Brasileiros foram bem na Sul-Americana; Athletico abriu vantagem na disputa pela Recopa e o Grêmio tropeçou na Copa do Brasil
No balanço final dos torneios internacionais, a rodada do meio de semana foi muito boa para os brasileiros. Pela Copa Sul-Americana, apenas o Atlético-MG não foi bem e voltou para Minas carregando mais uma derrota na temporada: 1 a 0 contra o Unión La Calera – resultado que derrubou nossa dica de aposta, mas confirmou os odds do Bodog que apontavam o favoritismo dos donos da casa. No mais, sucesso brazuca com a vitória por 1 a 0 do Botafogo contra o Sol de América, fora de casa – placar indicado pelo Ganhador e que pagou 6,10/1,00 –, triunfo corintiano no Itaquerão por 2 a 0 contra o Deportivo Lara (a vitória do Timão sem sofrer gols foi a sugestão do Ganhador para aumentar os lucros neste duelo) e mais uma goleada do Fluminense, desta vez por 4 a 1 contra o Atlético Nacional – outro resultado que confirmou nossas indicações –, com direito a mais um show do jovem João Pedro que não sentiu o peso da camisa Tricolor e acabou com o Atlético Nacional.
Na disputa pelo título da Recopa, o Athletico saiu na frente do sempre perigoso River Plate e fez valer a pena poupar os titulares na 5ª rodada do Campeonato Brasileiro e ser derrotado por 2 a 0 pelo Corinthians. A vitória por 1 a 0 na Arena da Baixada – placar apertado conforme indicado aqui – dá ao Furacão a vantagem de jogar pelo empate no próximo dia 30, na Argentina, na grande decisão.
Fechando a rodada, pela Copa do Brasil, além do tropeço do São Paulo – comentado aqui –, que mais uma vez não conseguiu superar o Bahia jogando no Morumbi, o Grêmio também se complicou sozinho e não passou de um 0 a 0 contra o Juventude – resultado que foi indicado na hipótese-dupla apontada pelo Ganhador aqui. Nos demais jogos, deu a lógica: o Palmeiras confirmou seu favoritismo e venceu o Sampaio Corrêa por um placar magro (1 a 0) e o Internacional também fez a lição de casa e goleou o Paysandu por 3 a 1 no Beira-Rio – fazendo mais de 2,5 gols e fazendo valer mais uma dica de aposta do Ganhador.
Veja a seguir como foram os jogos que mexeram com a torcida na rodada do meio de semana.
Athletico vence e está perto de conquistar a Recopa
Exceto por uma pressão do River nos minutos iniciais, o Athletico não levou sustos no primeiro jogo das finais da Recopa Sul-Americana na Arena da Baixada. Absoluto em seu estádio o Furacão foi assumindo o controle do jogo até que, ainda no primeiro tempo, Marco Ruben abriu o placar. A vantagem desestabilizou o conjunto argentino que passou a atuar desordenadamente tentando a todo custo igualar o placar, mas sem efetividade. O técnico Gallardo mexeu no River no segundo tempo tentando tirar o time da apatia total, enquanto que Tiago Nunes mudava o rubro-negro para garantir sua superioridade em campo. Tudo ficou mais fácil quando Casco foi expulso já no final do jogo. Nunes então trocou o volante Wellington pelo atacante Thonny Anderson e mandou o Athletico ao ataque, mas o segundo gol não saiu.
No próximo dia 30, River Plate e Athletico voltam a se enfrentar no Monumental de Nuñes. Ao Furacão, basta o empate para conquistar o título da Recopa (o segundo título internacional do clube em menos de um ano).
Brasileiros vão bem na Copa Sul-Americana
Corinthians 2 x 0 Deportivo Lara
Se não fosse pelo goleiro Salazar do Deportivo Lara, o placar do duelo de ontem, quinta-feira, dia 23, no Itaquerão teria sido ainda mais elástico. Mas os 2 a 0 conquistados em casa deixam o Corinthians em uma situação confortável para o duelo de volta, no próximo dia 30, às 17h (de Brasília), em Barquisimeto: a equipe brasileira pode perder por 1 a 0 e mesmo assim se classificar para as oitavas de final do torneio. Absoluto durante todo o jogo, o Timão fez um bom primeiro tempo, mas não conseguiu abrir o placar. Para o segundo tempo, o técnico Fábio Carille mexeu e como o Lara era por demais incompetente no ataque, trocou Ralf por Gustagol, reorganizou a equipe viu Vágner Love aproveitar cruzamento de Fágner para abrir o placar. O Timão não se acomodou com a vantagem e seguiu em cima do rival até que Gustavo – voltando ao time após contusão – pôs fim ao jejum de dois meses e voltou a deixar sua marca em campo após bom passe de Danilo Avelar.
