Embalado por vitória sobre o Flamengo, Ceará tenta repetir a dose diante do Corinthians
Se passar pelo Timão, Vovô ficará próximo de deixar o Z-4
Depois de aprontar para cima do Flamengo em pleno Maracanã, o Ceará enfrenta outro gigante pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira (05), às 20 horas (horário de Brasília), o Vozão recebe o Corinthians em Fortaleza, e com uma nova vitória poderá encostar no Vasco, que é o primeiro time fora da zona de rebaixamento. O Timão não vem jogando bem, mas já não perde há duas partidas, e ainda tem boas chances de conquistar uma vaga na Pré-Libertadores.
Vozão almeja permanecer na Série A
Da total desmoralização antes da pausa para a Copa do Mundo, o Ceará poderá se tornar exemplo de superação se conseguir evitar um rebaixamento que parecia iminente. Com um novo triunfo na partida contra o Corinthians, serão grandes as chances de o Vozão igualar a pontuação do Sport.
Sentindo a importância do momento, o elenco não quis saber de folga depois de vencer o Flamengo no Maracanã. Tão logo desembarcou em Fortaleza, encaminhou-se para os treinos em Porangabuçu, onde o técnico Lisca esboçou a escalação que pretende levar a campo no Castelão.
O comandante precisará escolher um substituto para o lateral-esquerdo João Lucas, que sentiu dores na região pubiana. A tendência é que Felipe Jonathan comece jogando. A boa notícia fica por conta do retorno do volante Richardson, um atleta que desempenha importante papel defensivo no setor de meio de campo, e cumpriu suspensão na última rodada.
Apesar de permanecer em uma posição incômoda na tabela, o Ceará foi o sétimo melhor time do Brasileirão nas últimas 10 rodadas, com quatro vitórias, três empates e três derrotas, um aproveitamento de 50%. Por outro lado, o Vozão é o pior mandante do campeonato, com apenas dois triunfos em 11 jogos.
Corinthians jogará desfalcado novamente
O atual campeão brasileiro encontra enormes dificuldades para deslanchar no campeonato, e impossibilitado de lutar pelo bi, tenta pelo menos uma das vagas para a Libertadores. Jogando sem sete titulares, o Corinthians fez uma péssima apresentação diante do Atlético Mineiro na última rodada, e apesar de ter chegado ao segundo jogo consecutivo sem derrotas, passou bem longe de agradar a Fiel.
O time deixou o campo do Itaquerão sob vaias, e o trabalho do técnico Osmar Loss já começa a ser questionado. Além do duelo contra o Ceará, o Corinthians disputará um clássico contra o Palmeiras e uma semifinal de Copa do Brasil diante do Flamengo nos próximos dias, e os resultados destes compromissos serão vitais para a permanência do comandante.
No Castelão, o Timão será novamente uma equipe desfigurada. Loss não poderá contar com dois dos astros da companhia, o goleiro Cássio e o lateral Fagner, além de Clayson, Jonathas, Pedro Henrique, Renê Júnior e Díaz. Henrique, Jadson e Douglas, que não enfrentaram o Galo, retornam ao alvinegro paulista.
O Corinthians tem apenas 23,3% de aproveitamento como visitante. Em 10 jogos, a equipe somou sete pontos, com duas vitórias, um empate e sete derrotas.
Retrospecto de Ceará x Corinthians
Ceará e Corinthians passaram sete anos sem se enfrentar, e no reencontro, em jogo válido pela quarta rodada, não saíram do empate em 1×1 no Itaquerão. O retrospecto dos confrontos é amplamente favorável aos paulistas, que contabilizam nove triunfos, contra apenas um dos cearenses. Outras oito partidas terminaram empatadas.
Últimos jogos
- 06/05/2018 – Corinthians 1 x 1 Ceará
- 16/11/2011- Ceará 0 x 1 Corinthians
- 14/08/2011 – Corinthians 2 x 2 Ceará
- 02/10/2010 – Corinthians 2 x 2 Ceará
Prováveis escalações
Ceará: Éverson; Samuel Xavier, Tiago Alves, Luiz Otávio e Felipe Jonathan; Edinho, Richardson e Calyson; Leandro Carvalho, Arthur e Juninho Quixadá. Técnico: Lisca
Corinthians: Walter; Mantuan, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Douglas; Pedrinho, Jadson e Romero; Roger. Técnico: Osmar Loss
Palpite
Depois da grande vitória fora de casa diante do Flamengo, o Ceará chega embalado para o reencontro com seu torcedor, sobretudo por vislumbrar pela primeira vez a possibilidade de deixar a zona da degola. Já o Corinthians, desembarca em Fortaleza sob o signo da desconfiança pela forma apática com que se apresentou na rodada passada.
Acredito que o Vozão conseguirá somar mais três pontos, e arrisco o placar de 1×0.
Jogos da 23ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018
Quarta-feira, 05 de setembro
- 19:30 – Bahia x Sport – Palpite: Bahia
- 19:30 – Botafogo x Cruzeiro – Palpite: empate
- 20:00 – Ceará x Corinthians – Palpite: Ceará
- 21:00 – Paraná x Chapecoense – Palpite: empate
- 21:00 – Palmeiras x Atlético-PR – Palpite: Palmeiras
- 21:45 – Atlético-MG x São Paulo – Palpite: São Paulo
- 21:45 – Internacional x Flamengo – Palpite: Internacional
Quinta-feira, 06 de setembro
- 19:00 – Fluminense x Vitória – Palpite: Fluminense
- 19:00 – Santos x Grêmio – Palpite: Santos
- 20:00 – América-MG x Vasco – Palpite: América-MG
Classificação do Campeonato Brasileiro 2018
- São Paulo, 46 – Libertadores
- Internacional, 43 – Libertadores
- Flamengo, 41 – Libertadores
- Grêmio, 40 – Libertadores
- Palmeiras, 40 – Pré-Libertadores
- Atlético-MG, 35 – Pré-Libertadores
- Cruzeiro, 31 – Copa Sul-Americana
- Corinthians, 30 – Copa Sul-Americana
- Atlético-PR, 27 (um jogo a menos) – Copa Sul-Americana
- Santos, 27 (um jogo a menos) – Copa Sul-Americana
- Fluminense, 27 – Copa Sul-Americana
- América-MG, 26 – Copa Sul-Americana
- Vitória, 25
- Bahia, 25
- Botafogo, 25
- Vasco, 24 (um jogo a menos)
- Sport, 23 – Zona de rebaixamento
- Chapecoense, 21 (um jogo a menos) – Zona de rebaixamento
- Ceará, 20 – Zona de rebaixamento
- Paraná, 15 – Zona de rebaixamento