Após derrota, Fortaleza precisa bater o Figueirense para manter gordura de pontos na liderança da Série B
Jogo acontece na noite desta terça-feira, no Castelão
Nos primeiros dias desta semana, a Série A dá lugar ao também competitivo Campeonato Brasileiro da Série B. O bicho está pegando na Segunda Divisão, tanto para ficar no G-4 quanto para fugir da temida zona de rebaixamento. Emoção não faltará, assim como foi na 24ª rodada.
Guarani x Goiás
O duelo verde de terça-feira, 4 de setembro, às 19h15, horário de Brasília, no Brinco de Ouro, em Campinas, vale muito para Guarani e Goiás. Os goianos, na terceira colocação com 39 pontos, vêm de uma excelente vitória de 3 a 1 sobre o líder Fortaleza, e podem até assumir a vice-liderança. Basta vencer e o CSA perder o seu compromisso. Como visitante, o Esmeraldino tem cinco resultados positivos, cinco negativos e um empate.
Já o Bugre precisa do triunfo para, quem sabe, entrar no G-4. Os paulistas estão na quinta colocação com 37 pontos, apenas dois a menos que o Avaí, que está um lugar acima na tabela. Na rodada anterior, o time do interior de São Paulo ficou no empate sem gol com o Criciúma em Santa Catarina. Diante do torcedor, o Guarani faz uma campanha de seis vitórias, três empates e três derrotas. No encontro do primeiro turno, em Goiânia, tivemos uma igualdade de 1 a 1. O meu palpite para agora é de mais um empate.
Avaí x CRB
Depois da derrota de 1 a 0 no clássico com o Figueirense, os avaianos precisam dos três pontos. Como falei anteriormente, um resultado sem ser o da vitória pode tirar a formação de Florianópolis do pelotão de classificação para a Primeira Divisão. Mas, olha amigo, o desempenho caseiro da Azurra deixa a desejar. São quatro triunfos, três reveses e cinco empates. Em compensação, o CRB, de Alagoas, encontra dificuldades para ganhar os jogos longe de Maceió. O time vermelho vem de quatro compromissos sem voltar para casa com os três pontos na bagagem. Em maio deste ano, o Avaí derrotou o CRB por 4 a 0. Será que o placar irá se repetir?
Coritiba x Boa Esporte
O Coxa é um dos times mais tradicionais desta Série B. Esperava-se que o fato de terem caído em 2017, os paranaenses conseguiriam leva uma certa vantagem em relação aos demais adversários. Nada disso! O Coritiba vai mal e tenta, aos trancos e barrancos, se aproximar do G-4. A posição da tabela é a 10ª, com 33 pontos.
Na rodada anterior, a equipe branca e verde bateu o Brasil de Pelotas no Rio Grande do Sul por 1 a 0. Agora, o objetivo é embalar para subir na tabela. O duelo com os mineiros chega em boa hora. O Boa Esporte é o lanterna do campeonato, tendo somente 21 pontos.
O técnico Tcheco não vai poder contar com o lateral-esquerdo William Matheus, com uma lesão muscular. Alex Alves, que originalmente é zagueiro, deve ser improvisado na lateral. Abner também é uma opção.
Atlético Goianiense x Ponte Preta
O confronto entre goianos e paulistas é o que podemos chamar de jogo de “seis pontos”. O Atlético, mandante da partida, tem 37 pontos na 7ª colocação, enquanto que a Ponte Preta ocupa o 9º lugar, com 34 pontos. O Dragão foi goleado na última sexta-feira, por 4 a 1, pelo Londrina, no Paraná, mas, como mandante vem de quatro resultados positivos e um negativo. Já a Macaca empatou em 1 a 1 com o Vila Nova, em Campinas.
A Ponte não vence há três duelos. A pressão da torcida alvinegra é grande. Ela é uma das que mais cobra na Segunda Divisão. O volante Lucas Mineiro retorna de lesão, assim como o atacante André Luis. O zagueiro Reginaldo, o atacante Hyuri e o lateral Orinho continuam sendo desfalques. Ah, vale lembrar que o jogo marca a estreia do treinador Marcelo Chamusca. Normalmente, após a troca de comando, o time apresenta uma melhora. Vamos ver!
CSA x Londrina
Para manter a vice-liderança, o CSA precisa vencer o Londrina, em Maceió. O Azulão tem 40 pontos e vacilou ao perder para o Boa Esporta, fora, por 3 a 0. Em um campeonato competitivo não é tolerável deixar pontos pelo caminho frente ao último colocado. Pois bem, chegou a hora da reação e de contar com a força da torcida. A invencibilidade como mandante é de sete jogos. Só que os nordestinos não terão vida fácil, não! O Londrina, no 12º lugar, tendo 30 pontos ganhos, está embalado depois da goleada sobre os atleticanos.
Fortaleza x Figueirense
Jogão! O líder Fortaleza, com 46 pontos, volta ao Castelão pensando em compensar a derrota para o Goiás com a vitória sobre o Figueirense. Mesmo que não vençam, os cearenses não deixarão o topo da tabela, porém a gordura de pontos pode ir embora. Em casa, o Leão acumula três triunfos seguidos. A última vez que os tricolores tiveram duas derrotas seguidas foi para Atlético Goianiense (1 a 0) e Ponte Preta (2 a 0), nos dias 20 e 14 de julho, respectivamente.
O Figueira derrotou o rival Avaí na Ressacada e chegou a três partidas de invencibilidade como visitante, subindo duas posições na tabela. Os alvinegros estão na 6ª colocação da classificação, com 37 pontos. Nada como bater o líder para dar ainda mais moral e seguir crescendo na Série B.
No primeiro turno, no Orlando Scarpelli, em Floripa, o Fortaleza levou a melhor e venceu por 3 a 1.
Jogos da 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B
Segunda-feira, 3 de setembro
- 20:00 – Vila Nova x Oeste – Palpite: Vila Nova
Terça-feira, 4 de agosto
- 19:15 – Guarani x Goiás – Palpite: Empate
- 19:15 – Avaí x CRB – Palpite: Avaí
- 19:15 – Atlético Goianiense x Ponte Preta – Palpite: Empate
- 19:15 – Coritiba x Boa Esporte – Palpite: Coritiba
- 20:30 – São Bernardo x Paysandu – Palpite: Paysandu
- 20:30 – Juventude x Criciúma – Palpite: Juventude
- 20:30 – CSA x Londrina – Palpite: Empate
- 21:30 – Fortaleza x Figueirense – Palpite: Fortaleza
- 21:30 – Sampaio Corrêa x Brasil de Pelotas – Palpite: Brasil de Pelotas
Atual classificação do Campeonato Brasileiro da Série B
- Fortaleza, 46 – Acesso
- CSA, 40 – Acesso
- Goiás, 39 – Acesso
- Avaí, 39 – Acesso
- Guarani, 37
- Figueirense, 37
- Atlético Goianiense, 37
- Vila Nova, 36
- Ponte Preta, 34
- Coritiba, 33
- Oeste, 33
- Londrina, 30
- CRB, 28
- São Bento, 28
- Juventude, 28
- Criciúma, 26
- Paysandu, 26 – Série C
- Brasil de Pelotas, 25 – Série C
- Sampaio Corrêa, 21 – Série C
- Boa Esporte, 21 – Série C