Khabib Nurmagomedov mira retorno em novembro, e Dana sugere ‘alternativa’
O futuro da categoria dos leves segue incerto no UFC. Depois do anúncio da Comissão Atlética de Nevada, que definiu suspensões de seis e nove meses para Conor McGregor e Khabib Nurmagomedov, respectivamente, após o UFC 229, o presidente do UFC Dana White ainda não sabe o que fazer com a divisão até 70kg. Mas uma coisa parece certa ao menos para Khabib. Ele só volta a lutar em novembro.
Nurmagomedov recebeu uma suspensão de nove meses da comissão, mas pode reduzir a pena para seis meses, desde que faça um vídeo público condenando o bullying. Mas parece que ele não irá fazer o vídeo e só deve voltar em novembro. O astro russo, através de seu empresário, Ali Abdelaziz, em entrevista à ESPN, não gostou da suspensão que recebeu e muito menos da pena aplicada a seus companheiros que também se envolveram na confusão e acabaram suspensos.
Segundo o empresário de Khabib, ele não luta mais em Las Vegas (EUA), e uma vez que Zubaira Tukhugov e Abubakar Nurmagomedov, que participaram da confusão atacando McGregor, receberam penas de um ano, Khabib, então, só voltará a lutar quando os companheiros forem liberados. Isso significa que ele não pretende lutar antes de seis de outubro. Ainda segundo Abdelaziz, a ideia de Nurmagomedov é, porém, lutar em novembro, em Nova York.
Por um lado é muito legal ver a lealdade que o Khabib tem perante aos companheiros envolvidos na confusão do UFC 229. Por outro, se ele não volta ao octógono por motivos pessoais, dá brecha pro UFC promover uma disputa de cinturão interino na categoria dos leves. Ele não vai poder reclamar depois.
Depois do UFC 234, o presidente do UFC Dana White deixou claro que não teve conversas recentes com Khabib Nurmagomedov, mas deixou uma mensagem para o russo. “Lutadores não podem sentar e esperar tanto tempo de fora com o cinturão. Você não pode fazer isso. Então, se isso é verdade e ele (Khabib) planeja fazer isso mesmo, vamos ter de pensar em outra alternativa. Aí você começa a pensar em Conor McGregor e Tony Ferguson, ou um desses outros caras. Quando uma oportunidade bate à porta, você tem que atender. Vamos ver o que acontece”, garantiu Dana.
A declaração de Dana dá entender que caso Khabib enrole até novembro pra voltar, talvez o UFC pense em promover Tony Ferguson x Conor McGregor pelo título interino, já que Conor estará liberado para voltar a lutar a partir do dia 6 de abril, e eu duvido que a organização perca um dia que seja com ele fora do cage. Isso apagaria a ideia de Conor x Cerrone, e duvido que Ferguson tenha moral com o evento pra negar a luta e esperar por Khabib.
A luta mais indicada para Khabib em seguida é Tony Ferguson. Não tem outro nome. Tony tem que ser o próximo desafiante ao cinturão. E isso só não vai acontecer caso o UFC case Tony x Conor em abril e o americano perca a luta.