Paulista, Carioca, Mineiro, Gaúcho: o que esperar das finais dos campeonatos estaduais
O próximo domingo, dia 14, está repleto de decisões nos Campeonatos Estaduais. Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul começam a definir seus campeões regionais neste final de semana. Até o momento, apenas São Paulo e Corinthians teve seus odds divulgados pelo Bodog que dá ao Tricolor – jogando no Morumbi com torcida única – o favoritismo para o duelo, pagando 2,15/1,00 (o que significa um retorno de R$ 215,00 em uma aposta de R$ 100,00). O triunfo corintiano está na casa de 3,65/1,00 e o empate fecha a 3,10/1,00. Mesmo com as principais casas de apostas não publicando os odds para os jogos deste domingo (atualizações em breve), analisando o momento atual de cada time, é possível indicar quem são os favoritos a abrir as finais com o pé direito.
Campeonato Paulista
São Paulo x Corinthians – domingo, 14 de abril a partir das 16 horas
Decisão entre Alvinegros e Tricolores já começou nos bastidores
A bola ainda nem rolou e a disputa entre Corinthians e São Paulo já começou. Após os incidentes com o ônibus do Palmeiras na última quarta-feira – torcedores palestrinos arremessaram pedras contra o veículo na aproximação do Allianz Parque antes do início do jogo contra o Junior Barranquilla pela Libertadores – a diretoria do Timão mandou o recado de que se o ônibus do clube sofrer qualquer tipo de ataque na chegada ao Morumbi a equipe não entrará em campo. Vale lembrar aqui que ataques aos ônibus de adversários tradicionais são comuns nos jogos do São Paulo. O delegado Antonio Olim, presidente do TJD-SP, já mandou recado dizendo que se o ônibus chegar no estádio e o Corinthians não entrar em campo, será decretada vitória do São Paulo por 3 a 0. Domingo veremos a real sobre a “guerra de bravatas”.
Analisando a matemática, o Bodog não deixa dúvidas: o São Paulo joga em casa, com torcida única, e tem o favoritismo do jogo. A passagem tranquila de bastão entre Vágner Mancini e Cuca não causou sobressaltos no Tricolor que soube aguentar a (pouca) pressão do Palmeiras na semifinal no Allianz Parque e decidir a vaga nos pênaltis. Por isso os odds em 2,15/1,00 a favor do time do Morumbi.
No outro lado da decisão, o Corinthians vai à campo com odds em 3,65/1,00 muito em função do jogo medonho e covarde que fez contra o Santos na última segunda-feira no Pacaembu. Derrotado por 1 a 0, o Timão precisou – assim como o São Paulo – definir a classificação nos pênaltis onde brilhou a estrela de Cássio que, aliás, fez milagres no tempo regulamentar para garantir a derrota pelo placar mínimo.
Meu palpite: vitória dos São Paulo ou empate – hipótese dupla que rende 1,267/1,00.
Campeonato Mineiro
Cruzeiro x Atlético-MG – domingo, 14 de abril a partir das 16 horas
Em crise, Galo pode perder a vantagem diante da Raposa
O momento das duas equipes é bem distinto. Embora tenha feito a melhor campanha durante a primeira fase do Campeonato Mineiro e vá para final precisando de dois empates ou dois resultados iguais (derrota por um gol de diferença e vitória por um gol de diferença, por exemplo), o Atlético-MG chega para o primeiro jogo da grande final “juntando os cacos”. A derrota de virada por 4 a 1 para o Cerro Porteño – e o desempenho geral medíocre que praticamente coloca a equipe fora da Libertadores –, cobrou seu preço na demissão do técnico Levir Culpi. Com isso, o Galo irá para o Mineirão sem técnico (talvez com alguém contratado até lá), com um elenco fragilizado e sem esquema tático para enfrentar uma equipe que, se não joga um futebol que “dá show”, está invicta em 2019 e lutando pela melhor campanha geral na fase de grupos da Libertadores. Com tantos predicados, o Cruzeiro do técnico Mano Menzes entrará em campo como franco favorito a conquistar uma boa vitória e reverter a vantagem atleticana.
Meu palpite: Vitória do Cruzeiro por uma vantagem mínima no placar.
Campeonato Carioca
Vasco x Flamengo – domingo, 14 de abril a partir das 16 horas
Será que o Cruzmaltino aprontará diante do Urubu?
Vasco e Flamengo começam a decidir o Campeonato Carioca após duas boas vitórias no meio de semana, neste domingo, dia 14. O time comandado por Alberto Valentim não deu show – longe disso – contra o Avaí na Ressacada pela Copa do Brasil e com mudanças no segundo tempo chegou à vitória por 1 a 0 que colocou a equipe na quarta fase da competição. O técnico não é unanimidade em São Januário e correm rumores de que seu relacionamento com o elenco não é dos melhores. Apesar disso, conquistou a Taça Guanabara, está na final do Carioca e segue avançando na Copa do Brasil.
O Flamengo, após dias de muita reclamação envolvendo o esquema de jogo proposto por Abel Braga e os motivos que mantém Arrascaeta no banco de reservas, conseguiu uma importante vitória por 6 a 1 contra o San José pela quarta rodada da Copa Libertadores. É bem verdade que o trabalho do Urubu foi facilitado com a expulsão de Toco aos quatro minutos do primeiro tempo, mas 6 a 1 são 6 a 1 e o Rubro-Negro irá para o duelo com a moral nas alturas.
Meu palpite: No papel, o Flamengo é muito mais time mas sua habilidade em se complicar diante de adversários mais fracos é notável. Por conta disso uma possibilidade dupla de empate ou vitória rubro-negra me parece mais segura.
Campeonato Gaúcho
Internacional x Grêmio – domingo, 14 de abril a partir das 16 horas
Equilíbrio faz do Gre-Nal um duelo imprevisível
Internacional e Grêmio fazem no domingo, no Beira-Rio, o primeiro jogo da grande final do Campeonato Gaúcho. O duelo, repleto de rivalidade – para alguns torcedores mais fanáticos, vale mais até do que uma Libertadores – chega cercado de imprevisibilidades. As duas equipes fizeram campanhas excelentes até aqui, com vantagem para o Imortal.
Na Libertadores, o Colorado está melhor: invicto, já está classificado para as oitavas de final do torneio. O Grêmio, por sua vez, abusou dos tropeços, mas a vitória sobre o Rosário Central nesta semana faz com que o time comandado por Renato Gaúcho dependa apenas de suas forças para seguir na competição.
Por tudo que os times apresentaram até aqui, é difícil imaginar um vencedor para este jogo e mais do que nas demais decisões analisadas aqui, o Campeonato Gaúcho só conhecerá seu campeão na próxima semana, quando o juiz der o apito final. Até lá, independente dos placares, tudo poderá acontecer.
Meu palpite: equilibrado, o jogo pode terminar com um vencedor em qualquer lado, mas eu acredito que pela qualidade dos ataques este será um jogo com mais de 2,5 gols.