Nocaute arrasador de Ngannou e luta de Junior Cigano agitam categoria dos pesados do UFC
A categoria dos pesados do UFC pode estar num momento interessante. Semanas após Daniel Cormier, atual campeão, defender o título contra Derrick Lewis e reforçar o desejo de enfrentar Brock Lesnar em 2019, novos nomes da divisão entram em ação para correr atrás de suas chances pelo cinturão mais respeitado do MMA. O UFC Fight Night que aconteceu na China, no último sábado, e o UFC Fight Night que acontece na Austrália, também neste sábado, pode definir nomes que vão figurar no topo em busca de uma oportunidade contra Cormier.
No último sábado, o Ultimate realizou um evento em Pequim, China, e duas lutas pela categoria dos pesados lideraram o show. Francis Ngannou nocauteou Curtis Blaydes na luta mais esperada da noite e se recuperou de duas derrotas consecutivas. O camaronês disputou o cinturão no início da temporada, mas foi dominado pelo então campeão Stipe Miocic. O nocaute arrasador em apenas 45 segundos diante de Blaydes o coloca novamente entre os cinco melhores da categoria. Já Alistair Overeem, que fez a co-luta principal do UFC China, nocauteou Sergei Pavlovich e também se recuperou de dois resultados negativos. Embora seja um veterano e esteja longe de seu auge, o holandês tem um nome forte na categoria.
Além dos resultados do evento realizado na China, neste sábado, o UFC Austrália tem Junior Cigano na luta principal. O brasileiro encara Tai Tuivasa em busca da segunda vitória consecutiva na categoria. Cigano é ex-campeão dos pesados e disputou o cinturão no ano passado, também contra Stipe Miocic. Mas é igualmente um nome expressivo, e se emplaca uma boa sequência pode chegar a uma chance pelo título. No mesmo show, teremos Mark Hunt Vs Justin Willis, mas estes dois estão mais abaixo na categoria.
Há rumores de que Stipe Miocic e Cain Velásquez devem se enfrentar em breve, mas não há nada oficial. Até que seja, ambos correm por fora nessa corrida por uma chance ao título. Quem está em atividade tem mais argumentos para cavar sua chance. Atualmente, o ranking oficial dos pesados está da seguinte forma.
Abaixo de Daniel Cormier, que é o campeão, temos:
1: Stipe Miocic – Perdeu o cinturão nocauteado por Daniel Cormier, em julho.
2: Derrick Lewis – Foi finalizado por Cormier em disputa de cinturão realizada no último dia 3 de novembro.
3: Curtis Blaydes – Foi nocauteado por Francis Ngannou no UFC China e deve despencar no ranking.
4: Francis Ngannou – Nocauteou Blaydes no UFC China e deve subir no ranking.
5: Alexander Volkov – Foi nocauteado por Derrick Lewis no UFC 229.
6: Alistair Overeem – Nocauteou Sergei Pavlovich no UFC China.
7: Junior Cigano – Encara Tai Tuivasa na luta principal do UFC Austrália.
Esse cenário mostra que a categoria dos pesados está absolutamente aberta. Qualquer sequência positiva ou vitória expressiva poder alçar um desses nomes ao topo da divisão. Qual a sua aposta?