Vai embalar? Cruzeiro recebe o Sport para subir no Brasileirão
Mineiros são favoritos para duelo deste domingo
Todo começo de Campeonato Brasileiro traz equipes fortes na parte de baixo da tabela. Desta vez é o Cruzeiro, que só conheceu a sua primeira vitória na 4ª rodada. Agora, os mineiros tentam embalar para encostar nos líderes e para isso precisam vencer o Sport Recife em casa.
Cruzeiro mira arrancada
Cerca de duas semanas atrás o Cruzeiro vivia um caos. O clube estava com a corda no pescoço na Copa Libertadores e vinha de derrota por 1 a 0 para o Fluminense no Brasileiro mesmo tendo atuado um tempo inteiro com um jogador a mais. Isso significava que a Raposa seguia zerada após duas rodadas. Depois disso, a equipe se acertou e aplicou duas goleadas na competição continental, o que deixou a classificação bem perto.
No Brasileirão, a recuperação ainda não está neste mesmo nível, mas ao menos segurou um 0 a 0 fora de casa com o Internacional e ganhou do Botafogo por 1 a 0. Como podem ver, a principal razão para esta nova fase é que o time tem sofrido poucos gols. Foram só dois nas últimas nove partidas.
Por outro lado, o ataque segue bem inconstante. Em duas ocasiões, o setor liderado por Thiago Neves e Sassá funcionou muito bem, aplicando uma chuva de gols para cima de Universidad de Chile e Vasco. Já em outras cinco oportunidades destes nove duelos passou zerado.
Sem conseguir furar com facilidade as retrancas, o Cruzeiro consegue ir melhor contra adversários que costumam propor o jogo, o que não deve ser o caso deste domingo. Sendo assim, os mineiros só vencerão com facilidade caso marquem ainda no primeiro tempo. Senão, o mais provável é que o triunfo ocorra com uma boa dose de sofrimento, assim como foi contra o Botafogo, na última rodada, quando o time marcou com Dedé de cabeça após cobrança de escanteio o seu gol solitário já na metade da segunda etapa.
Sport Recife já vive bom momento
A queda na semifinal do Campeonato Pernambucano e a goleada sofrida por 3 a 0 para o América-MG ligaram um alerta no Sport Recife. O clube passou a ser visto com desconfiança, principalmente porque conta com um elenco bem inferior aos dos últimos anos, quando chegou a flertar com vagas na Copa Libertadores.
Na segunda rodada a dúvida se manteve, pois a equipe ficou no 1 a 1 com o Botafogo. No entanto, os dois compromissos na sequência contaram com duas boas apresentações, que terminaram com triunfos do Rubro-Negro. Um dos destaques desta recuperação é o atacante Rogério, que fez um gol contra o Paraná.
A grande questão deste domingo vai ser ver como o clube vai se comportar fora de casa. Isso porque dos nove jogos como visitante neste ano, o Sport ganhou apenas dois. Com um grupo limitado, a equipe certamente entrará com uma postura cautelosa, visando segurar o 0 a 0. Esta é a esperança de conquistar um resultado positivo, pois o Cruzeiro tem tido dificuldades com retrancas.
Retrospecto do confronto
Nos últimos dez encontros entre as equipes, o Cruzeiro levou a melhor em cinco oportunidades contra dois triunfos do Sport Recife, além de três empates. Pela temporada passada, os mineiros também comemoraram, ao empatarem em 1 a 1, em Pernambuco e ganharem em casa por 2 a 0.
Jogos da 5ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018
Sábado, 12 de maio
- 19:00 – Grêmio x Internacional. Palpite: Grêmio vence por 3 a 1
Domingo, 13 de maio
- 11:00 – Cruzeiro x Sport Recife. Palpite: Cruzeiro vence por 1 a 0
- 16:00 – Atlético-PR x Atlético-MG. Palpite: Atlético-PR vence por 2 a 1
- 16:00 – Bahia x São Paulo. Palpite: Bahia vence por 2 a 1
- 16:00 – Chapecoense x Flamengo. Palpite: 1 a 1
- 16:00 – Corinthians x Palmeiras. Palpite: Corinthians vence por 1 a 0
- 19:00 – Vasco x Vitória. Palpite: Vasco vence por 2 a 1
- 19:00 – Santos x Paraná. Palpite: Santos vence por 3 a 0
Segunda-feira, 14 de maio
- 20:00 – Botafogo x Fluminense. Palpite: 1 a 1
- 20:00 – Ceará x América-MG. Palpite: Ceará vence por 1 a 0
Classificação do Campeonato Brasileiro 2018
- Flamengo, 10
- Palmeiras, 8
- Vasco, 7
- Grêmio, 7
- Corinthians, 7
- Atlético-MG, 7
- Fluminense, 7
- Sport Recife, 7
- América-MG, 6
- São Paulo, 6
- Atlético-PR, 5
- Botafogo, 5
- Internacional, 4
- Cruzeiro, 4
- Bahia, 4
- Santos, 3
- Chapecoense, 3
- Ceará, 2
- Vitória, 1
- Paraná, 1