TJ Dillashaw cai no doping e abandona cinturão dos galos do UFC
O mundo das lutas amanheceu com mais um caso de doping para atormentar o UFC. TJ Dillashaw publicou na internet um comunicado oficial onde informa ter sido notificado pela Comissão Atlética de Nova York e pela Usada (Agência Antidoping dos Estados Unidos) a respeito de um resultado adverso no teste antidoping feito no dia 19 de janeiro, data de sua luta contra Henry Cejudo, pelo UFC Brooklyn. O americano decidiu então abandonar o cinturão dos galos do UFC.
GANHE DINHEIRO COM AS LUTAS DO UFC
TJ foi o primeiro a divulgar a informação através de sua conta oficial no Instagram: “A todos os meus fãs, queria ser o primeiro a contar a vocês que fui informado pela Usada e pela NYSAC sobre um resultado adverso nos meus testes da última luta. Enquanto palavras não podem expressar o quanto estou desapontado neste momento, por favor, saibam que eu e meu time estamos trabalhando para entender o que aconteceu e resolver esse problema o mais rápido o possível. Por respeito ao resto da divisão, informei ao UFC que estou voluntariamente abandonando o cinturão enquanto lido com esse problema. Desde já agradeço o apoio de todos”.
Um campeão cair no doping é péssimo para a imagem do esporte e do UFC. A substância flagradaTJ n no teste de Dillashaw ainda não foi divulgada. A comissão atlética e a Usada ainda devem fazer comunicados oficiais a respeito do caso, mas segundo o jornalista da ESPN Ariel Helwani, será suspenso pela comissão de Nova York por um ano, num gancho retroativo ao dia 19 de janeiro, quando ele foi nocauteado por Henry Cejudo.
A dúvida agora, claro, é saber o que acontece com a categoria dos galos do UFC. Sem campeão, a luta que faz sentido pelo título vago é entre Marlon Moraes e Pedro Munhoz. O confronto entre brasileiros pode definir o novo campeão. Outra possibilidade é Henry Cejudo, campeão dos moscas, que negociava a revanche com TJ na categoria dos galos, manter os planos de lutar pelo título de cima e acabar enfrentando Marlon Moraes. Caso o americano volte suas atenções a sua própria divisão, melhor para Deiveson Alcântara e Jussier Formiga, que se enfrentam neste sábado e podem definir o próximo na fila pelo cinturão.
Ainda sobre TJ Dillashaw, vale lembrar que eu sua última ele teve um corte de peso drástico, e pela primeira vez desceu dos galos (até 61kg) para atuar como peso-mosca (até 56kg). Isso nos leva a crer que a substância proibida usada por Dillashaw pode ter relação com o corte de peso dele. Aguardemos os próximos capítulos…