O poker online exige que os jogadores estejam em dia com as tecnologias e ferramentas que existem. Ao vivo, nenhuma dessas ferramentas está a disposição dos jogadores, então a habilidade natural e o conhecimento da parte psicológica do jogo são tão importantes quanto a parte matemática e numérica. No online, portanto, o poker é extremamente focado nas probabilidades de cada situação.
Por esse motivo, diversas calculadoras foram desenvolvidas para ajudar os jogadores a tomarem decisões e estudarem mãos passadas, além de possíveis situações a serem encontradas nas mesas de poker. Analisar mãos no poker é uma das melhores formas de estudar, e é aí que entram as calculadoras. Entre os diferentes tipos de calculadora estão as calculadoras de odds e as calculadoras de qual mão vence.
As calculadoras de qual mão vence são bem mais simples de usar. Para começar a utilizar essa ferramenta, porém, você precisa entender um pouco mais sobre a importância dos odds na estratégia do poker. Não importa qual jogo está jogando; seja No-Limit Hold’em, Omaha, Stud ou 5-Card Draw, todos essas modalidades envolvem probabilidades.
No entanto, essa página vai focar em No-Limit Hold’em, já que essa é a modalidade mais popular do poker e o formato que tem o maior número de ferramentas disponíveis para você usar.
O papel das probabilidades no poker
Existe uma grande diferença no papel das porcentagens em torneios de poker ao vivo e torneios de poker online. Afinal, quando você está jogando ao vivo existem um número maior de variáveis influenciando o jogo. Por que o jogador X tira os óculos antes de dar raise? Por que o oponente na posição 7 insiste em cobrir as veias do seu pescoço? Quem fala muito na mesa e quem fala pouco? O que isso quer dizer sobre os seus estilos de jogo?
Essas questões são a parte social e psicológica do poker ao vivo. Entretanto, elas não estão presentes no jogo online. Isso significa que o poker online se baseia muito mais nos números. Não é à toa que existem dezenas de softwares que auxiliam os jogadores a tomarem decisões.
Para poder aprender os conceitos avançados, primeiro você deve entender as diversas áreas influenciadas por estatística:
AS COMBINAÇÕES:
A estatística está presente mais claramente nas suas chances de fazer certas combinações. É baseado nesses números que foi criado o ranking de mãos. Ou seja, o royal flush vale mais que um full house porque, matematicamente, ocorre com menos frequência.
ALL IN:
Em situações em que ao menos um jogador está em all-in (todas suas fichas estão no pot), temos um showdown. Nesse momento, independente de que rodada de aposta está sendo jogada, os jogadores envolvidos mostram suas cartas.
Quando as cartas estão expostas e ainda restam cartas comunitárias a serem abertas, entra em jogo a estatística. A partir das combinações completas e das que ainda podem ser feitas, é possível saber as chances de cada jogador.
O que faz uma calculadora de qual mão vence
Agora que você entende o papel das probabilidades na estratégia do poker, já pode começar a usar a nossa calculadora de qual mão vence. Essa calculadora tem dois objetivos claros: o primeiro, para jogadores iniciantes que ainda não memorizaram o ranking de mãos do poker, a calculadora serve como uma maneira de descobrir qual a melhor mão entre duas ou mais combinações possíveis. Ou seja, você pode comparar um número X de mãos e entender melhor a relação entre flushes contra sequências, trincas contra full houses e até straight flushes contra royal flushes. Se você ainda tem dificuldade em entender essa hierarquia, a gente lista a ordem das mãos um pouco mais abaixo, nesta página.
A outra função da calculadora de qual mão vence lhe dá a probabilidade de certas mãos ganharem contra outras mãos antes das combinações estarem completas. Ou seja, é possível ver qual a melhor mão pré-flop, pós-flop (três primeiras cartas comunitárias a serem expostas) e depois do turn (quarta carta comunitária a ser exposta) e river (quinta e última carta comunitária a ser exposta aos jogadores).
