Salah busca dar vitória inédita ao Egito em seu último ato em Copa do Mundo diante da Arábia Saudita
Atacante do Liverpool já marcou nesta edição
O Grupo A da Copa do Mundo já está praticamente definido. A dúvida aqui é só saber quem vai terminar na liderança e quem fugirá da lanterna. A primeira questão é bem mais importante, pois envolve o cruzamento nas oitavas de final, enquanto a segunda é mera formalidade. No entanto, o confronto entre Egito e Arábia Saudita vai ser especial. Isso porque a seleção africana jamais ganhou uma partida de Mundial e terá uma oportunidade única agora, levando em consideração a sua dificuldade para se classificar e a fragilidade do adversário desta segunda-feira.
Egito tenta fazer história
Os fãs do Egito certamente vão ficar pensando se não fosse a falta de Sergio Ramos em Salah na final da Liga dos Campeões se o país poderia ir mais longe. Afinal, contando com o segundo maior goleador do principal torneio europeu a seleção criou a expectativa de ter um bom desempenho. Com o jogador em campo diante da Rússia o rendimento da equipe já foi bem melhor, mas a pressão por resultado dificultou a missão.
Desta forma, por mais que o time entre em campo na última rodada eliminado – diferentemente do que ocorreu em 1990 – agora a chance de conquistar um inédito triunfo é grande. Isso porque nos dois mundiais que participou o Egito acabou encarando apenas europeus.
Tendo pela frente a Arábia Saudita, os egípcios são os grandes favoritos e podem dar esta alegria ao seu povo. Para conquistar os três pontos, a seleção só precisa que Salah esteja em um bom dia, pois contar com qualquer outro jogador reduz as chances. Aliás, se caso o atacante do Liverpool não vá para campo por preferir se recuperar totalmente da lesão, pode contar com que o duelo vá terminar zerado. Este palpite se deve as péssimas exibições do resto da equipe, como Kahraba, Elneny e Trezeguet, que chegaram com expectativas de serem bons coadjuvantes no time e erraram tudo o que tentaram.
Arábia Saudita buscar pontuar
São cinco derrotas seguidas da Arábia Saudita, se for considerar os três amistosos de preparação para a Copa do Mundo. O ponto positivo é que os sauditas pelo menos conseguiram fechar um pouco mais a defesa e saíram do confronto com o Uruguai sofrendo apenas um gol.
Acontece que com somente três jogadores atuando no futebol europeu e todo o restante na própria Ásia, o nível técnico é muito baixo. Sendo assim, mesmo sem ter nada a perder, a tendência é que a seleção jogue fechada novamente e se conseguir segurar um 0 a 0 vai ser razão de muita comemoração.
Diferentemente do Egito, a Arábia já venceu uma partida em Copa do Mundo e, portanto, nem isso terá como motivação para tentar algo além. Por mais que este triunfo tenha ocorrido apenas em 1994, o foco vai ser repetir as campanhas de 1998 e 2006, quando conquistou um ponto.
Em caso de derrota os sauditas têm grandes chances de terminarem como o último do geral. Afinal, ficariam zerados na pontuação, e um saldo bem negativo – possivelmente disputando apenas com o Panamá. O posto inclusive já pertenceu ao time asiático em 2002, quando levou 12 gols e não marcou nenhum. Ao menos desta vez não vai voltar para casa tão vazado, pois teria que sofrer mais seis nesta última rodada – o que parece bem improvável.
Retrospecto do confronto
As duas equipes se encontraram em sete oportunidades. Foram cinco triunfos do Egito contra uma vitória da Arábia Saudita e um empate. No entanto, foi justamente no duelo oficial que os sauditas ganharam, pela Copa das Confederações de 1999, por 5 a 1.
Esta será a primeira vez que os egípcios vão encarar um adversário asiático na Copa do Mundo. Já a Arábia vai enfrentar um oponente africano pela quinta vez. Nas quatro anteriores saiu vitoriosa apenas em uma oportunidade. O feito ocorreu em 1994, com um triunfo por 2 a 1 sobre o Marrocos. Depois disso ficou no empate com África do Sul, em 1998 e Tunísia, em 2006. A única derrota aconteceu em 2002, diante do Camarões, por 1 a 0.
Jogos da 3ª rodada do Grupo A da Copa do Mundo 2018
Segunda-feira, 25 de junho
- 11:00 – Uruguai x Rússia. Palpite: 1 a 1
- 11:00 – Arábia Saudita x Egito. Palpite: Egito vence por 2 a 0
Classificação do Grupo A da Copa do Mundo 2018
- Rússia 6
- Uruguai 6
- Egito 0
- Arábia Saudita 0