Barcelona e Arsenal precisam de milagres. Prognósticos das oitavas da Champions League
Somente três vezes na história do futebol europeu times conseguiram virar uma eliminatória após derrota por quatro gols na partida de ida, e nenhuma foi na fase moderna da Champions League
Depois da chuva de gols nas partidas de ida das oitavas de final da Champions League, a expectativa é de que a história se repita nos jogos de volta. Afinal, os times que precisam buscar resultado são goleadores por natureza – e seus adversários, que terão campo à disposição, também.
NAPOLI X REAL MADRID
O Napoli vinha em grande momento na temporada, mas aí a coisa desandou com as derrotas para o Real, para a Juventus (3 a 1 na Copa da Itália) e para a Atalanta (2 a 0, em casa, pelo Italiano). O time ganhou uma injeção de ânimo, no entanto, ao vencer a Roma por 2 a 1, fora de casa, no fim de semana.
O estádio San Paolo é um dos mais velhos e quentes da Europa, um raro exemplo de futebol “raíz”. A torcida napolitana pode ser importante para empurrar o time e pressionar arbitragem. O Napoli precisa, para avançar, de uma vitória por 2 a 0.
Difícil é imaginar que o Real Madrid ficará sem fazer um gol sequer – marcou nos últimos 46 oficiais. O trio Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo está saudável. A chave para o Real é fazer o que conseguiu no segundo tempo do jogo do Bernabéu. Diminuir a velocidade do jogo, controlar o ímpeto do Napoli com a bola nos pés de seus meio-campistas.
Prognóstico: Empate por 2 a 2, Real avança.
ARSENAL X BAYERN DE MUNIQUE
O Arsenal vive seu pior momento na temporada. Perdeu quatro dos últimos seis jogos oficiais, incluindo o que levou de 5 a 1 em Munique. Já o Bayern engrenou de vez e está invicto há 16 partidas. Com Thiago mandando no meio de campo, Robben e Ribery abrindo o campo e Lewandowski colocando todas para dentro (37 gols em 38 jogos na temporada), é difícil duvidar deste time.
O Bayern é favorito não só para ficar com a vaga, mas para ganhar em Londres e afundar ainda mais o Arsenal. O time londrino deverá ter desde o início o chileno Alexis Sánchez, que ficou no banco na derrota para o Liverpool e estaria brigado com o técnico Arsène Wenger.
Prognóstico: Bayern vence por 3 a 1.
BARCELONA X PARIS SAINT-GERMAIN
O jogo que mais chama a atenção será na tarde de quarta-feira. O Barcelona precisa derrubar uma escrita para não ficar fora das quartas de final pela primeira vez desde 2007. Nunca um time perdeu por 4 a 0 na ida e conseguiu reverter na volta em qualquer competição europeia.
Três times já reverteram após derrotas por 5 a 1 ou 6 a 2. O detalhe é que estes times voltaram para casa com o gol qualificado, coisa que o Barcelona não fez. Se levar um no Camp Nou, terá de fazer seis.
O Barça mudou para um sistema de 3-4-3 desde os 4 a 0 de Paris. Ganhou jogos e paz, já que Luís Enrique acabou com a polêmica sobre sua renovação, anunciando que não ficará ao final da temporada. Talvez o técnico apronte alguma surpresa tática. A chave para o Barcelona é não bobear na defesa, pois um gol acaba com qualquer esperança, e torcer para que Messi, Suárez e Neymar façam chover na frente.
A chave para o PSG é ser agressivo e não esperar os 90 minutos passarem. Se for a campo só para se defender, pode se dar mal e entrar para a história negativamente. Unai Emery é ótimo técnico, o time é muito bom e, por mais forte que seja o Barcelona, o PSG tem faca, queijo e outros petiscos nas mãos.
Prognóstico: ambos marcam, Barça ganha por 3 a 1 – mas não leva.
BORUSSIA DORTMUND X BENFICA
É o confronto mais aberto, após a vitória por 1 a 0 do Benfica em Lisboa. Desde então, o Borussia se acertou e ganhou três jogos seguidos na Bundesliga, com 12 gols marcados. A má notícia para os alemães é que o ótimo meia Reus está fora da partida.
Na história, o Borussia ganhou os cinco jogos que fez contra portugueses em Dortmund. O Benfica, que lidera em Portugal com vitórias magras, ganhou só 2 das 22 partidas que fez em solo alemão. Mas é bom lembrar que o Benfica não precisa ganhar para passar. Nas 13 vezes em que venceu um jogo de ida por 1 a 0 em competições europeias, avançou em 12 oportunidades.
Prognóstico: Borussia ligeiro favorito, vence por 3 a 0