Fluminense 4 x 1 Atlético Nacional
E se o Corinthians está com “a vida ganha” para o próximo jogo na Sul-Americana, o Fluminense está rindo à toa. O time, que vem pegando gosto pelas goleadas, não deu chances ao Atlético Nacional – comandado pelo brasileiro Paulo Autuori – e com 11 minutos de jogo já vencia por 3 a 0 com dois gols de João Pedro e um de Luciano (com assistência de João Pedro, o astro da noite). Em cobrança de pênalti, Barcos diminuiu, mas João Pedro, antes do fim do primeiro tempo, guardou mais um e fechou a fatura. No segundo tempo, o Atlético pouco ameaçou e o Flu perdeu boas chances de ampliar a vantagem – que já é enorme.
Para o duelo de volta, próximo dia 29, na Colômbia, os brasileiros podem perder por até dois gols de diferença que garantem vaga na próxima fase. Com na Sul-Americana há o critério de gol marcado fora de casa, o Atlético Nacional se classifica se fizer 3 a 0 e um 4 a 1 para a equipe colombiana levará a decisão para os pênaltis.
Sol de América 0 x 1 Botafogo
O Botafogo fez o simples – e ainda contou com a sorte – e garantiu a vitória pelo placar mínimo diante do Sol de América na última quarta-feira no Paraguai. A noite não era dos donos da casa que viram Clar cobrar pênalti no travessão aos 22 minutos do primeiro tempo e teve o meia Pardo expulso aos 31. Apesar da vantagem, o Botafogo pouco agrediu nos primeiros 45 minutos. Os cariocas voltaram mais “ligados” no segundo tempo, pressionando e criando chances de gol até que Erik aproveitou vacilo do goleiro Escobar e mandou para o fundo do gol aos 27 minutos. O alvinegro tentou ampliar mas parou de arriscar quando Jean foi expulso aos 40. Com 10 para cada lado, os brasileiros trataram de garantir a vantagem de jogar pelo empate na volta na próxima quarta-feira no Engenhão.
Unión La Cálera 1 x 0 Atlético-MG
Mais uma vez o Atlético-MG não foi bem em um duelo internacional e foi superado pelo Unión La Cálera com gol de Lobos no segundo tempo após bom controle do jogo por parte dos donos da casa. Agora o Galo precisará de uma vitória por dois a zero em casa para avançar na competição. Um a zero a favor do Atlético-MG levará a decisão para os pênaltis.
Grêmio tropeça na Copa do Brasil
Juventude 0 x 0 Grêmio
Fechando o jogo com quase o dobro da posse de bola (63% a 37%), o Grêmio foi – como vem fazendo no Campeonato Brasileiro – incapaz de transformar a superioridade da posse de bola em gols – apesar das 10 finalizações que fez nos 90 minutos. O jogo, como vem acontecendo nas últimas apresentações do Tricolor, foi ruim. Falta vibração ao Grêmio e vontade de definir os jogos. A reação na Libertadores chegou a animar os torcedores, mas a forma como o time de Renato Gaúcho vem jogando na temporada, não anima. O 0 a 0 em Caxias resume bem isso e acende as luzes de alerta no clube – apesar dos seis títulos conquistados em 2 anos de meio de trabalho, como bem lembrou o técnico na coletiva pós-jogo (mesmo ninguém tendo questionado as inegáveis conquistas recentes da equipe).
Internacional 3 x 1 Paysandu
No outro lado da grande rivalidade do futebol gaúcho, o Internacional levou um susto com o empate dos visitantes no início do segundo tempo – após ter saído na frente e controlado toda a etapa inicial. Mas o Colorado não se assustou, confirmou sua superioridade e com gols de Rodrigo Lindoso e Paolo Guerrero (seu segundo na partida) garantiu a vitória por 3 a 1 e uma grande vantagem para o duelo de volta. Com o fim do gol qualificado pela Copa do Brasil, o Paysandu só chegará às quartas de final se vencer o Inter por uma diferença de três gols. Vitória por diferença de dois gols levará a decisão para os pênaltis enquanto que o Internacional poderá perder por um gol que seguirá adiante no torneio.
Sampaio Corrêa 0 x 1 Palmeiras
Pra variar, o Palmeiras não jogou bem. Dando-se o devido desconto à presença de apenas um titular (Felipe Melo) em campo, a falta de entrosamento do Verdão foi gritante e o gol salvador contra o Sampaio Corrêa só saiu em cobrança de falta de Moisés aos 46 minutos do segundo tempo – e ainda contou com uma falha do goleiro Andrey. O suficiente para garantir uma boa vantagem para o jogo de volta mais muito pouco dada a superioridade técnica do elenco alviverde diante da equipe dos donos da casa. De todo modo, basta um empate no jogo de volta no próximo dia 30.