Por que Khabib Nurmagomedov larga como favorito contra Dustin Poirier no UFC 242
Depois de finalizar Conor McGregor e se envolver numa pancadaria generalizada que lhe rendeu uma suspensão de nove meses do octógono, Khabib Nurmagomedov tem data, local e rival para seu retorno ao cage mais famoso do mundo. No dia 7 de setembro, o russo defende o título peso-leve do evento contra Dustin Poirier, em disputa de cinturão que acontece no UFC 242, em Abu Dhabi. No Bodog, Khabib larga como favorito por uma boa margem, segundos os odds já lançados para o combate.
Segundo odds lançados pelo Bodog, Khabib é o favorito oferecendo 25% de lucro, enquanto o triunfo de Poirier alcança um rendimento de 300%. Você recebe R$ 4,00 a cada R$ 1 investido na vitória do americano. Vale lembrar que tais odds devem ser ajustados até a luta, que só acontece em setembro.
Aos 30, Nurmagomedov sustenta um cartel perfeito de 27 vitórias em 27 lutas. O russo nunca perdeu no MMA e conquistou o cinturão dos leves em abril do ano passado. Sua primeira defesa de título aconteceu contra McGregor, em outubro, no UFC 229, no show que quebrou recorde de vendas de pay-per-view.
Poirier é o atual campeão interino dos leves. Com quatro vitórias nas últimas cinco lutas, o americano se tornou dono do título interino ao superar Max Holloway na decisão dos juízes após cinco rounds eletrizantes. Nas últimas lutas ele também acumula triunfos contra nomes como Eddie Alvarez, Anthony Pettis e Justin Gaethje.
É quase óbvio o favoritismo de Khabib Nurmagomedov. O russo está invicto após 27 (!) lutas no MMA e mostra pouquíssimas brechas em seu jogo. Em 11 lutas no octógono, ele só encontrou dificuldades contra Gleison Tibau, em sua segunda aparição no Ultimate. Seu jogo de wrestling é do mais alto nível e dominante o suficiente para fazer com que ele seja soberano diante de seus rivais. Dustin é um ótimo lutador, mas quando a luta está de pé. Khabib vai colocá-lo para baixo na primeira oportunidade. O russo sabe trabalhar seu jogo no MMA de forma categórica. A luta começa em pé e ele não teme a trocação. Mas logo cria armadilhas para agarrar as pernas do rival e levar o combate para onde se sente confortável.
As chances de Poirier são pequenas, todas baseadas na trocação. É inimaginável um cenário onde o americano vai colocar o russo para baixo e buscar uma finalização. Ou até conquistar uma vitória na decisão. Isso não é impossível, mas Nurmagomedov tem preparo físico de altíssimo nível e levá-lo para o chão é abraçar o “coisa ruim” e levá-lo para o inferno. É quase uma estupidez. Logo, se Dustin conseguir se manter de pé, terá mais chances de conectar bons golpes, abalar e cansar o rival.
Até agora, esta é a única luta já confirmada para o UFC 242, em Abu Dhabi, dia 7 de setembro.