No embalo da vitória sobre a Alemanha, México pode garantir a classificação na partida contra a Coréia do Sul
Líder do Grupo F, El Tri precisa vencer e torcer por um novo tropeço dos campeões do mundo
Depois da surpreendente vitória sobre a Alemanha, o México volta a campo neste sábado (23), ao meio-dia (horário de Brasília), para seu segundo compromisso na Copa do Mundo, e pode sacramentar a classificação caso consiga levar a melhor sobre a Coréia do Sul. Ao lado da Suécia, o time lidera o Grupo F, com três pontos. Os asiáticos irão para o tudo ou nada, e estarão eliminados se sofrerem um novo revés.
Confira o prognóstico para este embate decisivo.
Mexicanos podem se garantir nas oitavas
Apostando nos contra-ataques, o México se deu bem na estreia contra os atuais campeões do mundo. Os comandados de Juan Carlos Osório resistiram bravamente às investidas do ataque alemão, e graças à velocidade do trio ofensivo formado por Vela, Lozano e Chicharito Hernández, nunca deixaram de levar perigo. Os mexicanos finalizaram 10 vezes, três delas na direção do gol de Neuer, enquanto os alemães obrigaram Ochoa a fazer nove defesas, e acertaram duas vezes a trave, em 17 arremates.
O único gol da partida aconteceu aos 34 minutos do primeiro tempo. Chicharito iniciou a jogada e rolou para Lozano, que teve calma o suficiente para ajeitar o corpo e levar a bola para o pé direito antes de fulminar a meta adversária.
Com o resultado, El Tri ficou em situação bastante confortável na briga por uma das vagas na próxima fase. Se o time vencer a Coréia do Sul e a Alemanha voltar a tropeçar diante da Suécia, a classificação pode se confirmar ainda na segunda rodada.
Coréia do Sul vendeu caro a derrota para a Suécia
Poucos esperavam que a Coréia do Sul pudesse vencer a Suécia na partida de estreia, mas apesar da derrota, os asiáticos conseguiram equilibrar as ações. O VAR mais uma vez teve papel decisivo. Aos 19 minutos do segundo tempo, o árbitro de vídeo entregou o zagueiro Kim Min-Woo, que derrubou Claesson dentro da área. O capitão Granqvist assinalou a cobrança e garantiu os três pontos para sua seleção.
Apesar da pressão dos nórdicos, o placar de 1×0 foi mantido até o apito final. O time sul-coreano apresentou a habitual correria, mas mostrou-se frágil no setor ofensivo. Isolado, o atacante Son Heung-min, do Tottenham, tentava em vão puxar os contra-ataques. A equipe chegou apenas duas vezes com perigo, em cabeçadas de Koo, no início da etapa complementar, e de Hwang Hee-chan, no último minuto de jogo.
A Coréia do Sul perdeu o zagueiro Park Jo-Ho, que sofreu uma lesão muscular e não deve voltar a jogar na Copa do Mundo. Seu substituto será Kim Min-Woo. Se quiserem chegar à partida contra a Alemanha ainda com alguma chance de classificação, os sul-coreanos não terão outra alternativa a não ser vencer o México.
Retrospecto de México x Coréia do Sul
A história registra 10 encontros entre México e Coréia do Sul. A equipe da América do Norte reinou absoluta até 1998, mas o duelo tornou-se mais equilibrado nos últimos 20 anos. Ao todo, foram seis vitórias mexicanas, duas da Coréia e dois empates. No único encontro em uma Copa do Mundo, na França, o México venceu por 3×1.
Últimos jogos:
- 20/01/2014 – México 4×0 Coréia do Sul
- 15/02/2006 – México 0x1 Coréia do Sul
- 27/01/2002 – México 0x0 Coréia do Sul (2×4 nos pênaltis)
- 01/06/2001 – Coréia do Sul 2×1 México
- 11/06/1999 – Coréia do Sul 1×1 México
- 13/06/1998 – Coréia do Sul 1×3 México
Prováveis escalações
México: Ochoa; Salcedo, Héctor Moreno, Ayala e Gallardo; Guardado, Herrera, Layún, Vela e Lozano; Javier Hernández. Técnico: Juan Carlos Osorio
Coreia do Sul: Cho Hyun-woo; Lee Yong, Jang Hyung-soo, Kim Young-gwon e Kim Min-Woo; Ki Sung-yueng, Lee Jae-Sung, Koo Ja-cheol; Hwang Hee-chan, Son Heung-min e Kim Shin-wook. Técnico: Shin Tae-Young.
Palpite
Diante da seleção sul-coreana, que tem como característica um estilo mais conservador, o México precisará se reinventar e apresentar alguma novidade em relação à partida contra a Alemanha. Os mexicanos entrarão em campo como favoritos desta vez, e será deles a obrigação de propor o jogo.
No entanto, pelo que se viu das duas equipes na primeira rodada, a tarefa de superar os asiáticos não será das mais difíceis. Acredito em uma nova vitória de El Tri, que pode enfrentar o Brasil nas oitavas de final.
Classificação do Grupo F
- 1º México, 3
- 2º Suécia, 3
- 3º Alemanha, 0
- 4º Coréia do Sul, 0
Jogos da 2ª rodada da Copa do Mundo
Terça-Feira, 19 de junho
- 15:00 – Rússia 3×1 Egito
Quarta-Feira, 20 de junho
- 09:00 -Portugal 1×0 Marrocos
- 12:00 – Uruguai 1×0 Arábia Saudita
- 15:00 – Irã 0x1 Espanha
Quinta-Feira, 21 de junho
- 09:00 – Dinamarca 1×1 Austrália
- 12:00 – França 1×0 Peru
- 15:00 – Argentina 0x3 Croácia
Sexta-Feira, 22 de junho
- 09:00 – Brasil x Costa Rica – Palpite: Brasil
- 12:00 – Nigéria x Islândia – Palpite: empate
- 15:00 – Sérvia x Suíça – Palpite: empate
Sábado, 23 de junho
- 09:00 – Bélgica x Tunísia – Palpite: Bélgica
- 12:00 – Coréia x México – Palpite: México
- 15:00 – Alemanha x Suécia – Palpite: Alemanha
Domingo, 24 de junho
- 09:00 – Inglaterra x Panamá – Palpite: Inglaterra
- 12:00 – Japão x Senegal – Palpite: Senegal
- 15:00 – Polônia x Colômbia – Palpite: empate