Em confronto direto na Arena Condá, Chapecoense e Santos lutam para se afastar do Z-4
Equipes retornaram mal da pausa para a Copa, e precisam urgentemente voltar a vencer
O retorno ao Brasileirão após a Copa do Mundo não foi exatamente como Chapecoense e Santos esperavam, mas as equipes ao menos conseguiram somar um ponto após saírem atrás no placar. No duelo contra o Bahia, a Chape esteve próxima da primeira derrota na Arena Condá, e o Alvinegro Praiano deixou o Pacaembu sob vaias após o clássico contra o Palmeiras. Neste domingo (22), às 19 horas (horário de Brasília), os times terão a chance de buscar a reabilitação em um confronto direto, e quem vencer ficará um pouco mais tranquilo em relação à ameaça de rebaixamento. Catarinenses e paulistas estão colados na tabela de classificação, em 14º e 15º, mas o Peixe tem um jogo a menos.
Chapecoense está invicta na Arena Condá
A Chapecoense conquistou nada menos do que 11 de seus 15 pontos na Arena Condá, e espera manter o bom aproveitamento em casa para abrir quatro pontos de vantagem sobre um adversário direto na luta contra a degola. O Verdão do Oeste tem 73% de aproveitamento em Santa Catarina, onde venceu o Flamengo (3×2), o Ceará (2×0) e o Cruzeiro (2×0), e ficou no empate com Vasco (1×1), Paraná (0x0) e Bahia (1×1).
Os comandados de Gilson Kleina vêm de uma atuação muito fraca contra o Tricolor Baiano, e chegaram ao gol de empate à duras penas depois de serem dominados durante a maior parte do jogo. A boa notícia é que o atacante Osman, que desde março não disputava uma partida oficial, não apenas voltou a jogar como balançou a rede, e passou a ser mais uma opção ofensiva para o treinador.
Santos não terá Alison, e pode perder Rodrygo
A vitória por 1×0 sobre o Fluminense na última rodada antes da pausa para a Copa do Mundo foi a única do Santos como visitante neste Campeonato Brasileiro. O Alvinegro Praiano tem um péssimo retrospecto fora de casa, com apenas 22,2% de aproveitamento. Apesar de ter um jogo a menos, o time vive uma situação muito delicada em relação ao rebaixamento. A vantagem sobre o Bahia, último time do Z-4, é de apenas um ponto.
Em meio a tantos problemas, o técnico Jair Ventura ainda precisará administrar as ausências de jogadores importantes. O volante Alison levou o terceiro cartão amarelo no clássico contra o Palmeiras, e é um desfalque certo para a partida de domingo. O garoto Rodrygo, que deixou o campo de maca sentindo dores no joelho, ainda será avaliado pelo departamento médico, mas também tem grandes chances de não jogar.
Retrospecto de Chapecoense x Santos
O primeiro duelo entre Chapecoense e Santos aconteceu em 2014, e desde então as equipes se enfrentaram oito vezes, todas pelo Campeonato Brasileiro. O Peixe leva vantagem no retrospecto, com cinco vitórias, um empate e duas derrotas. Em partidas disputadas na Arena Condá, no entanto, a Chape se saiu um pouco melhor, com dois triunfos, contra apenas um dos paulistas.
Todos os jogos:
- 13/11/2017 – Chapecoense 2×0 Santos
- 19/07/2017 – Santos 1×0 Chapecoense
- 23/10/2016 – Chapecoense 0x1 Santos
- 03/07/2016 – Santos 3 x 0 Chapecoense
- 03/09/2015 – Santos 3 x 1 Chapecoense
- 24/05/2015 – Chapecoense 1×0 Santos
- 25/10/2014 – Chapecoense 1×1 Santos
- 26/07/2014 – Santos 3 x 0 Chapecoense
Prováveis escalações
Chapecoense: Jandrei, Eduardo, Rafael Thyere, Luiz Otávio, Bruno Pacheco, Elicarlos, Márcio Araújo, Luiz Antonio, Canteros, Bruno Silva, Wellington Paulista. Técnico: Gilson Kleina
Santos: Vanderlei, Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique, Dodô, Diego Pituca, Jean Mota, Rodrygo (Yuri Alberto), Eduardo Sasha, Bruno Henrique, Gabigol. Técnico: Jair Ventura
Palpite
As duas equipes mostraram pouco futebol no retorno da intertemporada, e ficou claro que os jogadores ainda estão longe da forma ideal. O Santos ainda corre o risco de jogar desfalcado de Rodrygo, uma peça importante no esquema de Jair Ventura, além de não poder contar com Alison.
Acredito que o Peixe terá muita dificuldade para sair com um bom resultado de Santa Catarina. Meu palpite é que a Chape leva a melhor pela contagem mínima.
Jogos da 14ª rodada
Sábado, 21 de julho
- 19:00 – Flamengo x Botafogo – Palpite: empate
- 21:00 – São Paulo x Corinthians – Palpite: São Paulo
Domingo, 22 de julho
- 16:00 – Paraná x América-MG – Palpite: empate
- 16:00 – Bahia x Vitória – Palpite: empate
- 16:00 – Vasco x Grêmio – Palpite: Grêmio
- 16:00 – Sport x Fluminense – Palpite: Sport
- 19:00 – Palmeiras x Atlético-MG – Palpite: Palmeiras
- 19:00 – Chapecoense x Santos – Palpite: Chapecoense
- 20:00 – Internacional x Ceará – Palpite: Internacional
Classificação do Campeonato Brasileiro 2018
- Flamengo, 27 – Libertadores
- São Paulo, 26 – Libertadores
- Atlético-MG, 23 – Libertadores
- Grêmio, 23 – Libertadores
- Internacional, 23 – Pré-Libertadores
- Cruzeiro, 21 – Pré-Libertadores
- Palmeiras, 20 – Copa Sul-Americana
- Corinthians, 19 – Copa Sul-Americana
- Sport, 19 – Copa Sul-Americana
- Botafogo, 17 – Copa Sul-Americana
- Vasco, 16 (um jogo a menos) – Copa Sul-Americana
- Fluminense, 15 – Copa Sul-Americana
- Vitória, 15
- Chapecoense, 15
- Santos, 15 (um jogo a menos)
- América-MG, 14
- Bahia, 13 – Zona de rebaixamento
- Atlético-PR, 10 – Zona de rebaixamento
- Paraná, 10 – Zona de rebaixamento
- Ceará, 8 – Zona de rebaixamento