Estratégias do poker Texas Hold’em: como utilizar o stop and go
Quem nunca passou pela experiência de estar com poucas fichas em um torneio? Se usado com maestria, o ‘stop and go’ pode ser uma arma poderosa para virar o jogo a seu favor
Depois de abordar o check-raise, uma das técnicas mais agressivas do jogo de poker, hora de analisar outra estratégia muito utilizada em torneios como forma de sobrevivência: o stop and go. Se utilizada com maestria, essa jogada pode não só te manter vivo em um torneio quando está com poucas fichas como também ser o início de uma reação dentro da mesa. O que fazer quando os blinds estão passando e a eliminação parece cada vez mais eminente? Confira!
>>Dúvidas no poker online? Veja como jogar!
O que é o stop and go?
Quando se joga o poker Texas Hold’em, fazer o movimento certo na hora certa pode ser o diferencial de sair da mesa sem nada ou ganhar uma fortuna. Uma dessas estratégias que você deve ter em seu arsenal é o ‘stop and go’.
Por definição, essa é uma jogada que acontece no pré-flop e no flop e é tipicamente utilizada quando um jogador está com poucas fichas em um torneio e pretende ir de all-in para se recuperar na mesa – chamada manobra de sobrevivência. O nome já é auto explicativo: ao invés de apostar todas as suas fichas no pré-flop, você apenas paga a aposta do adversário (stop) com a intenção de dar all-in após o flop (go) – independente das cartas que viraram.
Quando utilizar o stop and go
Por se tratar de uma jogada de sobrevivência, é preciso entender muito bem as circunstâncias de quando utilizá-la para ter sucesso no jogo de poker:
- Essa técnica funciona quando tiver entre 10 e 5 big blinds restantes, portanto, ela deve ser utilizada APENAS em torneios, não em jogos a dinheiro.
- O ideal é fazer o stop and go quando tiver uma mão considerada boa ou até mesmo mediana – como um par baixo.
- É recomendado que faça o stop and go no heads up, ou seja, contra apenas um adversário, e que esse oponente tenha uma quantidade mediana de fichas, ou seja, não seja o chip leader
- Utilize de preferência quando um jogador fizer a aposta no seu blind
Por que utilizar o stop and go?
Você deve estar se perguntando nesse momento: se eu tenho uma mão boa, por que não ir de all-in logo antes do flop e tentar fazer o adversário desistir logo de cara? Embora esse seja um senso comum no mundo do poker, não é algo tão inteligente assim comparado ao stop and go.
Se liga: ao apenas pagar, ou dar call, na aposta pré-flop, você tem a oportunidade de fazer ele desistir após o flop colocando o restante das suas fichas. Nesse cenário, o oponente terá que pagar o seu all-in para ver apenas duas cartas, ao invés de gastar a mesma grana no início e ver todas as cinco.
Portanto, o stop and go diminui consideravelmente as chances do seu oponente pagar o seu all-in, pois ele precisará pensar se vale a pena gastar muitas fichas para ver as outras duas cartas – sendo que em cerca de 60% das vezes o flop não melhora a sua mão.
Um exemplo:
Tudo fica mais claro com um exemplo. Digamos que você está no meio do torneio e apenas com 1200 fichas, com blinds de 100/200, e recebe um rei e um valete no seu big blind. Todos fogem da mão, menos um adversário fora de posição que aposta 600. A ação está entre você e ele. Para uma didática maior, sabemos que esse adversário está com um par de noves.
Você poderia muito bem ir para o all-in e buscar a sorte nas cinco cartas do flop, mas, ao invés disso, você aumenta a sua chance de vitória com o stop and go. Ao invés de colocar tudo em jogo, você paga os 600 e fica com 600 na conta. O flop vem com uma dama, um cinco e um dois e você vai de all-in sem pensar.
A situação muda para o seu adversário, pois ele terá que pagar 600 para ganhar um pote de 1300 com um par intermediário. Como a chance de você ter um par de damas, ou até um par maior na mão, é bem significativa, um jogador inteligente não pagaria o seu all-in. Se você tivesse colocado tudo no pré-flop, ele certamente teria pago.
Em resumo
A grande sacada do stop and go é levar o pote com um menor risco de eliminação em um torneio. Se o seu oponente tiver apostado sem um par na mão, a probabilidade diz que em dois terços das vezes o flop não vai ajudar a ter uma mão forte o suficiente para pagar o seu all-in. Ao colocar a decisão no momento após o flop, o adversário vai ser obrigado a fugir em mãos que ele normalmente pagaria no pré-flop.
Que tal colocar essa técnica em prática? Então não deixe de visitar nossa página especial com os melhores sites para jogar poker online no Brasil