, 7
- Corinthians, 7
- Atlético-MG, 7
- Fluminense, 7
- Sport Recife, 7
- América-MG, 6
- São Paulo, 6
- Atlético-PR, 5
- Botafogo, 5
- Internacional, 4
- Cruzeiro, 4
- Bahia, 4
- Santos, 3
- Chapecoense, 3
- Ceará, 2
- Vitória, 1
- Paraná, 1