Essa função é importante porque te dá a chance de aprender mais sobre quais as melhores mãos iniciais e quais as mãos que jogam bem contra outras mãos. Uma sugestão para aqueles que querem estudar um pouco mais é testar diversas mãos que não são tão claras quanto as mais óbvias. Por exemplo: Um par de 10 é obviamente melhor que um par de 8, assim como a mão inicial AK de ouros é bem melhor do que um 49 de naipes diferentes. Porém, você sabe qual a melhor mão entre K6 de naipes diferentes e J10 do mesmo naipe? Na verdade, elas são praticamente iguais, com o K6 tendo 50.34% de chances de ganhar a mão e o J10 tendo 49.05% de chances de levar o pote (os outros 0.61% ficam por conta de um possível empate).
O ranking de mãos do poker
A ordem hierárquica de mãos no poker é extremamente importante. Memoriza-la é o primeiro passo para usar as calculadoras e outras ferramentas de estratégia com sucesso e eficiência. Se você ainda tem dificuldades, segue uma colinha abaixo:
- Royal Flush: sequência de dez a Às, todas do mesmo naipe
- Straight Flush: qualquer sequência do mesmo naipe
- Quadra: quatro cartas do mesmo número (ex: 5555)
- Full-House: três cartas de um número e duas cartas de outro número (ex: 55588)
- Flush; cinco cartas do mesmo naipe
- Sequência: qualquer tipo de sequência de cinco cartas (ex: 34567)
- Trinca: três cartas de um número (ex: QQQ)
- Dois pares: duas cartas de um número e duas cartas de outro número (ex: 4477)
- Par: duas cartas de um número (ex: 99)
- Carta alta: a melhor carta individual que você tiver, sendo o As a mais alta e o 3 a mais baixa
Como funciona a calculadora de qual mão vence do Ganhador
Pensando no que é melhor para os seus leitores e usuários, o Ganhador desenvolveu uma calculadora de qual mão vence que é muito fácil de usar. Além de ter um design moderno e ser acessível, a nossa calculadora é veloz e é considerada uma das melhores do mercado. Usufruir das ferramentas de calculadora é muito fácil.
Para começar, você deve sempre se lembrar de colocar o maior número de informações possível. Todas as cartas que já foram expostas (ou que você imagina ou quer testar) devem ser inseridas na calculadora. Isso inclui tanto as suas cartas privadas quanto as cartas de seus oponentes, além das cartas comunitárias que já estão abertas, obviamente.
Um exemplo disso é se você quer descobrir quais eram suas chances de ganhar uma mão em que ocorreu um all-in pré-flop. Digamos que suas cartas eram um AQ de espadas. Um de seus adversários tinha um par de 7 e o outro tinha um 98 de naipes diferentes. Basta inserir essas informações na calculadora e fica fácil de descobrir que você era o favorito da mão. Suas chances eram de 44%, enquanto o par de 7 tinha 29% e o 98 era a zebra com apenas 27% de chances de ganhar o pote.
O que essa informação lhe ensina é de que cartas altas do mesmo naipe são melhores do que pares — ao menos quando existe um outro jogador envolvido na mão que não tem nenhuma carta igual às suas. Afinal, se o jogador com 98 não estivesse na mão, o seu oponente seria o favorito. As chances de vencer seriam 51.5% dele e 48% suas.
A funcionalidade da calculadora é bem básica. Basta clicar nas cartas, que estão no topo da calculadora, para inseri-las nos diferentes campos de informação (que podem ser tanto as suas próprias cartas quanto as dos adversários e as cartas comunitárias). Assim que clicar em todas as cartas que já foram expostas, a calculadora automaticamente lhe diz as probabilidades de cada jogador ganhar, assim como as chances de mão terminar em empate. Depois, se quiser testar uma outra situação, basta clicar no botão “Nova Mão” e as informações serão apagadas. Aí você pode começar de novo.
Fácil, não é? Nossa calculadora de qual mão vence foi planejada exatamente para isso, para que jogadores iniciantes possam aprender um pouco mais sobre as probabilidades do poker sem muita dificuldade. Várias ferramentas mais avançadas estão disponíveis por aí, mas elas levam um bom tempo para aprender. Por enquanto, nossas calculadoras de odds e de qual mão vence são o suficiente. Boa sorte!