Liga das Nações de Vôlei Feminino: Brasil conta com vitórias sobre Turquia, Argentina e República Dominicana
Apesar de derrota na estreia, desempenho no Brasil foi positivo para uma abertura de competição – a expectativa para a etapa da Turquia é de três vitórias nesta semana
Ancara, na Turquia, é a parada da vez para a seleção brasileira de vôlei feminino, que já está no país para realizar mais três jogos pela Liga das Nações, competição que ocupa o lugar do antigo Grand Prix. O saldo até aqui é razoável. Na primeira semana de competição, em Barueri, na Grande São Paulo, o Brasil foi batido pela Alemanha na estreia, por 3 sets a 1, e obteve duas vitórias, ante Japão e Sérvia, pelo mesmo placar. A equipe comandada por José Roberto Guimarães está na sexta posição do campeonato até aqui, com seis pontos conquistados. A Holanda (nove pontos) lidera a temporada, seguida de Turquia (oito), Estados Unidos (sete), Sérvia e China (ambas com seis). O resultado em qualquer começo é menos importante do que o rendimento da equipe, e o Brasil provou na abertura que tem muito a crescer e a corrigir, especialmente na defesa.
Agenda positiva
A viagem foi realmente desgastante: a seleção levou 17 horas para chegar a Ancara, onde atua diante de Turquia, Argentina e República Dominicana, exatamente nesta ordem. A abertura da semana será contra as donas da casa, às 11h (de Brasília) desta terça-feira (22), com transmissão ao vivo do SporTV 2.
Como costuma ocorrer em tais deslocamentos, uma das integrantes da equipe comemorou seu aniversário fora de casa. Desta vez, a situação ocorreu com a ponteira Gabi, que completou 24 anos.
“Fizemos uma boa primeira semana de competição. Sabemos que essa será uma etapa bastante importante já pensando na nossa classificação para fase final. A Turquia vem jogando muito bem tanto que ganhou os três jogos que fez até agora. Elas vão jogar em casa e sabemos que torcedor turco é apaixonado por voleibol”, analisou. “Já estou acostumada porque no meu aniversário normalmente estou com a seleção brasileira. Vivo um momento feliz e é muito bom passar essa data ao lado da minha segunda família e fazendo o que eu gosto.”
Apesar do bom momento e do seu ataque potente, a Turquia, na teoria, não tem time para encarar as brasileiras. O time turco tem problemas claros na recepção e na defesa, que deve sofrer bastante com a capacidade de ataque das meninas comandadas por José Roberto Guimarães.
O comandante brasileiro espera que o time não oscile tanto nesta semana. “O time entrou em quadra com uma energia e um espírito diferentes ao longo dos jogos. Essa luta e a vontade de vencer o tempo inteiro fizeram com que o time apresentasse uma melhora em Barueri. Estamos buscando as melhores situações em cada uma das posições. As vitórias que conquistamos no Brasil foram importantes pela superação e pelo tempo curto de recuperação. O time conseguiu absorver a derrota e jogar melhor”, opinou José Roberto Guimarães.
Como segue
Estreando no calendário, a Liga das Nações conta com 16 equipes na disputa pelo título – são 12 países fixos e quatro que podem permanecer na elite ou ser rebaixados, mediante o desempenho de cada um. Assim como o antigo Grand Prix, a competição atual conta com semanas de disputas em países diferentes, sempre no formato de quatro grupos com quatro seleções cada um. Cada chave é definida por sorteio.
A etapa que o Brasil disputa nesta semana é a de Ancara, na Turquia. Há ainda jogos no Japão, na Coreia do Sul e na China.
As partidas do Japão serão disputadas na cidade de Toyota, com as seleções de Japão, Estados Unidos, Bélgica e Holanda. A etapa da Coreia ocorre em Suwon, com Coreia do Sul, Rússia, Itália e Alemanha. Já os jogos realizados na China serão em Macau, com China, Polônia, Tailândia e Sérvia.
Depois desta fase classificatória, as cinco melhores equipes na pontuação disputam a Fase Final, que ocorre na China, já classificada por ser o país-sede. A decisão da Liga das Nações será de 27 de junho a 1º de julho. Espera-se um grande desempenho do Brasil. A seleção comandada por José Roberto Guimarães ganhou o Grand Prix nada menos que 12 vezes, exatamente o dobro dos Estados Unidos, o segundo na lista de maiores campeões.
Jogos da Liga das Nações de Vôlei Feminino 2018 – etapa de Ancara
Terça-feira, 22 de maio
- 08:00 – Argentina x República Dominicana – Palpite: Argentina
- 11:00 – Brasil x Turquia – Palpite: Brasil
Quarta-feira, 23 de maio
- 08:00 – Brasil x Argentina – Palpite: Brasil
- 11:00 – Turquia x República Dominicana – Palpite: Turquia
Quinta-feira, 24 de maio
- 08:00 – República Dominicana x Brasil – Palpite: Brasil
- 11:00 – Turquia x Argentina – Palpite: Turquia