Em duelo de líderes do Grupo H da Copa do Mundo, Senegal encara embalado Japão com favoritismo e com Mané como estrela em campo
Senegaleses surpreenderam na primeira rodada ao aproveitar erros da Polônia e vencer o então favorito à liderança do Grupo; japoneses bateram a Colômbia
Provavelmente o Grupo H desta Copa do Mundo foi o responsável pelas maiores zebras da competição até aqui. Em praticamente todos os prognósticos era certo de vermos Polônia e Colômbia figurando, com tranquilidade, entre as seleções favoritas à próxima fase. Acontece que ambos os esquadrões perderam na primeira rodada e se complicaram. Falando nisso, no domingo (24 de junho), às 12h (horário de Brasília), Japão e Senegal entram em campo e um dos dois já pode carimbar o passaporte para a fase de mata-mata.
A surpresa vem de Senegal
Seleção proveniente da Confederação com menos recursos financeiros desta Copa do Mundo, Senegal chegou à Rússia com poucas expectativas e um jogo muito baseado em explorar as valências da sua maior estrela, Sadio Mané, atacante do Liverpool. No geral, o time comandado pelo técnico Aliou Cissé é bastante limitado tecnicamente, mas, a julgar pelo confronto com a Polônia, é um time muito inteligente.
Taticamente não há muita surpresa nos senegaleses. Buscam se armar bem na defesa e sair rápido para o contra-ataque, sempre explorando a velocidade do quarteto formado por Mané, Diouf, Sarr e Niang. É possível dizer que se trata de um time bem armado e com uma proposta muito bem definida.
Senegal foi a primeira equipe africana a vencer na competição, mas engana-se quem pensa que foi por acaso. Embora tenha sido surpresa a vitória sobre os poloneses, a verdade é que Senegal demonstrou uma força digna dos times heroicos de outras edições de Copa do Mundo. Sabendo sofrer e com muita paciência para encontrar os espaços, enfrentar os comandados de Cissé não será fácil para nenhuma seleção.
Japão: pouca pompa e muita entrega
A experiente seleção japonesa tem qualidade técnica e, por incrível que pareça, demonstrou ser organizada taticamente. A surpresa para a organização em campo se dá porque pouco tempo antes do início da Copa a Confederação Japonesa anunciou o desligamento de toda a comissão técnica do seu esquadrão, nomeando Akira Nishino como o novo treinador.
Em campo, os maiores destaques japoneses são o lateral esquerdo Nagatomo, os meias Kagawa e Honda, além do centroavante Osako. Todos com qualidade, mais até do que o que tem no Senegal. Os japoneses possuem muita velocidade e transição, mas a defesa não é muito confiável. Por isso, será preciso repetir a dose do jogo contra a Colômbia e demonstrar muita entrega.
As expectativas em torno da seleção do Sol Nascente são bem pequenas, mas isso não tira o brilho com que se apresentaram até aqui. Embora eu ache que um dos dois azarões do grupo ficará de fora da próxima fase, é possível dizer que o que foi apresentado pelos japoneses até aqui é digno de honra. É um time que pode surpreender.
Prováveis escalações
Japão: Kawashima, Sakai, Yoshida, Shoji, Nagatomo, Hasebe, Shibasaki, Inui, Kagawa, Haraguchi e Osako. Técnico: Akira Nishino
Senegal: K.N’Diaye, Wagué, Koulibaly, Sané, Sabaly, A.N’Diaye, Gueye, Mané, Sarr, Diouf e Niang. Técnico: Aliou Cissé
Palpite
Nos respectivos primeiros jogos, tanto Senegal quanto Japão entraram em campo como azarões e sabiam que o caminho para vencer era se fechar na defesa e explorar os espaços vazios. Ambos souberam executar o plano de jogo e saíram com a vitória. Entretanto, dessa vez a história é outra. Em termos de qualidade, os japoneses possuem mais, mas taticamente acho os senegaleses mais bem organizados.
Em campo, sem dúvidas que o melhor atleta será Sadio Mané, que promete causar uma bagunça na fraca defesa do Japão. Falando nisso, vejo o Senegal com mais potencial ofensivo do que o adversário, no sentido de ser um time com menos qualidade, mas com mais objetividade também.
O empate é um resultado bem plausível por causa do nível bastante parecido. Porém, prefiro acreditar na vitória do Senegal pelos seguintes motivos:
- O quarteto ofensivo dos senegaleses é muito perigoso
- A defesa do Japão é bem limitada
- Os contra-ataques do Senegal são fatais
- O peso para a vitória é muito menor para os africanos
Jogos do Grupo H da Copa do Mundo 2018
Terça-feira, 19 de junho
- Colômbia 1 x 2 Japão
- Polônia 1 x 2 Senegal
Domingo, 24 de junho
- 12:00 – Japão x Senegal – Palpite: vitória do Senegal
- 15:00 – Polônia x Colômbia – Palpite: vitória da Colômbia
Quinta-feira, 28 de junho
- 11:00 – Japão x Polônia – Palpite: vitória da Polônia
- 11:00 – Senegal x Colômbia – Palpite: vitória da Colômbia