Brasileirão: São Paulo é favorito contra o Sport, e pode ampliar a vantagem sobre o Flamengo
Pernambucanos estão em crise, e mesmo jogando em casa, não devem ser páreo para o Tricolor
Neste domingo (12), o líder São Paulo vai ao Recife para enfrentar o Sport pela 18ª rodada do Brasileirão. Embalado por duas vitórias consecutivas, o Tricolor paulista espera ampliar a vantagem em relação ao Flamengo, que hoje é de um ponto. O Leão da Ilha, por seu turno, ainda busca sua primeira vitória após o fim do recesso para a Copa do Mundo. Em função desta sequência negativa, que já dura sete jogos, o time que antes brigava na parte de cima, agora está a dois pontos da zona de rebaixamento.
A bola rola a partir das 16:00 (horário de Brasília), na Ilha do Retiro.
Sport já não pode mais errar
O empate em 1×1 com a Chapecoense no último final de semana serviu para o Sport voltar a pontuar após quatro rodadas de estagnação, mas não foi o resultado ideal. A partida se encaminhava para mais uma derrota quando Carlos Henrique marcou um gol salvador, aos 46 minutos do segundo tempo. Apesar do alívio, a torcida protestou, e os jogadores foram bastante hostilizados após o apito final.
É este mesmo ambiente que o time encontrará na partida de domingo, mas desta vez quem estará do outro lado é o líder do campeonato.
O atacante Carlos Henrique resumiu a situação do Leão da Ilha: “A gente é ciente que precisa melhorar. Mas também, antes da Copa, fizemos muitos pontos e, mesmo sem vencer, não entramos na zona do rebaixamento. Agora nossa gordura acabou e precisamos voltar a vencer.”
Nos treinamentos, o técnico Claudinei Oliveira deu ênfase aos contra-ataques. Ele escalou a equipe com três homens na frente, Rafael Marques pela esquerda, Marlone pela direita e Carlos Henrique centralizado. Michel Bastos e Rogério, que se recuperam de contusão, podem ganhar uma oportunidade.
São Paulo busca se manter na liderança
Com a vitória do último domingo sobre o Vasco, e o tropeço do Flamengo contra o Grêmio em Porto Alegre, o São Paulo enfim assumiu a liderança do campeonato. A vantagem, contudo, é de apenas um ponto, e qualquer cochilo poderá ser suficiente para deixa-la escapar.
Por isso, o time encara o desafio da Ilha do Retiro com toda a seriedade, independentemente do momento difícil vivido pelo rival. A expectativa é pela manutenção do embalo dos últimos cinco jogos, em que somou 12 pontos, para quebrar um jejum de vitórias na Ilha que já dura seis anos.
O técnico Diego Aguirre não divulgou a escalação, mas mesmo tendo um jogo importante na quinta-feira pela Copa Sul-Americana, diante do Cólon, a tendência é que o Tricolor entre em campo com sua força máxima.
Retrospecto de Sport x São Paulo
Em Campeonatos Brasileiros, o histórico de confrontos é amplamente favorável aos paulistas. Em 39 jogos, o São Paulo levou a melhor 22 vezes, contra oito do Sport e nove empates. O Tricolor balançou as redes 64 vezes, quase o dobro do Rubro-Negro, que anotou 34 gols.
Os últimos duelos foram equilibrados. Após uma sequência de três empates, o São Paulo venceu apertado, pela contagem mínima, no Brasileirão de 2017.
Jogando em casa, porém, o Leão do Norte não perde desde 2012.
Últimos jogos
- 01/10/2017 – São Paulo 1 x 0 Sport
- 14/06/2017 – Sport 0 x 0 São Paulo
- 05/10/2016 – Sport 1 x 1 São Paulo
- 23/06/2016 – São Paulo 0 x 0 Sport
- 31/10/2015 – São Paulo 3 x 0 Sport
- 19/07/2015 – Sport 2 x 0 São Paulo
Palpite
Se der a lógica, o São Paulo volta com três pontos para o Morumbi e se garante na liderança por pelo menos mais uma rodada. O time é superior ao Sport, atravessa melhor momento e tem um objetivo mais palpável.
A depender do comportamento da torcida, especialmente em caso de um placar desfavorável, jogar em casa poderá trazer mais problemas do que vantagens para o Leão. Se o São Paulo conseguir marcar um gol no início, usará esta instabilidade a seu favor.
Meu palpite é o placar de 3×1.
Jogos da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018
Sábado, 11 de agosto
- 16:00 – Ceará x Atlético-PR – Palpite: empate
- 19:00 – Bahia x América-MG – Palpite: América-MG
Domingo, 12 de agosto
- 11:00 – Atlético-MG x Santos – Palpite: Atlético-MG
- 11:00 – Paraná x Botafogo – Palpite: Paraná
- 16:00 – Chapecoense x Corinthians – Palpite: empate
- 16:00 – Flamengo x Cruzeiro – Palpite: empate
- 16:00 – Sport x São Paulo – Palpite: São Paulo
- 19:00 – Grêmio x Vitória – Palpite: Grêmio
- 19:00 – Palmeiras x Vasco – Palpite: Palmeiras
Segunda-feira, 13 de agosto
- 20:00 – Fluminense x Internacional – Palpite: empate
Classificação do Campeonato Brasileiro 2018
- São Paulo, 35 – Libertadores
- Flamengo, 34 – Libertadores
- Internacional, 32 – Libertadores
- Grêmio, 30 – Libertadores
- Atlético-MG, 27 – Pré-Libertadores
- Palmeiras, 27 – Pré-Libertadores
- Corinthians, 26 – Copa Sul-Americana
- Cruzeiro, 25 – Copa Sul-Americana
- Fluminense, 22 – Copa Sul-Americana
- América-MG, 21 – Copa Sul-Americana
- Botafogo, 21 – Copa Sul-Americana
- Sport, 20 – Copa Sul-Americana
- Vasco, 19 (Dois jogos a menos)
- Vitória, 19
- Santos, 18
- Bahia, 18 (Um jogo a menos)
- Chapecoense, 18 – Zona de rebaixamento
- Ceará, 15 – Zona de rebaixamento
- Atlético-PR, 14 (Um jogo a menos) – Zona de rebaixamento
- Paraná, 13 – Zona de rebaixamento